Tangran como ferramenta facilitadora para o ensino de geometria e álgebra para o deficiente visual



Baixar 2.93 Mb.
Página1/4
Encontro20.05.2020
Tamanho2.93 Mb.
  1   2   3   4



A Arte dos Mosaicos Embelezando a Matemática
Adriana Gonçalves Moreira – ugf

daiaagm@ig.com.br

paula luciana marques pego - ugf



paulapego@ig.com.br

GISÉLIA CLARICE EIRADO DE ALMEIDA – UGF



giseliaclarice@hotmail.com,
REFERENCIAL TEÓRICO:
Ensinar Matemática requer dos professores conhecimentos sólidos dessa ciência, aliados às técnicas de Educação Matemática, que propiciem ao estudante a construção do seu conhecimento matemático, de maneira agradável, interessante, instigando a curiosidade do educando para experimentar, buscar, testar, envolvendo-se nas idéias matemáticas que estão presentes no cotidiano de todos. Essa tarefa, que não é simples, mas, encantadora, direciona tanto os licenciandos de matemática quanto os professores, já em exercício, à busca constante por melhores técnicas de ensino-aprendizagem.

Para o Construtivismo, nada está pronto, acabado. O conhecimento não é algo terminado. Deve ser construído, através da interação do estudante com o meio físico e social. Mais do que uma pedagogia, o construtivismo é uma teoria psicológica, que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo, no decorrer de sua vida. No trabalho do pesquisador suíço Jean Piaget (1896 -1980), que demonstrou que o ser humano é ativo na construção de seu conhecimento, e não uma "massa” que é moldada pelo professor, percebe-se a necessidade de o aluno ser exposto a atividades motivadoras e desafiadoras, que lhe possibilitem a construção do seu conhecimento.

Para Piaget, o construtivismo seria a solução para o estudo e desenvolvimento da gênese do conhecimento. No entanto, Vygotsky considera o construtivismo baseado na construção do conhecimento através da interação, do saber adquirido no cotidiano. Para Gardner, as oito inteligências múltiplas – a inteligência lingüística ou verbal, a lógico-matemática, a espacial, a sonora e musical, a cinestésico-corporal, a naturalista, a interpessoal e a intrapessoal – podem ser observadas nas pessoas.

A inteligência lógico-matemática, presente com inusitada vitalidade em Einstein, mas também marcante em Bertrand Russel, Euclides, Pitágoras e outros é a inteligência dos engenheiros e projetistas. Manifesta-se pela capacidade e sensibilidade para discernir padrões lógicos ou numéricos e a capacidade de trabalhar com longas cadeias de raciocínio. Os estímulos para seu desenvolvimento estruturam na pessoa novas formas sobre o pensar e uma percepção apurada dos elementos da grandeza, peso, distância, tempo e outros elementos que envolvem nossa ação sobre o ambiente.

A inteligência espacial está muito ligada à criatividade e à concepção, no plano espacial, de sólidos geométricos. Marcante em arquitetos, publicitários e inventores, associa-se também à própria compreensão do espaço como um todo e à orientação da pessoa em seus limites. Oscar Niemayer, Frida Kahlo e muitos outros são exemplos da manifestação autêntica dessas competências. Destaca a capacidade de perceber com relativa exatidão o mundo viso-espacial e de realizar transformações nessas percepções. O estímulo a esse sistema neuronal desperta a pessoa para a compreensão mais ampla do espaço físico e temporal onde vive e convive e sensibiliza para identificação de suas referências de beleza e de fantasias (ANTUNES, 2001, p.16-17).
É dentro da ótica da teoria desses estudiosos que será feito o desenvolvimento do minicurso. Além disso, será considerado o valor da ludicidade e seus aspectos necessários para o sucesso da prática do professor em sala de aula. Aqui, o lúdico será trabalhado no aspecto arte matemática, de Escher, o que propiciará a fantasia, a criatividade e a autonomia do educando.

A partir do suporte propiciado pelo desenvolvimento teórico, esse mini-curso será desenvolvido, segundo os passos abaixo discriminados.




Baixar 2.93 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual