Análise da produçÃo científica de teses e dissertaçÕes sobre os colégios jesuíticos no brasil colonial



Baixar 244 Kb.
Página1/12
Encontro30.09.2018
Tamanho244 Kb.
#23124
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12



ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS COLÉGIOS JESUÍTICOS NO BRASIL COLONIAL
PEREIRA, M. A.;

FERREIRA JUNIOR, A.;

HAYASHI, M. C. P. I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
1 – INTRODUÇÃO
A educação jesuítica no Brasil Colonial é um tema pouco explorado pela historiografia da educação que lhe reserva um espaço exíguo nas obras referenciais da História da Educação, conforme já alertaram os pesquisadores da área (BITTAR & FERREIRA JUNIOR, 2003; FERREIRA JUNIOR & BITTAR, 2004).

No entanto, essa realidade deveria ser diferente, principalmente, por se tratar de um período significativo da atuação pedagógica dos jesuítas no país, hegemônica durante duzentos e dez anos (1549-1759). Com base nessa constatação, o presente estudo identificou e analisou a produção científica brasileira nessa temática, com foco nos colégios jesuíticos, disponível em bibliotecas digitais de teses e dissertações, contribuindo para a historiografia da educação brasileira.

Dentro desta perspectiva, é importante observar que o estudo é uma contribuição da área de Ciência da Informação para o campo da História da Educação, considerando que não apenas analisou a produção científica em fontes de informação on-line, mas também, ampliou o campo de estudos sobre esse relevante período histórico da nossa educação, que ainda permanece na sombra haja vista a constatação de Bittar & Ferreira Junior (2003) sobre os exíguos estudos existentes no país.

Segundo Cardoso (1995 apud FERREIRA JUNIOR; BITTAR, 2004) essa tendência da historiografia atual em abandonar os estudos de alguns temas por causa dos “modismos”, impede o desenvolvimento do conhecimento na área. Diante desse fato, fui motivada a elaborar e a desenvolver esse estudo, não apenas para identificar e descrever, mas também para interpretar e analisar a produção científica sobre os primeiros séculos da educação brasileira.

Considero ainda que o estudo dessa produção científica tornou-se relevante para a reconstrução da própria historiografia nacional e também para demonstrar o papel que as fontes de informação on-line assumem na disseminação das informações e no desenvolvimento da própria pesquisa científica em Educação.

Partindo da idéia de que a avaliação da produtividade científica deve ser um dos elementos principais para o estabelecimento e acompanhamento de uma política nacional de ensino e pesquisa, uma vez que através dela é possível obter um diagnóstico das reais potencialidades de determinados grupos e/ou instituições, surge a necessidade de escolher como fazer essa avaliação. No caso desse estudo a técnica usada foi a Bibliometria.

Diante destas considerações iniciais pretendeu-se responder neste estudo às seguintes questões de pesquisa: o que revela a produção científica disponível em bibliotecas digitais de teses e dissertações sobre os colégios jesuíticos e quais são as visões sobre os colégios jesuíticos oriundas de teses e dissertações? Já os objetivos do presente estudo foram: apresentar o panorama da colonização brasileira e da educação jesuítica no período colonial com base na visão de alguns autores da historiografia nacional que refletiram sobre o tema; identificar a produção científica em Educação sobre colégios jesuíticos no Brasil colonial disponível em algumas das principais bibliotecas digitais de teses e dissertações do país; analisar a produção científica em educação jesuítica no Brasil Colonial tendo como objeto de estudo os colégios jesuíticos; analisar a produção científica sobre os colégios jesuíticos oriunda de dissertações e teses através dos seguintes parâmetros bibliométricos: título, resumo, palavras-chave, temática, autoria, origem geográfica e institucional e nível acadêmico dos autores.


Catálogo: acer histedbr -> jornada -> jornada8 -> txt compl
txt compl -> Nos parece certo admitir que toda a discussão sobre a melhoria de nosso sistema educacional na contemporaniedade perpassa fund
txt compl -> Liberalismo clássico: origens históricas e fundamentos básicos
txt compl -> Saberes psicológicos e história da educaçÃo em goiáS
txt compl -> Trabalho na concepçÃo de marx e a precarizaçÃo do trabalhador docente no ensino superior
txt compl -> Grupo escolar: de araguari a raul soares, concepçÃo de infância e alfabetizaçÃO – 1931 a 1961
txt compl -> Primeiro ciclo dos estudos do lazer no brasil
txt compl -> Na dissertação de Mestrado, intitulada “Helena Antipoff e o Ens
txt compl -> Trabalho, transformaçÃo social e educaçÃO
txt compl -> EducaçÃo e imprensa: a escola como signo da modernidade no interior paulista
txt compl -> O papel Social Político do Professor

Baixar 244 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




©psicod.org 2023
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
universidade federal
prefeitura municipal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
oficial prefeitura
terapia intensiva
Boletim oficial
Curriculum vitae
direitos humanos
Concurso público
saúde mental
Universidade estadual
educaçÃo infantil
educaçÃo física
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
Excelentíssimo senhor
santa maria
Poder judiciário
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ensino aprendizagem
língua portuguesa
Colégio estadual
recursos humanos
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
Dispõe sobre
público federal
educaçÃo universidade
secretaria municipal
catarina prefeitura
Conselho municipal
Componente curricular
conselho estadual
Serviço público