Emoção e Motivação



Baixar 22.5 Kb.
Encontro04.03.2018
Tamanho22.5 Kb.
#105

Emoção e Motivação
A palavra emoção pode ter vários significados. Na maioria das vezes, refere-se aos sentimentos positivos e negativos, produzidos por uma determinada situação. As emoções consistem em padrões de respostas fisiológicas e de comportamentos específicos da espécie. Nos seres humanos, estas respostas são acompanhadas de sentimentos. Considera-se que é o comportamento e não a resposta individual que tem conseqüências para a sobrevivência e reprodução.

Para avaliar adequadamente a importância das emoções, apenas tente imaginar a vida sem elas. Não há dúvida de que a expressão das emoções representa uma grande parte do que significa ser humano. Salienta-se que a maior parte dos estímulos que evocam respostas emocionais vem de nossos sentidos. Os sinais comportamentais de emoção são controlados pelo sistema motor somático, pelo sistema neurovegetativo e pelo hipotálamo secretor.

Então, uma resposta emocional consiste de três tipos de componentes: comportamental, autonômico e hormonal. O componente comportamental consiste nos movimentos musculares apropriados à situação que os elicia. Por exemplo, um cachorro, ao defender seu território, inicialmente adota a postura agressiva, rosna e mostra seus dentes. Se o intruso não for embora, ele corre em sua direção e o ataca. As respostas autonômicas facilitam os comportamentos e mobilizam energia rapidamente para a execução de movimentos vigorosos via ativação do sistema nervoso simpático. Os hormônios secretados pela medula da adrenal, adrenalina e noradrenalina, aumentam ainda mais o fluxo sangüíneo para os músculos e convertem nutrientes em glicose.

Conforme a teoria de James-Lang sobre as emoções, as circunstâncias que produzem as emoções eliciam um conjunto apropriado de respostas fisiológicas, como o tremor, a sudorese e o aumento dos batimentos cardíacos. O cérebro recebe um feedback sensorial dos músculos e dos órgãos que produzem estas respostas, e é ele que constitui a nossa sensação de emoção. Um fisiologista bastante conhecido, Walter Cannon, criticou a teoria de James-Lange. Ele afirmou que os órgãos internos eram relativamente insensíveis e não poderiam responder tão rapidamente, portanto o feedback deles não poderia explicar as sensações das emoções.

Uma considerável quantidade de dados indica que a amígdala está envolvida na resposta emocional em humanos. Essa estrutura exerce papel especial nas reações fisiológicas e comportamentais, diante de objetos e de situações que provocam dor ou outras conseqüências desagradáveis, ou que significam a presença de alimento, água, sal, um possível parceiro ou rival, ou de crianças necessitando de cuidados. Outra região encefálica importante é o neocórtex, especificamente o córtex orbitofrontal. Sabe-se que danos ao córtex orbitofrontal reduzem a inibição das pessoas e o interesse por si mesmas; elas se tornam indiferentes às conseqüências de seus atos. Uma possível função do córtex orbitrofrontal é a possibilidade de estar envolvido na avaliação das conseqüências pessoais sobre o que está acontecendo no momento.
Referências Bibliográficas

BEAR, M.F.; CONNORS, B.W.; PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. 2 edição. Artmed. 2002.



CARLSON, N.R. Fisiologia do Comportamento. 7 edição. Editora Manole, 2002.
Catálogo: arquivos -> artigos
artigos -> Proposta de um modelo baseado no sistema de custos abc para aplicação em entidade educacional
artigos -> A competitividade das organizaçÕes ligada ao capital humano através da motivaçÃo e da satisfaçÃo dos funcionários
artigos -> A qualidade do clima organizacional como fatoR contributivo para a motivaçÃO e a satisfação no trabalho: um estudo de Caso dos profissionais tÉcnicos administrativos da fundação visconde de cairu
artigos -> Um estudo na perspectiva da teoria da complexidade
artigos -> PublicaçÕes 2012
artigos -> O envolvimento de todos na organizaçÃo representa um fator crítico de sucesso na implantaçÃo do cmm
artigos -> Habilidades Sociais e Competência Social: variáveis fundamentais para a percepção da liderança no professor
artigos -> Como selecionar bem? Um Estudo Prático de Um Processo Dinâmico de Seleção de Pessoal
artigos -> O processo de Gestão do Clima Organizacional
artigos -> Stella Jacyszyn Bachega

Baixar 22.5 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2023
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
universidade federal
prefeitura municipal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
oficial prefeitura
terapia intensiva
Boletim oficial
Curriculum vitae
direitos humanos
Concurso público
saúde mental
Universidade estadual
educaçÃo infantil
educaçÃo física
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
Excelentíssimo senhor
santa maria
Poder judiciário
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ensino aprendizagem
língua portuguesa
Colégio estadual
recursos humanos
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
Dispõe sobre
público federal
educaçÃo universidade
secretaria municipal
catarina prefeitura
Conselho municipal
Componente curricular
conselho estadual
Serviço público