Neuropsicologia Patrick Ramon Stafin Coquerel



Baixar 125.27 Kb.
Página1/47
Encontro17.03.2018
Tamanho125.27 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   47

Neuropsicologia

Patrick Ramon Stafin Coquerel

Foi feito o depósito legal.


Informamos que é de inteira responsabilidade do autor a emissão de conceitos.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida por qualquer meio ou forma sem a prévia autorização da Editora Ibpex.
A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei nº 9.610/1998 e punido pelo art. 184 do Código Penal.

Esta obra é utilizada como material didático nos cursos oferecidos pelo Grupo Uninter.

Apresentação

Caro(a) leitor(a), o conhecimento sobre neuropsicologia é fundamental para sua formação profissional. O objetivo deste livro é ampliar os saberes dos profissionais de educação e saúde acerca das neurociências do comportamento, ou seja, as bases neurais da psique humana.

Nos campos da educação e da saúde, diversos são os profissionais que necessitam dos conhecimentos neuropsicológicos. Tais saberes são o alicerce para uma atuação profissional proficiente. Para isso, você contará com a ajuda deste material, elaborado com entusiasmo para contribuir com a sua formação. Serão quatro capítulos, escritos em linguagem dialógica: num primeiro instante, a interação acontece entre mim e você, amigo(a) leitor(a); em outro, apresento uma ficção em que profissionais de uma pré-escola dialogam sobre a neuropsicologia.

O primeiro capítulo abordará a evolução filogenética do sistema nervoso e das ciências do cérebro. O segundo tratará da evolução ontogenética do sistema nervoso e de suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem. O terceiro capítulo brindará você com informações sobre a estrutura e a função do sistema nervoso e suas relações com a aprendizagem. O último capítulo relacionará a estrutura e a função do sistema nervoso diretamente com os processos psicológicos superiores. Nos três primeiros capítulos serão abordadas as propriedades da célula nervosa, coincidindo com as três zonas principais de funcionamento de todo o sistema nervoso, este baseado no modelo teórico do neurologista russo Alexander Lúria, parceiro intelectual de Lev Vygotsky, importante estudioso da psicologia do desenvolvimento e da educação. Em todos os capítulos você encontrará sínteses de estudo, indicações culturais, avaliações, questões de reflexão e atividades aplicadas. Nos elementos pós-textuais, você terá acesso às referências, à bibliografia comentada, ao glossário e, por fim, ao gabarito das questões de cada capítulo.

Toda essa construção foi desenvolvida para o seu melhor aproveitamento. Primeiramente, para a sua própria formação e, conseguintemente, para que você possa se aprimorar na dura e empolgante tarefa de agente de transformação social nas esferas da educação e da saúde.

Introdução

Seja bem-vindo(a) à leitura da obra Neuropsicologia1. Neste momento, convidamos você, caro(a) leitor(a), a conhecer os assuntos que serão tratados nos quatro capítulos deste livro.

No primeiro capítulo, discorreremos sobre os sentidos de seu corpo e sobre a evolução filogenética humana e a da história das ciências do cérebro. Quanto a essas questões – filogênese humana e evolução neurocientífica –, você terá contato, de uma perspectiva histórica, com pontes de acesso direto à sua realidade pessoal e profissional,
estabelecendo uma conexão direta da nova informação com aquela que você já conhece.

No segundo capítulo, abordaremos a evolução ontogenética humana e suas relações com o comportamento e os processos de ensinar e aprender. Apresentaremos a ontogênese humana de uma forma bastante próxima de sua realidade pessoal e atuação profissional, salientando, a todo o momento, que as mudanças comportamentais observadas nos indivíduos em desenvolvimento equivalem a alterações na estrutura e na função do sistema nervoso, e que tais mudanças correspondem às necessidades adaptativas dos processos de ensino-aprendizagem.

No terceiro capítulo, você terá acesso às informações sobre estrutura e função do sistema nervoso, em especial do cérebro humano e suas possibilidades de sentir, pensar e agir. Várias ilustrações estarão disponíveis para que você possa entender melhor as partes que compõem o sistema nervoso.

No quarto e último capítulo, veremos como a estrutura e a função do sistema nervoso, apresentadas nos capítulos anteriores, servirão para associar tais conhecimentos aos processos psicológicos superiores.

Tenha uma ótima leitura! Sucesso nos estudos neuropsicológicos!

Capítulo um

Evolução das bases neurais do comportamento humano e das ciências do cérebro

Antes de tudo, iniciamos fazendo algumas perguntas para você, leitor(a):

Você conhece algum ser vivo sem sistema nervoso que seja capaz de aprender?

Uma vez que os fenômenos da aprendizagem interdependem da estrutura e da função do sistema nervoso, o que você conhece sobre esse sistema?

Você sabia que as pistas biológicas dos milhões de anos de evolução do sistema nervoso revelam caminhos oportunos para potencializar a aprendizagem de seus alunos e que muitas práticas, usualmente utilizadas na escola, podem estar inadequadas com os conhecimentos neurocientíficos de como o sistema nervoso e o cérebro verdadeiramente funcionam?

Essas questões representam uma ínfima parte do que pode ser inquirido acerca do sistema nervoso e do cérebro e sua importância nos processos de ensino-aprendizagem. Neste capítulo, abordaremos a evolução das bases neurais do comportamento humano e das ciências do cérebro. Para isso, utilizaremos metodologia e estratégias de ensino-aprendizagem alinhadas com o funcionamento do sistema nervoso central – ou seja, sentir, pensar e agir –, que equivale ao modelo teórico proposto pelo russo Alexander Lúria (modelo luriano), parceiro intelectual de Lev Vygotsky, no que se refere aos mecanismos psiconeurológicos da aprendizagem.





Baixar 125.27 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   47




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual