FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério
FACIHUS – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Curso de Bacharelado em Psicologia
Autorizado pela Portaria nº. 133 de 06 de maio de 2016
|
CURSO: Bacharelado em Psicologia
|
PERÍODO: 2º
|
ANO LETIVO: 2017/2
|
|
DISCIPLINA: Análise Experimental do Comportamento
|
|
PROFESSOR(A): Ms. Résia Silva de Morais
|
|
CARGA HORÁRIA: 80
|
DISCIPLINA PRESENCIAL:
DISCIPLINA SEMI-PRESENCIAL:
|
EMENTA:
A disciplina apresenta os princípios filosóficos, teóricos e técnicos da Análise Experimental do Comportamento. Busca compreender o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical. Além disso, descrever os princípios básicos do comportamento, identificando em situações sociais complexas, como se dá o controle do comportamento por suas consequências. Analisar, frente a comportamentos humanos complexos, como interagem os processos de condicionamento respondente e operante; e os efeitos dos procedimentos de punição e estimulação aversiva quando comparados com os procedimentos de reforçamento positivo. Descrever o processo de modelagem identificando a diferenciação do comportamento e as condições ambientais responsáveis pela mudança; e analisar a aprendizagem pelo processo de modelação, identificando os efeitos de fatores sociais e cognitivos na aquisição ou mudança do comportamento. Apresentar as contribuições de Hull e Tolman; e as tendências atuais tais como a teoria cognitivo-comportamental.
Enfim, registrar e analisar funcionalmente os comportamentos observados em laboratório através do programa Sniffy Pro 2.0. O software proporciona a execução de uma grande variedade de experimentos de condicionamentos clássico e operante, permite a coleta de dados de uma maneira similar ao modo como os psicólogos trabalham nos laboratórios. Além disso, em razão do programa mostrar simultaneamente alguns dos processos psicológicos o Sniffy Pro 2.0, apresenta alguns aspectos da aprendizagem que o aluno não poderia observar caso estivesse trabalhando com um animal vivo.
|
OBJETIVOS:
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
Descrever o contexto histórico que deu origem ao Behaviorismo.
Descrever as principais características do projeto behaviorista inicial de J. B. Watson.
Definir e Diferenciar: Behaviorismo Metodológico de Behaviorismo Radical
Descrever as principais características da produção e validação do conhecimento científico em Análise Experimental do Comportamento.
Definir e Discutir os conceitos de: Ambiente, Estímulo, Resposta, Contingência, Comportamento, Aprendizagem, Reforçamento Positivo & Negativo.
Definir e dar exemplos do cotidiano e de pesquisas empíricas, de alguns conceitos envolvidos nos processos comportamentais básicos: Habituação, Potenciação & Sensitivização; Comportamento/Condicionamento Respondente e Operante; Reforçamento Positivo & Negativo; Fuga & Esquiva; Punição Positiva & Negativa; Extinção; Discriminação & Generalização; Encadeamento de Respostas e Sequências Comportamentais; Esquemas de Reforçamento Simples (CRF, FI, VI, FR, VR, VT e FT);
Descrever e Discutir o Modelo de Seleção Pelas Consequências de B. F. Skinner.
Definir e dar exemplos, de pesquisas empíricas e do cotidiano, de alguns processos comportamentais atuais de Esquemas de Reforçamento; Reforçamento Positivo: Questões Atuais (História Comportamental, Efetividade do Reforçamento e Habituação, Reforço Condicionado, Efeitos Negativos do Reforçamento);
Comportamento Supersticioso;
Contingências Aversivas: Questões Atuais; Operações Estabelecedoras e o Conceito de Motivação; Autocontrole;
Elaborar um relatório de pesquisa sobre as atividades realizadas em laboratório
Discutir as possibilidades e limites de uma análise científica dos processos comportamentais básicos e complexos humanos em ambiente natural.
|
Compartilhe com seus amigos: |