Ilma de almeida alves de souza



Baixar 16.27 Kb.
Encontro29.11.2019
Tamanho16.27 Kb.

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

ILMA DE ALMEIDA ALVES DE SOUZA



DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS

Belo Horizonte, Minas Gerais

2016
ILMA DE ALMEIDA ALVES DE SOUZA


DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS
Trabalho referente à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Faculdade Estácio de Sá, feito pela aluna Ilma de Almeida Alves de Souza, matrícula 201512651206, do curso 705, turma 631784, orientado pela professora Taisa Vliese de Lemos.

Belo Horizonte, Minas Gerais

2016

Introdução

Criança observada: João Felipe Cabral Moreira

Idade: 6 anos

Utilizando a observação sistemática como método de pesquisa, foi observada a criança em questão no período de 3 dias a contar do dia 29/10/2016 ao dia 31/10/2016. Durante a observação foram analisados os aspectos emocional, psicomotor e cognitivo conforme descrição detalhada.


Desenvolvimento

Dia 29/10/2016

Horário: 16:00 às 19:00

Local: Residência da criança, Rua Queluzita, 684, Bairro Fernão Dias, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dia do seu aniversário
Área Emocional :

Ao receber os convidados foram observadas emoções de alegria, euforia, ansiedade. No decorrer da festa de aniversário a criança demonstrou bom relacionamento e atenção com os amigos e pais.


Área Psicomotora:

Durante as brincadeiras executadas em sua festa (pintura no rosto, cama elástica, pula-pula e piscina de bolinhas) a criança observada demonstrou agilidade, destreza e equilíbrio corporal.


Área Cognitiva:

Durante todo o tempo observado a criança conversou com os convidados e interagiu com os colegas, demonstrando facilidade em se comunicar e se expressar.



Análise baseada na teoria do Behaviorismo

Behaviorismo clássico ou metodológico

Watson: Para Watson o comportamento humano é passível de mudança e resultante de treino ou experiências.

Behaviorismo radical de Skinner abordou que as mudanças de comportamento são resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos que ocorrem no meio) ou aprendizagem por condicionamento operante.

Dia 30/10/2016

Horário: 10:00 às 13:00

Local: Shopping Center - Minas Shopping
Área Emocional:

No cinema foi observado que apesar de utilizar palavras de cortesia demonstrou certa resistência em obedecer às regras, como ficar sentado e em silêncio durante a exibição do filme.


Área Psicomotora:

Ao término do filme a criança, juntamente com os pais, se dirigiu a sala de jogos onde foi observada participação efetiva nos jogos.


Área Cognitiva:

A criança experimentou vários jogos e demonstrou preferência por jogos interativos de vídeo game, onde foi constatado a capacidade de seguir instruções e raciocinar.



Análise baseada nas teorias de Piaget e Vygotsky

Para Piaget, desenvolvimento é maturação e para Vygotsky, o termo também compreende o desenvolvimento psicológico. É assim que a criança, possuindo habilidades parciais, desenvolvem - nas com a ajuda de parceiros mais habilitados ( mediadores) até que tais habilidades passem de parciais a totais.

Temos de trabalhar, portanto, com a estimativa das potencialidades da criança, potencialidades estas que, para tornarem-se desenvolvimento efetivo, exigem que o processo de aprendizagem, os mediadores e as ferramentas estejam distribuídos em um ambiente adequado (vasconcelos; Valsiner, 1995).

Dia 31/10/2016

Horário: 07:00 às 10:00

Local: Escola Arca de Noé


Área Emocional :

Ao se preparar para ir a escola, a criança realizou a sua higiene pessoal demonstrando bons hábitos de higiene, porém a criança não guardou os objetos utilizados demonstrando assim falta de responsabilidade com os objetos pessoais.


Área Psicomotora:

Durante atividades realizadas em sala de aula a criança utilizou bem o lápis a tesoura demonstrando coordenação motora fina ao escrever.


Área Cognitiva:

Realizando uma atividade a criança demonstrou bom desenvolvimento na área de letramento e dificuldade com valor monetário na área de matemática.




Análise baseada na teoria Freudiana

Período de latência (5 anos - puberdade) : Caracteriza-se pela canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social a partir das sublimações, sendo um período intermediário entre a genitalidade infantil (fase fálica) e a adulta ( genital).

A sexualidade, que permanece reprimida durante esse período aguarda a eclosão da puberdade para ressurgir. Estando os fins eróticos vetados, dar se lugar para o desenvolvimento intelectual e social da criança.

Para Freud, os aspectos mais significativos do desenvolvimento da personalidade ocorrem durante os primeiros sete anos de nossa vida.



Na concepção freudiana, o ego se estrutura a partir das relações sociais pelo discurso dos pais e professores sobre a criança e pelos seus próprios desejos.

Baixar 16.27 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual