Curso de gnose on line escola gnóstica do brasil arcano 1 1ª Edição – 1981 –



Baixar 342.68 Kb.
Página1/13
Encontro06.04.2018
Tamanho342.68 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13



CURSO DE GNOSE ON LINE
ESCOLA GNÓSTICA DO BRASIL
ARCANO 1
1ª Edição – 1981 – (experimental)

2ª Edição – 1984 – (ampliada)

3ª Edição – 1993 – (revisada)

4ª Edição – 2000 – (revisada)

5ª Edição – 2001 – (revisada)

6ª Edição – 2002 – (revisada)

7PPaPP Edição – 2004 – (revisada e ampliada)

Coordenação geral, pesquisa e texto final:
Karl Bunn
TUTUkbunn@fundasaw.org.brUUTT
Editoração
Alex Alves

TUTUiheve@fundasaw.org.brUUTT

CURSO DE GNOSE ON LINE – ESCOLA GNÓSTICA DO BRASIL
ARCANO 1 - INTRODUÇÃO


O QUE É A ESCOLA GNÓSTICA DO BRASIL

A ESCOLA GNÓSTICA é a autora deste curso e deste sistema didático para o ensino da Nova Gnose. Portanto, algumas informações acerca dos autores e da história deste curso são necessárias e importantes para situar o estudante no contexto gnóstico dos séculos XX e XXI.


A ESCOLA GNÓSTICA faz parte da Fundação Samael Aun Weor, com sede na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Foi criada em 12 de novembro de 1983, por um grupo pioneiro de estudiosos da obra de Samael Aun Weor.
A ESCOLA GNÓSTICA é uma instituição universal e não-sectária. Seu maior objetivo é o de ensinar de forma pura e íntegra a gnose do Venerável Mestre Samael Aun Weor – Kalki Avatar da Era de Aquário. O segundo maior objetivo da ESCOLA GNÓSTICA é o de dar apoio, suporte e assessoria às instituições gnósticas e às Ordens Iniciáticas de todo o mundo que queiram compreender a “filosofia gnóstica de vida”.
Para isso, ao longo de sua história, a ESCOLA GNÓSTICA foi criando e desenvolvendo cursos, palestras, seminários, eventos e atividades, que hoje são oferecidos e realizados de forma contínua e permanente, de acordo a um calendário anual de realizações.
Complementa esse quadro de atividades a realização de obras caritativas e de ajuda humanitária.



O REAPARECIMENTO DOS GNÓSTICOS

Outros detalhes e informações você encontra em nosso portal TUTUwww.gnose.org.brUUTT . Mas, resumindo, os gnósticos do século XX reaparecem em 1950 em terras sul-americanas — mais especificamente na Colômbia. Samael Aun Weor é o Grande Mestre Gnóstico do século XX, tendo escrito, quando em vida, mais de 60 livros, hoje traduzidos para as principais línguas faladas do mundo. A publicação de seus livros deu origem à Nova Gnose, hoje em processo de expansão em todos os continentes do mundo.


Além da obra escrita, Samael deixou gravadas cerca de 300 conferências e cátedras especiais, grande parte delas já transcritas e impressas. Além disso, Samael, durante sua vida, criou 5 grandes instituições mundiais, a partir das quais derivaram as milhares de associações, grupos, escolas e núcleos de estudos, práticas e trabalhos sociais, humanitários e culturais hoje atuantes e existentes no mundo, as quais atuam de forma independente e autônoma. UUImportante:UU Ninguém lidera ninguém na gnose mundial. Nenhuma Escola ou linha gnóstica é sucessora ou herdeira da obra e da missão do Mestre Samael. Todos trabalhamos de forma livre, soberana e autônoma. Todos somos herdeiros e continuadores de sua obra.
Os pouco mais de 50 anos de história da Nova Gnose podem ser resumidos em algumas etapas distintas e sucessivas. Tudo começou a partir da publicação do livro O Matrimônio Perfeito, na Colômbia, no começo de 1950. Mesmo com tiragem modesta, este livro veio a público como uma bomba, tendo extremecido os alicerces do pensamento espiritual desse país, transformando-o no epicentro de uma verdadeira revolução intelectual e espiritual que se estendeu, depois, para os demais países latinos. De 1950 a 1960 são publicados outros livros, como A Revolução de Bel, Tratado de Medicina Oculta, Curso Zodiacal e muitos outros.
Essa fase inicial foi tremendamente difícil e penosa, tanto para Aun Weor e sua família quanto para seus primeiros discípulos e instrutores. Em 1952, por conta de suas idéias e ideais, Aun Weor acaba indo para a prisão sob a acusação de curandeirismo e porque seus primeiros livros revelavam o segredo do Grande Arcano (a Magia Sexual), algo que nenhum líder espiritual da época aceitava, criticando-o como obra pornográfica. Aun Weor e os novos gnósticos foram, como nos primórdios do cristianismo, severamente perseguidos pelas autoridades e pelos líderes espirituais do seu país. Não restou a Aun Weor e a sua família, nos anos seguintes, outra alternativa que não a de abandonar a Colômbia, indo refugiar-se no México, onde viveu até o último de seus dias.
Cabe destacar que durante os anos de 1950 Samael buscou união e apoio junto a diversos líderes espirituais do mundo, porém, com pouca aceitação. Dessa iniciativa surgiu a ALAS-AGLA que perdurou por poucos anos, tendo em vista o falecimento de seus dois líderes. Serviu essa aliança de ensaio para o surgimento do Movimento Gnóstico Cristão Universal, que se consolidou nos anos 60. Cumpre destacar ainda que nos anos 50 surgem, com Aun Weor, destacados discípulos que acabaram se tornando, depois, grandes sustentadores e impulsionadores da obra gnóstica no continente latino.
Na década de 60 a Nova Gnose de Samael Aun Weor alcança praticamente todos os países americanos de fala espanhola e parte do Brasil. No Brasil, os livros de SAW começam a ser editados em 1962, porém, sua circulação ficou restrita a algumas cidades por falta de dinheiro para divulgar e por falta de interesse dos espiritualistas brasileiros da época.
Durante o período de 1962 a 1972, exceto pela realização de conferências e a edição de alguns livros em português, nada mais se fez. Serviram esses anos para consolidar internacionalmente o Movimento Gnóstico e, também, para apresentar ao público o pensamento político da Nova Gnose, uma faceta que poucos conhecem, mas que representa a plataforma filosófica do que será a organização social, política e econômica da Era de Aquário, ainda distante no futuro.
Sobre o assunto, Samael escreveu 3 livros, além de haver deixado muitas mensagens de cunho humanitário, como as propostas contidas na criação do Instituto de Caridade Universal em todos os países do mundo. Esse material está resumido em um ARCANO neste curso de Nova Gnose.
Mas, o período mais produtivo e marcante de Samael foi a década de 1970. Nessa época, Samael escreveu suas mais importantes e definitivas obras, como As 3 Montanhas, Pistis Sophia Desvelada, O Mistério do Áureo Florescer, A Revolução da Dialética, dentre outros.
No campo institucional, Samael criou a Igreja Gnóstica e a Associação Gnóstica de Estudos de Antropologia e Ciências. Realizou grandes Congressos e Concílios internacionais com a presença de milhares de estudantes, instrutores e líderes de todas as partes do mundo.
O coroamento da obra de Samael se dá na noite de 24 de dezembro de 1977, quando vem a desencarnar em sua própria casa junto aos familiares e discípulos mais íntimos depois de haver cumprido 90 dias de terríveis sofrimentos físicos por conta das últimas etapas de suas Altas Iniciações, no final da Segunda Montanha.
A partir desta data, a Noite de Natal passou a ter um duplo significado para os novos gnósticos. Enquanto o mundo celebra o nascimento do Menino Deus em Belém, os novos gnósticos celebram também o rito de passagem do seu Grande Mestre e Líder para o outro Plano Existencial.


