•O período pré-idependências



Baixar 2.21 Mb.
Encontro23.11.2022
Tamanho2.21 Mb.
#62748
trabalho de Historia 2

•O período pré-idependências. • Os processos de independência na África.

Alunas: Andielica, Ketelly Rauane e Pamela


Então o período da pré- independência do continente Africano se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu lá por volta de 1939 a 1945 na Europa. Um acontecimento que envolveu muitos países, dentre eles nações Europeias que detinham seus territórios de e exploração no continente Africano.
Mas isso tudo só ocorreu por conta da:
• participação dos soldados africanos na Segunda Guerra Mundial.
•da propagação das ideologias pan- africanistas e pan- arabistas.
•e também por influência da União Soviética e dos Estados Unidos.

INDEPENDÊNCIA DOS PAISES SOB DOMÍNIO INGLÊS


Nas colonias inglesas, sistema de administração colonial era indireto, ou seja, o chefe nativo local continuava no poder, desde que colaborasse com as autoridades inglesas. Essa forma de dominação garantiu processos de independência relativamente pacíficos, como o caso da Nigéria e de Serra Leoa.Em outros países, no entanto, houve boicotes, greves e manifestações como as ocorridas no Quênia em 1951, em que milhares de manifestantes foram presos e muitos morreram ao resistir contra as forças colonias.
No século XIX, a ação imperialista belga se estabeleceu na região do Congo, na parte central do continente africano. Em 1885, o domínio belga nessa região foi confirmado na chamada Conferência de Berlim, quando o rei Leopoldo II transformou o extenso território em sua propriedade pessoal. No ano de 1908, o território congolês voltou a ser controlado pelo governo, recebendo o nome de Congo Belga. Até a década de 1940, o território colonizado experimentou uma fase de relativa prosperidade econômica.Chegando à década de 1950, observamos que a população congolesa passou a aderir o discurso nacionalista de lideranças locais que exigiam o fim da dominação belga no território. Em 1955, uma visita oficial do rei Balduino I reforçou o sentimento autonomista ao não atender as várias demandas sociais, políticas e econômicas da população nativa. Nesse instante, uma associação chamada Abako entrou em evidência e logo se transformou em um partido político defensor da independência definitiva.

INDEPENDÊNCIA DOS PAISES SOB DOMÍNIO FRANCES


Independência dos países sob domínio Francês A Guerra da Indochina promoveu o fim do domínio colonial francês na região e resultou na independência de Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja a partir de 1954.A Guerra da Indochina aconteceu entre 1946 e 1954 e foi motivada pelo desejo do movimento Vietminh em obter a independência do Vietnã e o fim do domínio colonial na região, conhecida, até então, como Indochina Francesa. A consequência desse conflito foi o fim da colonização francesa nesse território e a independência e divisão do Vietnã em duas nações distintas, Vietnã do Norte e Vietnã do Sul

INDEPENDÊNCIA Dos Países Sob domínio espanhol


A Guerra Ultramar ficou mais conhecida como o conflito pró-independência entre as colônias portuguesas Angola, Guiné-Bissau e Moçambique e a metrópole Portugal. Após a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, as colônias passaram a reivindicar a independência política e econômica dos seus países.

Agradecemos a atenção!


Baixar 2.21 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
universidade federal
prefeitura municipal
ensino superior
ensino médio
Processo seletivo
ensino fundamental
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
direitos humanos
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo física
educaçÃo infantil
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
Poder judiciário
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
Atividade estruturada
Colégio estadual
ensino aprendizagem
língua portuguesa
políticas públicas
recursos humanos
ResoluçÃo consepe
outras providências
Dispõe sobre
público federal
educaçÃo universidade
secretaria municipal
catarina prefeitura
Conselho municipal
Componente curricular
conselho estadual
Serviço público