Gestalt e sistemas



Baixar 29.5 Kb.
Encontro04.06.2018
Tamanho29.5 Kb.



Gestalt e sistemas

[...]
A psicologia [de] Gestalt surgiu e se desenvolveu a partir da segunda década do nosso século no contexto de grandes reviravoltas nas ciências e na filosofia.


Privilegiando como foco de suas investigações fenômenos de inter-relação e ordenação e organização, ela se contrapõe ao associacionismo que marcava a psicologia da época. Como tal, ela representa um marco de grande importância na história da psicologia.
Ao repensar funções psíquicas como percepção, memória, aprendizagem, a psicologia da Gestalt forneceu subsídios para teorias sistêmicas de personalidade e de grupos sociais. Ao mesmo tempo, a noção de Gestalt [...] não se mostra suficiente para abranger a complexidade dos eventos motivacionais e comportamentais de indivíduos e grupos sociais. No fim de seu livro Princípios da Psicologia de Gestalt, Koffka constata...
A teoria da Gestalt tem sido muito coerente em seu desenvolvimento. Ela estudou as Ieis fundamentais da psicologia, primeiro sob as mais simples condições, em problemas bastante elementares de percepção; depois incluiu conjuntos cada vez mais complexos de condições, dedicando-se ao estudo da memória, do pensamento e da ação. Começou a abordar as condições em que a própria personalidade entra na investigação. Mas como se trata de um mero primórdio, parece-nos mais sensato dar tempo ao tempo.
Não só a psicologia da Gestalt mas também a teoria do campo e as teorias organísmicas representam os primeiros modelos sistêmicos em Psicologia. Preocupando-se [...] com a dinâmica inter-relacional de conjuntos complexos, sua organização, regulação e direção, estas teorias representam enfoque novo, distinto dos modelos clássicos da relação causa-efeito e da transformação de energia.
Um novo desenvolvimento da perspectiva sistêmica [se] deu na década de 1940 quando o biólogo Ludwig von Bertalanffy explicitou o que denominou de Teoria Geral Sistemas como abordagem interdisciplinar de fatos multivariáveis e caracterizáveis; precisamente pelo fato e pela forma de sua organização, fatos, portanto, que não são abordáveis pelo método de isolar e manipular variáveis. É notável que na lingüística, na antropologia, na psicanálise o estruturalismo tornou-se, na mesma época, a corrente dominante a se preocupar com as inter-relações dos elementos [pertencentes] a um mesmo conjunto.
A proposta de von Bertalanffy é construir modelos e descobrir os princípios gerais aplicáveis a sistemas complexos de qualquer natureza - biológicos, ecológicos, psíquicos, sociais, econômicos, culturais - que não sejam vagas analogias e tampouco transposições de conceitos e modelos uma área de conhecimento para outra.
[...]

Fonte

TELENGE, Therese. Gestalt e sistemas. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2005.





Baixar 29.5 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual