UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
LETRAS- INGLÊS
ATIVIDADE ESTRUTURADA
VIVIANE NUNES SANTOS
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇA DE 10 ANOS
MAUÁ, 2017.
VIVIANE NUNES SANTOS
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇA DE 10 ANOS
Atividade Estruturada Realizada para a disciplina Psicologia Do Desenvolvimento e da Aprendizagem (CEL0241/2368164) 9010, válido para o terceiro semestre do curso de Letras-Inglês na Universidade Estácio De Sá.
Professora: Therezinha de Jesus Conde Pinto
MAUÁ, 2017.
Nome da Instituição: CESA Luiz Gushiken - Parque Andreense – Santo André
Data: 20/05/2017
Aluna: Débora Candido da Silva, 10 anos.
Relatório: Desenvolvimento e Aprendizagem de Criança De 10 Anos
Desenvolvimento físico e psicomotor
O aspecto do desenvolvimento físico da criança em observação é considerado acima do normal para sua faixa etária sua altura e seu peso podem ser comparados com um adolescente de 13 ou 14 anos. Sua força física também é considerada acima do normal, já que em alguma atividade de disputa ela segue em vantagem. A criança faz algumas atividades complementares à educação escolar, e por muitas vezes se queixa de cansaço e constantemente apresenta sinais de sonolência e até mesmo já chegou a dormir e não participou das atividades, a sonolência está relacionada à falta de sono adequado, a criança já relatou que por muitas vezes dormiu mais de 1h00 da manhã, pois ficou acorda até tarde assistindo televisão, sendo que precisa acordar às 5h30 para ir à escola. Sua alimentação é bem calórica, costuma alimentar-se bem, porém sem diversidade na sua alimentação, que não tem uma qualidade nutricional adequada para seu desenvolvimento.
Cognição e aprendizagem escolar
Na escola apresenta dificuldades em cálculos, mas no geral é considerada uma criança inteligente, nada fora do comum está dentro da normalidade, e tem condições de melhora. Nas aulas perde a concentração com muita facilidade, a professora tenta chamar atenção, porém ela se dispersa novamente, perdendo assim o rendimento nas aulas tanto para ela como para os outros colegas. A Débora é muito criativa e gosta de desenhar, costuma desenhar pessoas e é bem atenta a detalhes que passaria facilmente despercebido por muitos, ela tem um olhar, uma visão bem peculiar quando expressa sua arte.
Desenvolvimento social
Referente ao desenvolvimento social a Débora fala com adultos e crianças sem constrangimentos, ela é bem desinibida e extrovertida, porém tem certa dificuldade em manter suas amizades, por ter um comportamento imaturo para sua idade ela constantemente entra em conflito com seus colegas. Ela tem mais afinidade com as crianças menores já que tem umas atitudes e brincadeira imaturas. Reage com grande afetividade quando encontra os professores e outros adultos do ambiente escolar, chegando a ser agressiva quando os abraça, demonstra grande simpatia e por ser uma criança muito carente tenta assim chamar a atenção das pessoas. A mãe é muito carinhosa e dá muita liberdade a ela tenta atender todos os pedidos e vontade da criança, já o pai é autoritário e sempre que acontece algo fora do programado ele tenta culpar alguém ou a própria criança, é agressivo e ameaça a filha, e aparenta ter muito receio do pai.
Desenvolvimento emocional
Emocionalmente é uma criança extremamente carente, aparenta haver uma disputa entre as meninas da mesma idade, ela tem interação melhor com os meninos, essa disputa que apresenta é devido ao fato de querer ser notada pelos adultos ela tem essa necessidade bem evidente. Geralmente ignora as outras crianças quando há algum adulto por perto, sempre querendo ter algum contato, conversar e se não recebe a atenção que almeja ela fala alto e grita para que seja o centro da atenção do adulto.
Conclusão
Não existe o certo ou errado na criação de uma criança, fatores como a hereditariedade, o ambiente, os aspectos culturais, enfim tudo que faz parte do meio onde a criança se encontra pode influenciar no seu desenvolvimento. Por isso a importância de todo o cuidado principalmente dos pais, criando o melhor ambiente possível, dando sempre seu melhor para contribuir com o desenvolvimento pleno dos seus filhos. Tudo se correlaciona, por isso, o ser humano é uma espécie única entre todos os seres vivos e se diferencia uns dos outros por todos esses aspectos.
Compartilhe com seus amigos: |