Terceiro encontro de poesia e prosa em língua materna e estrangeira



Baixar 15.44 Kb.
Encontro24.04.2018
Tamanho15.44 Kb.

TERCEIRO ENCONTRO DE POESIA E PROSA EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA

Nos dias 3, 4 e 5 de Abril do presente ano acontecerá nas dependências da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), no Centro Cultural, o TERCEIRO ENCONTRO DE POESIA E PROSA EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA, o qual tem por objetivo refletir sobre a produção de poetas e ficcionistas que escrevem ou escreveram textos em diversas línguas, oferecendo ao público presente conhecimento adicional que contribua para o processo de formação através de questionamentos e reflexões que serão suscitados através das palestras. Para tanto, contaremos com a participação de professores e pesquisadores que se dedicam ao estudo de escritores significativos, levando em conta as características autorais e textuais que conferem à obra a qualidade estética tão esperada para satisfazer as expectativas do leitor. Convidamos a todos os interessados (professores e alunos de diversos cursos, funcionários, profissionais formados em outras áreas ou áreas afins que tenham interesse no estudo do texto literário) a ampliar seus conhecimentos em variados aspectos, além de trocar experiências que se tornem produtivas para futuras reflexões.



Segue abaixo a programação do evento

PROGRAMAÇÃO: III ENCONTRO DE POESIA E PROSA EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA

PERÍODO: 03 A 05 DE ABRIL/2017

HORÁRIO: 19H30 ÀS 22H40

LOCAL: FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA – CENTRO CULTURAL
O3 DE ABRIL
ABERTURA MUSICAL – CENTRO CULTURAL – ALUNOS VÍTOR APARECIDO DE LIMA E GIOVANI BRUNO CASTOR
MATHIAS DE ABREU LIMA FILHO
Título da Palestra: Thomas Mann e Hermann Hesse: - uma amizade espiritual e virtuosa

Resumo: A apresentação abordará a amizade e as obras de Hermann Hesse e Thomas Mann, autores que escreveram sobre questões essenciais da condição humana, em período significativo da história, primeira metade do século XX. Ao longo de quase meio século, compartilharam tanto temas cotidianos como a consciência da missão de defender a tradição humanística da cultura alemã. Homens de natureza e hábitos diferentes, apontaram com elegância e profundidade em suas obras literárias as fragilidades e o vazio da moderna sociedade burguesa, professando um humanismo entendido como fé na integridade do indivíduo. Com caminhos pessoais diferentes na Europa desfigurada pela II Guerra, consagraram-se autores de obras singulares consolidando posições inquestionáveis no corpus da literatura contemporânea. alfabetização e letramento.
Graduação em Psicologia e Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Autor do livro A Escuta, a Espera e o Silêncio pela EDUC, desenvolve pesquisas sobre o pensamento de Martin.Heidegger, a poesia de Rainer Maria Rilke e História da Arte. Reside atualmente em Bragança Paulista, onde atua como professor e tradutor.
O4 DE ABRIL
ABERTURA MUSICAL – CENTRO CULTURAL – ALUNOS VÍTOR APARECIDO DE LIMA E GIOVANI BRUNO CASTOR – PROFESSOR ADEMIR PAULO DA SILVA

GRUPO DE ESTUDOS LITERATURA. COM
Título da Palestra: Reflexões sobre a obra de Machado de Assis a partir da leitura de Conto de Escola
Resumo: Com o objetivo de apresentar as primeiras impressões do texto Conto de Escola de Machado de Assis, os integrantes do grupo de estudos Literatura.com, que iniciou suas pesquisas no primeiro semestre de 2016, propõe a abordagem de variadas características da obra do autor realista, contando com a contribuição de professores de diversas áreas e de alunos que se interessam pelos questionamentos propostos pelo texto literário. Nesse sentido, levamos em conta, para a interpretação do texto, leituras de cunho psicanalítico, sociológico, histórico e literário, entre outras, que possam contribuir para a compreensão da obra de modo mais abrangente. Além disso, a fundamentação teórica mostra-se presente nas discussões agindo como ferramenta imprescindível para o estudo de textos literários que apresentem inúmeros desafios, como é o caso do texto de Machado de Assis.

Coordenador do grupo: Prof. Dr. Aparecido José Carlos Nazário


O5 DE ABRIL
ABERTURA MUSICAL – CENTRO CULTURAL – ALUNOS VÍTOR APARECIDO DE LIMA E GIOVANI BRUNO CASTOR

CESAR LUIZ VENEZIANI
Título da Palestra: A palavra: do jogo Som X Sentido ao poema traduzido

Resumo: Fazendo um painel de minha trajetória como escritor, pretendo abordar: 1) a literatura como forma de expressão pessoal e neste Universo a descoberta da poesia; 2) a experimentação de ritmos e formas; as formas fixas; os modelos clássicos. 3) a busca por uma re-produção na tradução de poesia; a discussão sobre fidelidade. 4) perspectivas futuras.

Formação em Geografia pela FFLCH-USP, com especialização em Antropologia pela FESPSP. Operador de Reator Nuclear junto ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEM, situado na USP. Como escritor e poeta, tem três livros de poemas publicados (Asas, Utopia Editora 2009; Neblina, Editora Patuá, 2009 e Versos avulsos e outros versos, 2015) e participação em três coletâneas, sendo uma de sonetos. Foi publicado e classificado nos concursos nacionais TOCC#140 da FLIPORTO – Porto de Galinha-Olinda/PE em 2010, 2011 e 2012 e no concurso internacional de sonetos Chave de Ouro da Academia Jacarehyense de Letras – Jacareí/SP em 2011, 2012, 2013 (com dois sonetos) e 2015. Mestrando em Estudos da Tradução na FFLCH-USP, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Tápia com o tema Uma Tradução Comentada da Obra The Ballade of Reading Gaol de Oscar Wild.

Baixar 15.44 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual