Memorial do convento



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Figuracao personagens de Memorial do Convento hipotese de leitura


Faculdade de Letras 
A FIGURAÇÃO DAS PERSONAGENS DE 
MEMORIAL DO CONVENTO 

HIPÓTESE DE LEITURA
 
Ficha Técnica: 
Tipo de trabalho 
Dissertação de Mestrado
Título 
A FIGURAÇÃO DAS PERSONAGENS DE 
MEMORIAL DO CONVENTO : HIPÓTESE DE 
LEITURA 
Autora 
Júlia Cristina Carapinha dos Santos Figueiredo 
Orientador 
Professor Doutor Carlos Reis 
Júri 
Presidente: Doutor Albano Figueiredo 
Vogais:
1. Doutora Ana Paula Arnaut 
2. Doutor Carlos Reis 
 
 
Identificação do Curso 
2º Ciclo em Literatura de Língua Portuguesa: 
Investigação e Ensino 
Área científica 
Literatura Portuguesa 
Especialidade/Ramo 
Literatura Portuguesa Contemporânea 
Data da defesa 
28-10-2014 
Classificação 
19 valores 




Ao Paulo. À Rita. À Diana. 
(a trindade terrestre que abençoa os meus voos) 





 
 
RESUMO 
 
 
Esta dissertação reflete sobre os processos implicados na construção ficcional de 
personagens de Memorial do Convento, de José Saramago – D. João V, Bartolomeu Lourenço 
de Gusmão, Baltasar e Blimunda. Apreciam-se sobretudo os processos semiótico-
contextuais, retóricos, narrativos e axiológicos que permitem a criação de figuras ficcionais. 
As existências destes seres transitam entre o histórico e o ficcional, o real e o insólito, ao 
sabor da ideologia subversiva do narrador, na tessitura coerente da narrativa e na 
apresentação de novos mundos possíveis. Numa perspetiva fenomenológica da 
personagem ficcional literária, este trabalho estuda o envolvimento do leitor na construção 
de sentidos criados pelos ditos e não ditos do texto, modelando a figuração que expõe o 
potencial de transcendência reconhecido na personagem. Face à intermedialidade que a 
narrativa sustenta e que é estimulada pela construção figuracional, o presente trabalho 
aborda ainda refigurações das personagens de Memorial do Convento, concretizadas pela 
transcodificação deste romance noutros textos de diferentes naturezas e distintos suportes, 
noutros media, com particular destaque para a pintura de José Santa-Bárbara. Esta mediação 
é ponderada nas suas especificidades, valências e limitações, à luz de uma perspectiva 
dialógica dos estudos narrativos atuais, responsáveis pela revitalização da categoria da 
personagem. A refiguração, enquanto processo e produto, é analisada num contexto de 
reflexão sobre a adaptação e suporta a discussão da leitura da narrativa ficcional ao nível de 
uma sobrevida das personagens saramaguianas. 

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