Prerrogativas e Deveres dos Órgãos Componentes da Rede de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes



Baixar 1.65 Mb.
Página1/207
Encontro15.08.2018
Tamanho1.65 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   207

Competências, Prerrogativas, Deveres, Monitoramento e Controle das Entidades Componentes da “Rede de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes” no Brasil.

Elaborado por :

José Tadeu de Medeiros Lima, Auditor-Fiscal do Trabalho. Bacharel em Direito, especialista em Direito Civil – Rio de Janeiro / RJ., em Direito Constitucional – Juiz de Fora / MG. e doutorando em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad Del Museo Social Argentino – Buenos Aires – Argentina.

A Constituição Federal de 1988 trouxe profundas mudanças no marco legal do atendimento a crianças e adolescentes. Saímos dos conceitos assistencialistas, discriminatórios e excludentes do antigo código de menores para a moderna doutrina da proteção integral, que considera a criança e o adolescente como um sujeito titular de direitos civis, humanos e sociais, tutelados com prioridade absoluta de atendimento, previstos no ordenamento jurídico internacional e pátrio.

Esta mudança de marco legal, orientador de entes públicos e privados ligados ao atendimento a crianças e adolescentes está consubstanciada no art. 227 da CF/88 e regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e outras normas legais recepcionadas pela atual constituição, em especial o capítulo IV da CLT quanto a proteção do trabalhador adolescente e a aprendizagem e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, quanto ao ensino regular e profissionalizante e em outras legislações esparsas.

Para garantir a efetividade destes direitos constitucionalmente assegurados, o ECA criou o “Sistema de Garantia de Direitos” que em suma constitui -se numa Rede integrada por diversos entes públicos e privados e conselhos de controle social que devem agir articuladamente cada qual dentro de sua competência legal e “monitorados” e “controlados” pelo controle social dos conselhos de direitos, atuantes junto às três esferas de poder. O CONANDA é o representante junto à esfera federativa, os Conselhos Estaduais de Direito junto às esferas Estadual e Distrital e os Conselhos Municipais de Direitos junto à municipal.


Encontramos na doutrina algumas visões restritivas quanto ao sistema de garantia de direitos, considerando que este só seria composto pelos conselhos tutelares e de Direitos, pelo Ministério Público e pela Autoridade judicial.
Não comungamos com este entendimento, pois o ECA não o restringe. O Estatuto ao definir a política de atendimento, determina que esta seja realizada através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a serem desenvolvidas por órgãos articulados e coordenados. A obrigação de garantir os direitos da C/A é de responsabilidade da família, da sociedade e do Estado. Todos os envolvidos na defesa dos direitos de C/A pertencem a esta “REDE”.
Prevê o ECA, quanto à política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente:

Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Baixar 1.65 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   207




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual