Press release



Baixar 35.08 Kb.
Página1/2
Encontro16.08.2018
Tamanho35.08 Kb.
#18091
  1   2

PRESS RELEASE

Nº210/2016



15-05-2016 – Natação Pura – Europeu Londres 2016

Portugal irá estar representado no Campeonato Europeu Piscina Longa – Londres 2016 por 12 nadadores (seis femininos e seis masculinos) de segunda-feira, dia 16, a 22 de maio.

A seleção nacional apresenta nadadores a competir todos os dias do Europeu Londres 2016, uma oportunidade para obtenção de mínimos para os Jogos do Rio 2016. Logo na primeira jornada de segunda-feira entram em ação Gabriel Lopes (100 Costas), Victoria Kaminskaya e Diana Durães (400 Estilos), Francisca Azevedo (200 Costas) e Nuno Quintanilha (50 Mariposa).

O destaque na equipa nacional vai Diogo Carvalho e Alexis Santos, ambos com mínimos olímpicos para o Rio 2016. Cinco nadadores da seleção registam este ano seis marcas no top-16 do Campeonato Europeu Piscina Longa – que decorre no Complexo Olímpico de Londres.

Na ‘entrylist’ divulgada pela Federação Internacional de Natação (FINA) surge Diogo Carvalho (200 Estilos, 10.º lugar), Nuno Quintanilha (200 Mariposa, 13.º), Alexis Santos (14.º 200 e 400 Estilos, 14.º), Ana Monteiro (200 Mariposa, 14.º) e Victoria Kaminskaya (400 Estilos, 16.º).

José Machado, Diretor Técnico Nacional (DTN), aponta os objetivos da Seleção de Portugal para o Europeu Londres 2016: “quatro classificações entre os 8 primeiros e 10 classificações entre os 16 primeiros”.

“O facto de ser uma prova disputada no ano de realização dos Jogos Olímpicos, aliado ao facto de a maior parte dos países Europeus ter feito dos seus campeonatos Nacionais disputados entre março e abril a prova de apuramento para esse evento, poderá conduzir a um nível competitivo que possa ser mais acessível ou pelo menos não ultrapasse o da edição anterior, Berlim 2014”, analisa o DTN.

“É possível que o nível competitivo não esteja no máximo e isso pode ser uma janela de oportunidade para os nossos nadadores que se apuraram para o Europeu, sabendo que sua participação não estava posta em causa”, acrescenta ainda o treinador nacional.

Esta foi a base que conduziu à definição dos objetivos da participação portuguesa. “Estes objetivos foram assumidos apesar de, no tempo que medeia entre a formulação dos objetivos e a concretização dos mesmos, se terem registado algumas ausências por abandono da modalidade, julgo que a concretização desta meta não é impossível e deixar-nos-á muito satisfeitos”, assume o responsável técnico da FPN.

“Quando os objetivos foram delineados as perspetivada de participação eram diferentes, atendendo a dois factos essenciais: 1 - o facto de nadadores que poderia integrar a seleção e abandonaram: 2 - se ter decidido, de forma consciente, que não era benéfica a participarão de nadadores juniores uma vez que terão o seu próprio campeonato onde podem aspirar a classificação de relevo.”

Ainda assim, José Machado assume: “Tendo em conta as alterações verificadas, são objetivos muito difíceis de alcançar. Não devemos criar uma grande pressão porque basta olhar para a ‘entrylist’ para afirmarmos: Só 6 nadadores estão nos 16 primeiros e nenhum nos 8 primeiros. Portanto, tudo o que seja criar ansiedades excessivas não são benéficas para os nadadores.”

“Vamos aguardar que haja possibilidades que os nadadores que vão participar consigam, efetivamente, superar-se, batendo recordes pessoais e nacionais, de modo a que seja possível ascender na classificação de uma forma que a ‘entrylist’ não demonstre.”



Baixar 35.08 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2




©psicod.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
universidade federal
prefeitura municipal
ensino superior
ensino médio
Processo seletivo
ensino fundamental
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
direitos humanos
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo física
educaçÃo infantil
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
Poder judiciário
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
Atividade estruturada
Colégio estadual
ensino aprendizagem
língua portuguesa
políticas públicas
recursos humanos
ResoluçÃo consepe
outras providências
Dispõe sobre
público federal
educaçÃo universidade
secretaria municipal
catarina prefeitura
Conselho municipal
Componente curricular
conselho estadual
Serviço público