ORIGENS HISTÓRICAS DA ESCOLA GNÓSTICA DO BRASIL

Em 1972, a Gnose é trazida a Curitiba por um misionero internacional . Criou-se, na época, aqui, uma instituição chamada UUMovimento Gnóstico Cristão Universal do BrasilUU.


É de Curitiba que, pela primeira vez, a obra de SAW ganha alcance e projeção nacionais, através da criação e lançamento do primeiro curso de Gnose por correspondência, estruturado num sistema de monografias semanais.
Em pouco tempo, mais de 3.000 (três mil) pessoas se inscrevem no curso, considerado um grande sucesso, tendo em conta a realidade social, política e econômica do país na época, que somava 70 milhões de almas. Este trabalho serviu inclusive de semeadura para o surgimento de vários grupos e instituições gnósticas em diferentes partes do país nas décadas seguintes.
É dentro deste contexto que, em 1973, o idealizador da ESCOLA GNÓSTICA e da Fundação Samael Aun Weor e escriba deste curso passa a ser, ao mesmo tempo, testemunha e personagem ativo da história gnóstica brasileira.
Na época, o Brasil vivia a repressão da ditadura militar e, por causa disso, haviam agentes do sistema de informação do regime militar infiltrados em nosso meio para saber se tínhamos a intenção de subverter a ordem do país ou ameaçar o sistema vigente.
Poucos meses de haver entrado no Movimento Gnóstico este escriba, por força de circunstâncias, foi levado a assumir funções administrativas. Outros meses depois, igualmente, por conta da desistência de ilustres membros da instituição, novamente tivemos que assumir, desta vez, cargos espirituais. Desde então, nunca mais paramos de trabalhar em favor da causa gnóstica no mundo.
Com a desencarnação do Mestre Samael em 1977, o Movimento Gnóstico do Brasil sofre grande evasão de estudantes, instrutores e líderes, como também ocorre em todas as partes do mundo. No Brasil, com isso, poucos permaneceram trabalhando e muito menos ainda aqueles que seguiram ativos até a entrada do novo milênio.
PAZ INVERENCIAL



PRIMEIRAS PALAVRAS

Disse Buddha:



Não devemos crer em algo meramente porque seja dito.

Nem em tradições só porque elas vêm sendo transmitidas desde a antiguidade.

Nem em rumores e em textos de filósofos porque foram esses que os escreveram.

Nem em ilusões supostamente inspiradas em nós por um Deva (ou seja: através de inspiração espiritual).

Nem em ilações obtidas de alguma suposição vaga e casual.

Nem porque pareça ser uma necessidade análoga.

Nem devemos crer na mera autoridade de nossos instrutores ou mestres.

Entretanto, devemos crer quando o texto, a doutrina ou os aforismos forem corroborados pela nossa própria razão e consciência.

Por isso vos ensinei a não crerdes meramente porque ouvistes falar. Mas quando houverdes acreditado de vossa própria consciência, então, devereis agir de conformidade e intensamente.
Essas palavras de Buddha, que encontramos na obra de HPB, A Doutrina Secreta, espelham, com exatidão, o espírito da Nova Gnose e os princípios do método de ensino desenvolvido pela ESCOLA GNÓSTICA.
Nos tempos atuais, quando tantos se apresentam como santos, profetas, mestres, herdeiros, sucessores, continuadores ou instrutores espirituais, é prudente examinar, com muita atenção, tudo que é dito e escrito.
Nós, da ESCOLA GNÓSTICA, não somos nem nos julgamos mestres ou donos da verdade. Não brigamos para ter razão. Tampouco buscamos títulos ou honrarias. Nem queremos convencer mentes e egos alheios. Nem estamos interessados no dinheiro de sua conta bancária, nem em fazer da gnose um negócio pessoal (ainda que tenhamos que pedir algo em troca por conta de nosso trabalho e para manutenção de nosso trabalho). Nosso maior objetivo é ajudar os buscadores da Luz Maior a encontrarem a Verdade dentro de si mesmos. Queremos auxiliar a todos a pensarem por si mesmos, a gerarem autoconceitos e a seguirem somente Àquele que está dentro de cada um.
A Nova Gnose, sintetizada nas páginas deste curso, é uma sabedoria tão antiga quanto o mundo. Aliás, não existe nada de novo debaixo do sol. O “novo” de hoje é a mesma ciência arcana dos antigos Hierofantes, Magos e Sacerdotes, que nasceu na velha Lemúria, perpetuou-se por toda a Atlântida, chegando aos primeiros arianos e, desses, até nossos dias.
Essa ciência antiga, aos poucos, está sendo redescoberta e resgatada em diferentes partes do mundo. Portanto, longe de nós a pretensão de saber tudo ou de poder esgotar todas as possibilidades dos assuntos que aqui serão apresentados num esquema didático com a finalidade única de organizar o pensamento porque a verdade está dentro de cada ser humano. É preciso evocá-la e realizá-la no exercício penoso e paciente das atividades do dia-a-dia. Por isso, advogamos o livre pensar, o livre agir e o livre sentir. Tudo deve ser, contínua e permanentemente, revisto, reestudado e reinvestigado. Mas, acima de tudo, “praticado”.
Nossa base, nossa visão, nossa concepção, nosso método de trabalho, pesquisa e análise é de caráter holístico e universal. A Nova Gnose é uma filosofia holística de vida — e, como tal, deve ser vista, analisada e estudada. Qualquer ação ou iniciativa que desconsidere o caráter holístico e universal dos ensinamentos destes arcanos levará, fatalmente, à conclusões equivocadas ou parciais.
— Mas, por que o caráter holístico da Nova Gnose?
A concepção holística é a tônica da Nova Era. Em verdade, o conhecimento universal sempre foi holístico em todos os tempos. A visão holística da cultura universal e das civilizações sempre esteve presente em todas as grandes escolas do pensamento da antiguidade. Aparentemente, só o homem moderno é que disso não não tem consciência.
A ninguém, na Idade de Ouro antiga da humanidade, era possível arquitetar, aceitar ou conceber uma idéia, sentença, aforismo ou sistema senão dentro de uma visão global do homem, da natureza e da divindade — o que sempre exigia, como exige até hoje, um estudo inter e transdisciplinar que sempre levava à Grande Síntese ou ao Conhecimento Único.
As diferentes épocas, sistemas, culturas, escolas, Instrutores e Mestres do Tempo e da Eternidade sabiam que existem três categorias ou níveis de ensinamento e aprendizado para as distintas humanidades:


  1. Escolas, sistemas, conhecimentos, mestres, instrutores, ciência e técnicas que ensinam os rudimentos do Conhecimento Único. São, por assim dizer, o UUJardim de InfânciaUU do Conhecimento Único (Gnose).




  1. Escolas, sistemas, conhecimentos, mestres, instrutores, ciência e técnicas que ensinam UUa formar (fabricar, forjar ou fazer) a AlmaUU.




  1. Escolas, sistemas, conhecimentos, mestres, instrutores, ciência e técnicas que levam ao UUnascimento e à encarnação do Cristo ÍntimoUU.

Neste curso, de forma ordenada e didática, abordaremos os três níveis do Conhecimento Único e como é possível galgar os degraus superiores, até cada qual poder andar com suas próprias pernas, saindo do estágio de Imitatus para o de Adeptus.


Bem-vindo ao nosso curso de NOVA GNOSE ou CONHECIMENTO ÚNICO. Esperamos que, aqui, finalmente, você possa encontrar o caminho de volta à casa paterna e ali desfrutar dos tesouros espirituais do teu verdadeiro e imortal Ser.
Paz Inverencial!




Baixar 342.68 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual