Ementas e programas das disciplinas optativas



Baixar 90.5 Kb.
Página1/10
Encontro14.01.2022
Tamanho90.5 Kb.
#55130
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10



EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

MAQUINAÇÕES SUBJETIVAS: REFLEXÕES SOBRE OS MODELOS DE MÁQUINA E A NOÇÃO DE SUBJETIVIDADE  
PROFESSORES ARTHUR FERREIRA E MARTINHO SILVA (UFRJ)

Objetivo

O curso tem como objetivo apresentar o surgimento e as principais problematizações dos Estudos CTS (Ciências, Tecnologias e Sociedades), buscando discutir suas implicações para a compreensão, o sentido, o ensino e a prática do desenvolvimento científico e tecnológico. A ciência e a tecnologia ocidentais têm sido historicamente apresentadas e ensinadas como se constituíssem um conhecimento ‘puro’, ‘universal’ e ‘neutro’, e, portanto, separável do mundo social. Os Estudos CTS postulam que esta ‘pureza’ não faz sentido, uma vez que fatos e artefatos, se e quando atingem uma forma final ou estabilizam-se por períodos mais ou menos longos, fazem-no através de uma rede complexa de condicionalidades e interações, justapondo elementos heterogêneos. Nesta rede socializam-se elementos humanos e não humanos. Fatos e artefatos constituem e são constituídos por meio de enredamentos sociotécnicos, e, desta forma, pode-se desconstruir as muitas linhas divisórias convencionais entre ciências naturais e ciências sociais, mostrando a impossibilidade de se dissociar o “natural” ou “técnico” do “social” ou “cultural”.

Portanto, para compreender a fabricação de um fato científico e/ou de um artefato tecnológico, isto é, o duplo movimento pelo qual é construído e encontra seu espaço de aceitação e circulação, é necessário analisar as redes sociotécnicas que o fato engendra e pelas quais é engendrado, sem as quais seria esvaziado de todo conteúdo e todo futuro. Para descrever estas tramas, aonde quer que elas levem, é fundamental a noção de rede sociotécnica, “o fio de Ariadne destas histórias confusas” (Latour,1984). Assim, o conhecimento científico e tecnológico passa a ser visto como feito de múltiplas operações efetuadas sobre uma multidão de representantes, de intermediários de todos os gêneros, aliados ou adversários, seres humanos ou não, que são numerosos e diversos, mas que se encontram traduzidos e articulados em uma rede sociotécnica.

Para lograr alcançar seu objetivo, o curso se propõe a traçar um panorama histórico apontando para a formação deste novo campo de conhecimento, especialmente coma obra de Ludwick Fleck e Thomas Kuhn, até alcançar osseminais estudos de laboratório e da Teoria do Ator-Rede, cuidando igualmente de, em linhas gerais, discutir os efeitos e as consequências dos Estudos CTS para a compreensão e a prática da tecnociência no Brasil.





Baixar 90.5 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10




©psicod.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
conselho nacional
concurso público
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
oficial prefeitura
terapia intensiva
Curriculum vitae
Boletim oficial
direitos humanos
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
educaçÃo física
saúde conselho
Centro universitário
Conselho regional
Poder judiciário
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
ciências humanas
Atividade estruturada
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
Dispõe sobre
ensino aprendizagem
recursos humanos
outras providências
Conselho municipal
secretaria municipal
catarina prefeitura
público federal
educaçÃo universidade
psicologia programa
Serviço público
Componente curricular
Corte interamericana