Artigos processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky



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Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Psicol. estud. v.8 n.2 Maringá jul./dez. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722003000200016 



ARTIGOS

 

Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky1



 

The process of creation of a  musical: an objectification of the subjectivity, based on  Sartre and Vygotsky

 

 



Kátia Maheirie

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC

Endereço para correspondência

 

 



RESUMO

O sujeito é compreendido neste trabalho como constituído e constituinte do contexto social, e a música como uma linguagem reflexivo-afetiva, capaz de construir sentidos coletivos e singulares. Entendemos como reflexiva toda atividade humana que objetiva predominantemente uma racionalidade; e, como afetivas as objetivações que, embora mediadas por uma racionalidade, contemplam sobremaneira emoções e sentimentos. A partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky, compreendemos que nos processos de criação musical os sujeitos unificam dialeticamente a aprendizagem dos conhecimentos técnicos, numa postura afetiva, a qual implica em relações entre percepção, imaginação, sentimentos e emoções. O músico, no processo criativo, transforma os sons numa objetividade subjetivada, como negação dialética do determinismo de um contexto, já que nele deixa, necessariamente, a marca da sua subjetividade. O processo de criação musical deve ser compreendido sempre como um produto histórico-social, completamente inserido no contexto no qual se dá.




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