Mapeamento das pesquisas realizadas sobre o tema funçÕes no brasil no período de 1970 a 2005



Baixar 137 Kb.
Página1/4
Encontro01.11.2019
Tamanho137 Kb.
  1   2   3   4



MAPEAMENTO DAS PESQUISAS REALIZADAS SOBRE O TEMA FUNÇÕES NO BRASIL NO PERÍODO DE 1970 A 2005
Marcos José Ardenghi – Unisalesiano – PUC/SP – mj-ardenghi@uol.com.br

Sonia Barbosa Camargo Igliori – PUC/SP – sigliori@pucsp.br



1- Introdução
A produção de pesquisa no âmbito da Educação Matemática no mundo e em particular no Brasil vem se avolumando e por essa razão cada vez mais é oportuno o desenvolvimento de pesquisas de estado da arte ou estado do conhecimento que organizam os resultados obtidos, que propiciem o levantamento e análise do que tem sido produzido num tempo determinado com vistas a analise dos resultados e indicação de novas direções para futuros pesquisadores. Fiorentini (1994, p. 11) argumenta que são raras as pesquisas que toma como objeto de investigação a pesquisa em ensino de um campo específico do conhecimento. É neste contexto que inserimos esta pesquisa.

A seguir indicamos, além do conhecido trabalho nessa perspectiva realizado por Fiorentini (1994), alguns trabalhos realizados em Educação Matemática sobre o estado da arte, de pesquisas realizadas tanto nacionalmente, quanto internacionalmente:

a) Leder (1998) constatou uma explosão internacional na produção de pesquisa educacional em Educação Matemática e formulou questões relativas aos objetivos das pesquisas.

b) Celestino (2000) realizou um levantamento das pesquisas sobre Álgebra Linear realizadas no Brasil, na década de 90, e comparou os resultados obtidos com pesquisas realizadas em nível mundial na área, mostrando que os resultados eram compatíveis, algumas vezes contribuindo com resultados inéditos e ainda apontavam sugestões para outras investigações na respectiva área.

c) Pinto (2000), apresentou o panorama das pesquisas de autores brasileiros sobre o processo ensino e aprendizagem de Geometria Analítica, na década de 90. A investigação constatou serem recentes as pesquisas sobre o tema e destacou a sugestão dos autores para futuras pesquisas na área.

d) Em dezembro de 2002, Fiorentini e um grupo de pesquisadores da área de Educação Matemática publicaram no periódico Educação em Revista, da FE-UFMG, o dossiê: A pesquisa em Educação Matemática no Brasil, no qual apresentam um balanço da pesquisa brasileira em 112 teses e dissertações produzidas no período 1978-2002, cujo objeto de estudo é a formação ou o desenvolvimento profissional do professor.

e) Ainda em 2002, Fiorentini realiza um mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática), da ANPED, no período de 1998 a 2001, no qual analisa os trabalhos apresentados no GT-19 e aponta as tendências da pesquisa na área.

f) Junho (2003) compilou os resultados das pesquisas de Educação Matemática sobre o ensino superior realizadas na PUC/SP, de 1994 a 2004. Buscou apontar os principais conceitos abordados nas pesquisas.

g) Oliveira (2003) estudou as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP no período de 1994 a 2000, abordando evidências da execução das atividades características da pesquisa sobre Ensino Médio. Destacou que a maior parte das ênvidordando seus aspectos......lgumas vezes contribuindo com resultados in , mostrando queperguntas teve como objetivo favorecer a construção do conceito de função.

h) Perreira (2003) se propôs a responder em sua pesquisa as seguintes questões: os objetivos das pesquisas constantes nas dissertações sobre Ensino Fundamental realizadas no Programa de Pós-Graduação Educação Matemática da PUC/SP, no período de 1994 a 1997, têm pontos em comuns? Quais são eles?

i) Conrado (2005) realizou um levantamento sobre a pesquisa brasileira em Etnomatemática, procurando caracterizar historicamente o surgimento dessa tendência como campo de investigação a partir da análise das pesquisas encontradas.

Fiorentini & Lorenzato (2006) classificam os estados da arte como históricos, na medida que neles procura-se inventariar, sistematizar e avaliar a produção científica em uma determinada área do conhecimento na busca de identificar tendências.

Segundo Messina (1999):

Um estado da arte é um mapa que nos permite continuar caminhando, um estado da arte é também uma possibilidade de alinhavar (compor) discursos que a primeira vista se apresentam como descontínuos ou contraditórios. Em um estado da arte está presente a possilibidade de contribuir para uma determinada teoria e prática.

Por sua característica, pode-se constatar que pesquisa que vise o estado da arte é de fundamental importância para a crítica e evolução de uma área do conhecimento. Segundo Fiorentini (1989), as pesquisas em Educação Matemática não mostram em geral uma continuidade, a não ser em raros casos.

O conceito de função é nuclear para a construção do conhecimento matemático. É um conceito abordado em todos os níveis de ensino quer seja de forma implícita ou explicitamente. Assim sendo, o ensino aprendizagem de funções tem sido tema de grande interesse dos educadores matemáticos em âmbito nacional e internacional.

A importância, do estado da arte e do conceito de função, justifica esta pesquisa. O objetivo é levantar as pesquisas sobre o tema produzidas nos programas de pós-graduação do Brasil, no período de 1970 a 2005, e analisar abordagens e resultados.

A delimitação do período é devido ao crescente aumento das pesquisas nessa época já que houve expansão dos programas de Mestrado e Doutorado no Brasil a partir da década de 1970. O ano de 2005 corresponde ao ano de elaboração do início da dissertação.





Baixar 137 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual