Curso o que é marxismo leninismo



Baixar 25.14 Kb.
Página1/3
Encontro09.09.2020
Tamanho25.14 Kb.
  1   2   3

Curso o que é marxismo leninismo

A questão do esquerdismo no movimento comunista – Eduardo Mara

As reflexões feitas no modulo foram baseadas no livro Esquerdismo, doença infantil do comunismo escrito por Lenin em 1920. No decorrer da obra, Lenin discutiu um desvio teórico e político da tática dos comunistas de seu tempo, e buscou extrair de sua análise os elementos que se apresentam como tendência universal, ou seja, que podem se repetir na história, embora se reapresentem com novas determinações.

Para entender o debate feito por Lenin é preciso recuar no tempo e discutir o contexto e algumas das consequências de dois acontecimentos históricos que causam grandes transformações no interior do movimento comunista: a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) e a Revolução Russa (1917).

A guerra provocou um profundo debate na II Internacional. Lenin, assim como outros revolucionários pelo mundo, entendiam que o conflito não dizia respeito diretamente aos trabalhadores e que os revolucionários deveriam defender a paz entre as nações e buscar transformar a guerra interimperialista em guerra civil, ou seja, em guerra contra os burgueses de cada pais. Para Lenin, o apoio a guerra significava o apoio a divisão imperialista do mundo, a defesa da espoliação capitalista dos territórios.

A posição da II Internacional foi de deixar os Partidos Comunistas de cada pais decidirem sobre a questão. O resultado é o apoio de parte das organizações as burguesias nacionais e a entrada na guerra1. Em outras palavras, se priorizou as questões nacionais em detrimento das questões de classe. A consequência deste posicionamento se manifestou na ruptura entre os comunistas e os sociais democratas, ou com a II Internacional.2

Neste período, se desenvolvia um processo alternativo a posição política da II internacional na Rússia. Os Bolcheviques enxergavam na guerra uma janela histórica que poderia conduzir a revolução socialista. Anos mais tarde, em 1917, os revolucionários tomam o poder e criam o a União Soviética.

A vitória da revolução na Rússia trouxe problemas novos ao movimento comunista e ao marxismo de modo geral. Pois até então falar em revolução internacional significava unir a classe trabalhadora de todos os países na luta contra suas burguesias. Mas essa classe trabalhadora não constituía um estado próprio que representasse seus interesses. A partir da vitória de outubro de 1917 falar em política internacional é se colocar ao lado da construção do Estado Soviético.

O primeiro desses problemas era a necessidade da ajuda da revolução internacional para auxiliar a transição ao socialismo na Rússia. Esta questão adquiriu no imediato após a revolução russa uma importância central, pois os revolucionários russos tiveram o grande desafio de garantir as conquistas do processo revolucionário, ao mesmo tempo em que lidava com a reação interna do exército contrarrevolucionário e a ameaça externa das burguesias dos países que faziam fronteira com a Rússia.

A solução encontrada pelos revolucionários foi a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, assinado com representantes das potencias centrais. O tratado oficializou a saída da União Soviética da guerra e ficou marcado pelas duras condições impostas pelos países imperialistas. Um dos pontos, por exemplo foi a desanexação de uma parte considerável do território Soviético3. O tratado representou um enorme recuo necessário para garantir as conquistas da revolução e a existência do Estado soviético.


Baixar 25.14 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual