ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS COLÉGIOS JESUÍTICOS NO BRASIL COLONIAL
PEREIRA, M. A.;
FERREIRA JUNIOR, A.;
HAYASHI, M. C. P. I.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
1 – INTRODUÇÃO
A educação jesuítica no Brasil Colonial é um tema pouco explorado pela historiografia da educação que lhe reserva um espaço exíguo nas obras referenciais da História da Educação, conforme já alertaram os pesquisadores da área (BITTAR & FERREIRA JUNIOR, 2003; FERREIRA JUNIOR & BITTAR, 2004).
No entanto, essa realidade deveria ser diferente, principalmente, por se tratar de um período significativo da atuação pedagógica dos jesuítas no país, hegemônica durante duzentos e dez anos (1549-1759). Com base nessa constatação, o presente estudo identificou e analisou a produção científica brasileira nessa temática, com foco nos colégios jesuíticos, disponível em bibliotecas digitais de teses e dissertações, contribuindo para a historiografia da educação brasileira.
Dentro desta perspectiva, é importante observar que o estudo é uma contribuição da área de Ciência da Informação para o campo da História da Educação, considerando que não apenas analisou a produção científica em fontes de informação on-line, mas também, ampliou o campo de estudos sobre esse relevante período histórico da nossa educação, que ainda permanece na sombra haja vista a constatação de Bittar & Ferreira Junior (2003) sobre os exíguos estudos existentes no país.
Segundo Cardoso (1995 apud FERREIRA JUNIOR; BITTAR, 2004) essa tendência da historiografia atual em abandonar os estudos de alguns temas por causa dos “modismos”, impede o desenvolvimento do conhecimento na área. Diante desse fato, fui motivada a elaborar e a desenvolver esse estudo, não apenas para identificar e descrever, mas também para interpretar e analisar a produção científica sobre os primeiros séculos da educação brasileira.
Considero ainda que o estudo dessa produção científica tornou-se relevante para a reconstrução da própria historiografia nacional e também para demonstrar o papel que as fontes de informação on-line assumem na disseminação das informações e no desenvolvimento da própria pesquisa científica em Educação.
Partindo da idéia de que a avaliação da produtividade científica deve ser um dos elementos principais para o estabelecimento e acompanhamento de uma política nacional de ensino e pesquisa, uma vez que através dela é possível obter um diagnóstico das reais potencialidades de determinados grupos e/ou instituições, surge a necessidade de escolher como fazer essa avaliação. No caso desse estudo a técnica usada foi a Bibliometria.
Diante destas considerações iniciais pretendeu-se responder neste estudo às seguintes questões de pesquisa: o que revela a produção científica disponível em bibliotecas digitais de teses e dissertações sobre os colégios jesuíticos e quais são as visões sobre os colégios jesuíticos oriundas de teses e dissertações? Já os objetivos do presente estudo foram: apresentar o panorama da colonização brasileira e da educação jesuítica no período colonial com base na visão de alguns autores da historiografia nacional que refletiram sobre o tema; identificar a produção científica em Educação sobre colégios jesuíticos no Brasil colonial disponível em algumas das principais bibliotecas digitais de teses e dissertações do país; analisar a produção científica em educação jesuítica no Brasil Colonial tendo como objeto de estudo os colégios jesuíticos; analisar a produção científica sobre os colégios jesuíticos oriunda de dissertações e teses através dos seguintes parâmetros bibliométricos: título, resumo, palavras-chave, temática, autoria, origem geográfica e institucional e nível acadêmico dos autores.
Compartilhe com seus amigos: |