Maria auxiliadora silva freitas



Baixar 47 Kb.
Página1/3
Encontro27.05.2018
Tamanho47 Kb.
  1   2   3



AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM ON-LINE NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
Mª Auxiliadora S. Freitas – CEDU/UFAL/UFBA

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
No uso de meios tecnológicos em educação a distância, tem-se verificado a introdução de formas diversificadas de interações, demandando a construção de novos conceitos e práticas pedagógicas, que respondam às necessidades de alunos e professores atuantes nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, os cursos em EAD precisam ser repensados e planejados a partir da concepção teórico-metodológica, que norteia as suas propostas pedagógicas, e das possibilidades disponíveis pelas tecnologias de comunicação digital, interativa e colaborativa, que se apresentam como espaços relevantes para a construção de conhecimentos.

Essa perspectiva aponta para algumas questões implicadas no ensino de EAD, entre as quais destacamos a avaliação que se faz com os alunos no processo de aprendizagem, seja do ponto de vista conceitual ou instrumental, de forma presencial ou em ambientes on-line. Em qualquer situação, há uma predominância para as práticas pontuais, classificatórias, com objetivos a atingir em termos de produtos, eficiência e eficácia, comprometendo, assim, o desempenho da práxis pedagógica.

A pertinência dessas questões deixa-nos motivados para realizar um trabalho investigativo sobre o fenômeno da avaliação da aprendizagem em EAD, a partir dos significados atribuídos pelos docentes e discentes do Curso de Pedagogia/ UFAL e das relações com as tecnologias educacionais, para a (re)construção de uma práxis pedagógica formativa e interativa.

Compreender como esse processo ocorre é a pretensão deste trabalho de pesquisa, cuja problemática pode ser formulada nos seguintes termos: Que concepção teórico-metodológica é utilizada para avaliar os alunos do Curso de Pedagogia – EAD/ UFAL? O que significa construir um processo de avaliação formativa, utilizando os espaços de interação e interatividade? Que papel deve assumir os professores de EAD para avaliar os alunos em ambientes de aprendizagem on-line? Como as tecnologias de informação e comunicação (e-mail, fórum de discussão e chat ) podem subsidiar a avaliação reflexiva, crítica e interativa no processo ensino- aprendizagem?

Na linha prospectiva, este trabalho significa também a possibilidade de adentrar num campo ainda pouco explorado, de ir além do já conhecido, refletindo e ressignificando um cenário bastante complexo, inquietante, mas também fustigante para reconstruir alguns pressupostos da prática avaliativa formativa, em ambientes on-line. Para este estudo, relacionamos os princípios da ética discursiva habermasiana, baseados na razão comunicativa, construída com base na relação entre os sujeitos, como seres capazes de se posicionarem criticamente diante das normas estabelecidas. Nesse sentido, essas questões relacionam-se com a avaliação, como processo interativo, de sujeitos que supõe o diálogo, a ação comunicativa.

Ademais, o processo de implicação desta pesquisadora, como docente do referido curso, aumenta o desafio de refletir uma práxis como “sujeito que faz, mas que o faz também” (CASTORIADIS, 1995).



Catálogo: anteriores
anteriores -> Formação de professores e pesquisa: metodologias de participação, colaboração e autoformação
anteriores -> MediaçÃo da aprendizagem no ensino de psicologia de educaçÃo sob a perspectiva de reuven feuerstein: uma pesquisa-açÃo no curso normal nível médio
anteriores -> A influência da família na construçÃo da noçÃo de lucro na criança trabalhdora de rua de curitiba
anteriores -> EducaçÃo científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
anteriores -> O aprender do adulto: contribuições da teoria histórico-cultural
anteriores -> As implicaçÕes das emoçÕES, dos afetos e dos sentimentos na prática pedagógica a partir da psicologia sócio-histórica
anteriores -> Referências bibliográficas
anteriores -> Da inovaçÃo técnica à inovaçÃo edificante: o ensino de Didática em questão
anteriores -> O estágio supervisionado na formaçÃo do(A) professor(A) de educaçÃo física
anteriores -> RepresentaçÕes de alfabetizaçÃo em discursos escolares: harmonia entre palavras proferidas e coisas feitas

Baixar 47 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual