Resultado de um estudo piloto e reflexões sobre aperfeiçoamentos necessários sobre o desenvolvimento de um indicador de qualidade do serviço de psicologia hospitalar utilizando a percepção do enfermeiro como mediador do processo



Baixar 284.26 Kb.
Página1/8
Encontro17.01.2022
Tamanho284.26 Kb.
#55913
  1   2   3   4   5   6   7   8

Resultado de um estudo piloto e reflexões sobre aperfeiçoamentos necessários sobre o desenvolvimento de um indicador de qualidade do serviço de psicologia hospitalar utilizando a percepção do enfermeiro como mediador do processo.
Introdução

A definição de um indicador de qualidade em serviços de psicologia em hospital geral representa um dos maiores desafios de gestão dada à subjetividade dos fenômenos tratados pela disciplina, assim como pela ausência de medidas clínicas que demonstrem o impacto da intervenção em um curto período de tempo em pacientes internados para tratamento de uma condição médica geral.

Na literatura nacional não foi encontrado instrumento específico para essa finalidade, e as iniciativas internacionais encontradas se restringem à psiquiatria. O’Keef et al (2007) avaliaram a qualidade do serviço de internação psiquiátrica em hospitais gerais no Reino Unido. As medidas analisadas foram o tempo de resposta à solicitação e a adequação da supervisão, não sendo avaliada, todavia, a qualidade da intervenção, quer em termos de satisfação do paciente ou por meio de evidências de benefício na mesma.

Howe et al (2003), utilizaram um questionário enviado pelo correio para todos os diretores clínicos na região sul-oeste da Inglaterra para estabelecer uma visão geral do serviço da psiquiatria, avaliando a emergência aos cuidados clínicos hospitalares. Solomons et al( 2011), abordaram os pacientes em um hospital geral de Londres, com intuito de explorar a experiência dos pacientes internados em quadro agudo psiquiátrico, sob o ponto de vista do desempenho clínico dos cuidados relevantes ao tratamento psiquiátrico. Para tanto, foi usado um método de entrevista semi estruturado sobre a qualidade e a prontidão do serviço e consequente melhoras clínicas observadas. Outros autores evidenciaram a necessidade de desenvolver um sistema que fosse capaz de detectar a qualidade e possíveis problemas no serviço de psiquiatria em hospital geral, na perspectiva dos pacientes (Holmes et al, 2001).

A literatura indica que a despeito de algumas possibilidades de coleta de indicador, é necessário direcionar a atenção às características da população, do local para o qual o indicador será desenvolvido e implantado e qual a contribuição ele poderá oferecer para a avaliação da qualidade do serviço de psicologia hospitalar.(Thompson, Folks and Silverman, 1997)

Para alguns estudiosos, considerar a questão da subjetividade na construção do indicador de um Serviço pode ser visto como um fator complicador. Segundo Freitas (2009), a escolha do modelo, da metodologia e do instrumento, devem ser pensadas de forma minimizar a subjetividade do avaliador e estar em comunhão com os valores, objetivos e a cultura organizacional.

De modo geral, os serviços de saúde mental estão organizados com base no modelo de Consultoria de Ligação que pressupõe o foco da assistência no paciente em lugar do foco na tarefa, a valorização do papel da relação médico-paciente e as interrelações de paciente e profissional nas instituições médica (Martins, 1992). Esses objetivos são operacionalizados por meio de discussões de caso com a equipe de saúde a fim de auxiliá-los a compreender e lidar com manifestações emocionais e comportamentais simples, com enfoque no atendimento dos casos que necessitem intervenção especializada (Menchetti et al ,2006), sempre articulado com a semiologia dos aspectos psicológicos que compõem a relação médico paciente (Andreoli e Mari,2002) e observando os aspectos psicossociais envolvidos no adoecer (Martins, 1992).

O enfermeiro, portanto, como mediador de todo o processo assistencial, torna-se elemento-chave para identificação não só das necessidades dos pacientes a ser atendidas pelos diversos profissionais que compõem a equipe, mas também para balizar os resultados das intervenções que compõem a assistência prestada, inclusive os que derivam do atendimento psicológico. Além disso, o enfermeiro é também um cliente do serviço, e em virtude disso, julgamos pertinente conhecer se os psicólogos os instrumentalizam na compreensão da dinâmica emocional do paciente (características de personalidade do indivíduo associadas ao contexto da internação e repercussão e expressão psíquicas) e se há percepção de qualquer tipo de benefício na assistência psicológica prestada ao paciente.

Frente ao exposto, este artigo apresenta o processo de delineamento de um indicador de avaliação da qualidade prestada pelo serviço de psicologia intrahospitalar e a percepção na ótica dos enfermeiros, tendo em vista que este é o profissional que coordena o processo assistencial da equipe multiprofissional na instituição estudada.

Os achados poderão contribuir para um melhor direcionamento das ações do serviço de psicologia institucional, quanto ao próprio processo de análise da qualidade, bem como fomentar discussões em outras realidades, uma vez que a literatura é escassa no que tange indicadores de qualidade assistencial específicos da psicologia hospitalar não relacionada a contextos exclusivamente psiquiátricos.





Catálogo: revista -> arquivos -> submissao -> artigos
artigos -> Gs-3759 original em português preprint juliana implantação de estratégia de rateio para identificação do custo em clínica multidisciplinar
artigos -> Gs-3759 original em português preprint juliana implantação de estratégia de rateio para identificação do custo em clínica multidisciplinar
artigos -> Resumo e abstract
artigos -> Problemas Relacionados a Medicamentos e Intervenções Farmacêuticas em Unidade de Terapia Intensiva: atuação do farmacêutico clínico no enfrentamento ao covid-19
artigos -> Gerenciamento clínico por telemonitoramento para pessoas com doença crônica em operadora de plano de saúde Resumo Objetivo
artigos -> Existem vários tipos de brincadeira, classificadas de diferentes formas
artigos -> Ao – 4658 / check list
artigos -> Rw – 5144 / check list – renan introduçÃO
artigos -> Análise retrospectiva dos resultados do Programa para Pacientes Oncológicos- prpo
artigos -> Análise retrospectiva dos resultados do Programa para Pacientes Oncológicos- prpo

Baixar 284.26 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8




©psicod.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
universidade federal
prefeitura municipal
ensino superior
ensino médio
Processo seletivo
ensino fundamental
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
direitos humanos
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo física
educaçÃo infantil
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
Poder judiciário
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
Atividade estruturada
Colégio estadual
ensino aprendizagem
língua portuguesa
políticas públicas
recursos humanos
ResoluçÃo consepe
outras providências
Dispõe sobre
público federal
educaçÃo universidade
secretaria municipal
catarina prefeitura
Conselho municipal
Componente curricular
conselho estadual
Serviço público