Microsoft Word dissertacao-Marcelo rev final



Baixar 1.25 Mb.
Pdf preview
Página1/45
Encontro09.07.2020
Tamanho1.25 Mb.
#45710
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   45
A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Gamification - Princípios e Estratégias, Livro Gamification-Inc-MJV


UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 
MESTRADO EM EDUCAÇÃO 
LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: 
ESTUDO DE ELEMENTOS DOS GAMES APLICADOS EM 
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 
 
 
 
 
 
 
MARCELO LUIS FARDO 
 
 
 
 
 
 
 
 
Caxias do Sul 
2013 
 


Marcelo Luis Fardo 
 
 
 
 
 
 
 
 
A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: 
ESTUDO DE ELEMENTOS DOS GAMES APLICADOS EM 
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 
 
 
 
 
 
Dissertação  apresentada  ao  Programa  de 
Pós-Graduação 
em 
Educação 
da 
Universidade  de  Caxias  do  Sul  como 
requisito para a obtenção de título de Mestre 
em Educação. 
 
 
 
 
 
 
 
Orientadora: Profa. Dra. Carla Beatriz Valentini. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Caxias do Sul 
2013 


Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Universidade de Caxias do Sul
 UCS - BICE - Processamento Técnico
Índice para catálogo sistemático:
1. Ensino auxiliado por computador
37.018.43:004
2. Inovações educacionais
37.015:005.342
3. Didática
37.012
4. Jogos eletrônicos
004.9
Catalogação na fonte elaborada pela bibliotecária
     Kátia Stefani – CRB 10/1683
F221g        Fardo, Marcelo Luis
 A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos
games aplicados em processos de ensino e aprendizagem / Marcelo Luis
Fardo. 2013.
 104 f. ; 30 cm
 Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de
Pós-Graduação em Educação, 2013.
 Orientação: Profª. Drª. Carla Beatriz Valentini
1.  Ensino auxiliado  por computador.  2.  Inovações  educacionais. 3.
Didática. 4. Jogos eletrônicos. I. Título.
                                                                 CDU : 37.018.43:004



Agradecimentos 
 
Aos  meus  pais,  por  durante  toda  minha  vida  terem  me  dado  os  peixes  ao 
mesmo tempo em que me ensinaram a pescar. 
 
À  minha  orientadora,  Professora  Carla  Beatriz  Valentini,  por  ter  me 
conduzido sabiamente na construção do meu conhecimento como mestre e por ter 
confiado na minha capacidade e embarcado junto comigo nesta missão ousada de 
finalizar e defender a dissertação em um tempo bem mais curto que o normal. 
 
Aos  professores  do  mestrado  que  conseguiram  despertar  em  mim  a 
capacidade  de  formular  questões  sobre  o  que  antes  era,  na  maioria  das  vezes, 
“apenas” o óbvio. 
 
Aos  colegas  mestrandos  por  dividirem  comigo  o  peso  dessa  etapa  de 
crescimento pessoal e intelectual. Em especial ao Daniel De Carli, pelas incontáveis 
caronas gentilmente concedidas para as viagens entre Bento Gonçalves e Caxias do 
Sul. 
 
Aos  meus  superiores  da  Universidade  de  Caxias  do  Sul,  no  Campus 
Universitário de Bento Gonçalves, pela compreensão das ausências em horários de 
trabalho para participar das aulas e demais obrigações do mestrado. Em especial à 
Ana  Valquíria  Prudêncio,  pelo  apoio  e  incentivo  para  conseguir  finalizar  este 
trabalho. 
 
À  Cristina  Maria  Pescador,  por  gentilmente  emprestar  seus  livros  por  um 
longo  tempo,  pela  contribuição  valiosa  com  o  texto  final  e  por  se  mostrar  sempre 
pronta para auxiliar quando necessário.  
 
   


  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“Se brincamos e jogamos, e temos consciência disso, é porque somos  
mais do que simples seres racionais, pois o jogo é irracional”. 
 
Johan Huizinga – Homo Ludens – 1938 


Resumo:  O  problema  que  norteia  esta  pesquisa  é  investigar  quais  as 
potencialidades  que  a  gamificação  pode  desencadear  quando  aplicada  em 
processos  de  ensino  e  aprendizagem.  A  partir  dessa  investigação  são  pensados 
alguns  indicadores  para  estratégias  pedagógicas  que  possam  atender  algumas 
demandas da cultura digital em ambientes de aprendizagem. Para cumprir com essa 
proposta,  optou-se  por  conduzir  uma  pesquisa  bibliográfica,  a  fim  de  realizar  um 
diálogo  entre  as  referências  consultadas  e  os  argumentos  deste  pesquisador,  pois 
trata-se de um fenômeno bastante recente, que ainda não possui bases acadêmicas. 
Primeiramente,  foi  necessário  conceituar  e  definir  o  fenômeno  emergente  da 
gamificação  a  partir  de  publicações  recentes,  e  ainda  escassas,  disponíveis.  Para 
isso, analisou-se os games como sistemas complexos, decompostos em elementos 
inter-relacionados. Após,  foi  descrita  e  analisada  uma  experiência  de  utilização  da 
gamificação  em  um  ambiente  de  aprendizagem  a  partir  de  um  relato  elaborado  e 
documentado  por  um  professor  norte-americano.  Para  analisar  esse  relato,  e 
também o fenômeno da  gamificação, foram  utilizados  pressupostos  da  perspectiva 
sócio-histórica  e  dos  estudos  de  Vygotsky  sobre  o  processo  de  ensino  e 
aprendizagem  relacionados  ao  conceito  da  Zona  de  Desenvolvimento  Proximal. 
Depois, foram construídos argumentos para explicar o surgimento da gamificação e 
justificar  a  possibilidade  de  sua  utilização  no  contexto  dos  indivíduos  inseridos  na 
cultura  digital.  Por  fim,  foram  elencados  alguns  indicadores  para  orientar  possíveis 
estratégias  pedagógicas  a  partir  de  proposições  da  gamificação,  com  o  intuito  de 
potencializar processos de ensino e aprendizagem envolvidos nessas estratégias. 
 

Baixar 1.25 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   45




©psicod.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
Processo seletivo
ensino fundamental
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
direitos humanos
Curriculum vitae
Concurso público
saúde mental
Universidade estadual
educaçÃo física
educaçÃo infantil
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
santa maria
Excelentíssimo senhor
Poder judiciário
Conselho regional
assistência social
Atividade estruturada
ensino aprendizagem
políticas públicas
língua portuguesa
Colégio estadual
outras providências
recursos humanos
ResoluçÃo consepe
Dispõe sobre
secretaria municipal
público federal
educaçÃo universidade
Componente curricular
Conselho municipal
catarina prefeitura
conselho estadual
psicologia programa