Curso de licenciatura em letras lingua portuguesa disciplina: psicologia da aprendizagem professora: eunice braga



Baixar 32.95 Kb.
Encontro21.06.2019
Tamanho32.95 Kb.
#35984

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LINGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PROFESSORA: EUNICE BRAGA

ALUNA: ELIFRANCE PANTOJA FRANÇA DA SILVA

MATRICULA: 11697002530

RELÁTORIO PARCIAL DE PESQUISA DE CAMPO


TAILÂNDIA – PA

2017

ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO DO ESTADO DO PARÁ- EETEPA



AULA 1

TURMA: 1º C

Durante uma aula expositiva sobre Trovadorismo a professora usou o recurso Datashow para abordar o tema. Diversas imagens com conteúdo resumido, pouco tempo para exposição e assunto delongado.

Analises:

Observando o comportamento e a reação dos alunos diante da exposição da aula com o Datashow, averiguei o quão cansativo e enfadonho é o processo de ensino de Literatura para este novo público tão conectado com a tecnologia. Sala climatizada, a meia luz provocando o sono amaciado com a voz calma e tranquila da professora ao explicar o assunto. Enquanto alguns dormiam outros usavam o celular para olhar as atualizações das redes sociais, whatsapp e jogos. A professora observava, porém, preferia pedir silencio e continuar a explicação para cumprir conteúdo programático.

Aula expositiva com recurso do Datashow tornou-se uma extensão resumida do livro didático.

AULA 2

TURMA: 1º C



A professora havia proposto a turma que usassem o whatsapp para criação deum grupo no qual ela enviaria um texto para todos os alunos que participassem do grupo para que eles pudessem ler antecipadamente e assim no momento da aula pudessem debater sobre a lição de moral que a leitura da fabula “O leão e o javali” havia despertado nos alunos. Essa atividade, contudo não foi bem sucedida por que assim que puderam alguns alunos abandonaram o grupo que tinha sido criado, apesar de não terem dado nenhuma justificativa plausível demonstraram total falta de interesse na proposta da educadora.

Analises:

A partir deste caso descrito acima, entendemos que não basta a inserção de um dado recurso tecnológico em sala para que a aula seja bem sucedida. E que também é bastante necessário que haja conscientização e colaboração de todos os envolvidos para que seja possível o sucesso de uma determinada atividade.

AULA 3


TURMA: 1º C

O livro didático não foi usado em nenhum momento durante a aula, apesar de esta nas mãos dos alunos, a professora usou os prints que estavam salvos no smartphone para passar no quadro o assunto da aula.

Analises:

Os alunos não deixaram de expor sua insatisfação pela falta de uso dos livros e o peso que eles representam em suas mochilas, o uso dos prints que a professora usou pode ter ajudado a passar o assunto, porém se ela tivesse compartilhado com os alunos por meio do smartphone ela teria economizado tempo e poderia ter interagido melhor com os alunos. Poderia ter sido uma aula ótima.

AULA 4

TURMA: 1º C



Nesta aula a professora perguntou aos alunos se eles queriam copiar do quadro ou pagar para imprimir um texto, e claro que os alunos preferiram pagar para xerocar o material da aula. A professora demorou em media de 10 minutos para encontra o texto em seu notebook e assim dar o pen drive para o chefe de turma imprimir e xerocar, até a volta do aluno com os textos. Esperamos em media 25 a 30 minutos para a aula realmente começar, enquanto isso todos os alunos incluindo a professora usavam os celulares totalmente distraídos. Quando o chefe de turma retornou a sala com os textos, ainda foi dado 15 minutos para leitura e resolução do exercício de interpretação que o texto acompanhava.

Na metade do tempo da 2ª aula a professora passou uma pesquisa sobre o gênero literário: poema para que cada aluno apresentasse na sala o que haviam feito na próxima aula, nesse momento o chefe de turma propôs que ele pesquisasse o assunto e montasse uma apostila igual para todos os alunos e que houvesse a coleta para pagamento da mesma, e assim todos concordaram.



Analises:

É perceptível que a professora não utiliza os recursos tecnológicos para tornar a sala de aula um ambiente de troca de conhecimento agradável, apesar de ter o notebook e o pen drive a disposição não havia Datashow disponível por parte da escola. A maioria usava o celular, mas não para estudar ou contribuir com a aula.
Catálogo: pluginfile.php -> 245207 -> mod forum -> attachment
pluginfile.php -> Neylane paz ribeiro bezerra rosangela do socorro sousa costa rosely da silva barbosa silva
pluginfile.php -> Img src= data: image/jpeg
pluginfile.php -> Relatório de estágio de observaçÃo e de regência do ensino fundamental
pluginfile.php -> Pesquisa interventiva em instituiçÃO: etnografia, cartografia
pluginfile.php -> Universidade federal do pará instituto de ciências sociais aplicadas faculdade de administraçÃo curso de bacharelado em administraçÃo pública alessandra Lousada e Lousada Letícia Rodrigues de Oliveira Santos Rogério de Aguiar Morais
pluginfile.php -> Universidade federal do pará instituto de ciências sociais aplicadas faculdade de administraçÃo curso de bacharelado em administraçÃo pública alessandra Lousada e Lousada Letícia Rodrigues de Oliveira Santos
pluginfile.php -> Objeto: Sistema Psicológico
attachment -> 1- a escola e os desafios oriundos das tecnologias de informaçÃo e comunicaçÃo- tic
attachment -> Elifrance Pantoja França da Silva

Baixar 32.95 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
conselho nacional
concurso público
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
oficial prefeitura
terapia intensiva
Curriculum vitae
Boletim oficial
direitos humanos
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
educaçÃo física
saúde conselho
Centro universitário
Conselho regional
Poder judiciário
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
ciências humanas
Atividade estruturada
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
Dispõe sobre
ensino aprendizagem
recursos humanos
outras providências
Conselho municipal
secretaria municipal
catarina prefeitura
público federal
educaçÃo universidade
psicologia programa
Serviço público
Componente curricular
Corte interamericana