Súmula do projeto pedagógico



Baixar 382.76 Kb.
Página1/32
Encontro11.06.2018
Tamanho382.76 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32

SÚMULA DO PROJETO PEDAGÓGICO
CURSO: Educação Física

Unidade Campus
Cianorte
2007
1. HISTÓRICO DO CURSO

1.1 Histórico da Universidade

No início da década de 70, com a criação da Associação Paranaense de Ensino e Cultura - APEC, com a instalação em Umuarama de uma faculdade com objetivos bem traçados de oferecer cursos de graduação e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos que colaborassem efetivamente para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Estado do Paraná.

Nessa época, a região vivia uma de suas melhores fases econômicas, mas enfrentava um sério problema na área educacional: os professores da rede pública eram, em sua maioria, leigos.

Desta forma, a cidade de Umuarama foi contemplada com a instalação da primeira unidade de ensino superior, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama - FAFIU, em 1972 com os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Estudos Sociais e Letras. A partir de 1980, para possibilitar a profissionalização em outras áreas, fez-se necessário que a APEC aumentasse o seu leque de cursos. Novas opções de cursos surgiram com a Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Umuarama - FACCEU, com os Cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas; a Faculdade de Direito de Umuarama - FADU pioneira no ramo das ciências jurídicas no âmbito de atuação da Instituição; e logo depois em 1989 foi incorporada à APEC a Faculdade de Ciências da Saúde de Umuarama - FACISU, com cursos na área de saúde: Psicologia e Farmácia que foram os primeiros. Em 1980 foi a década, também, da concentração de esforços maiores na construção do saber científico e no aprimoramento das ações desenvolvidas em benefício da comunidade. Surgiram os projetos de pesquisa e de extensão e cursos de pós-graduação (em nível de especialização). A passos largos mas bem planejados, novos investimentos foram se incorporando, tornando a Instituição cada vez mais respeitada. Melhor ainda foi a década de 90, quando as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas e de Ciências da Saúde de Umuarama, mantidas pela APEC, passam a denominar-se Faculdades Integradas da APEC – FIAPEC, sendo estas reconhecidas em 1993 como Universidade Paranaense - UNIPAR, através da Portaria MEC n° 1.580 de 09/11/93 com caráter multicampi.

Foi também o momento em que as fronteiras da Instituição começaram a se expandir, com a implantação de campus em cidades pólos do Paraná.

Hoje, presente em outras seis cidades: Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão, a UNIPAR segue sua trajetória oferecendo mais de cento e cinqüenta opções em cursos de graduação e pós-graduação (em nível de especialização e de mestrado) contando com um total aproximado de vinte mil alunos matriculados nos cursos de Graduação e habilitações e nos cursos de pós-graduação, sendo que já passaram pelos diversos cursos da UNIPAR desde a criação da FAFIU um total aproximado de: 90.237 alunos, tendo sido concedido 37.438 diplomas de graduação, orgulha-se de ser a maior universidade do interior do Paraná e a terceira no Estado.

Sintonizada com as tendências do mercado de trabalho e comprometida com sua missão social de universidade cidadã, a UNIPAR continua ampliando investimentos e traçando planos, pois as expectativas das comunidades da área de sua influência começam a despertar para novas propostas de ensino superior. Neste contexto, dá início à implantação de Cursos Superiores de Tecnologia que, graduando mais rapidamente e de forma específica, esses cursos deverão representar o caminho para maior empregabilidade da juventude paranaense interiorana.

Ao longo dessa história promissora é interessante ressaltar que o valor da UNIPAR, não se resume tão somente na formação de profissionais competentes e cidadãos responsáveis, mas também em desenvolver o papel de interação com a comunidade, através dos serviços que beneficiam regiões habitadas por aproximadamente dois milhões de pessoas. São mais de cinqüenta mil atendimentos por ano, a grande maioria para pessoas de baixa renda. Resumindo, o valor da UNIPAR está na seriedade com que elabora e executa seus planos pedagógicos, alicerçados em ações pautadas em projetos abrangentes e de interesse coletivo, que buscam sempre alavancar o desenvolvimento sustentável desta sua imensa região, promovendo a inclusão social e cultural e a melhoria da qualidade de vida.




Baixar 382.76 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
oficial prefeitura
minas gerais
terapia intensiva
Conselho nacional
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ciências humanas
ensino aprendizagem
outras providências
secretaria municipal
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
Dispõe sobre
catarina prefeitura
Colégio estadual
recursos humanos
Conselho municipal
consentimento livre
ministério público
conselho estadual
público federal
psicologia programa
Serviço público