A ressurreição Católica nas Livrarias



Baixar 13.71 Kb.
Encontro05.04.2018
Tamanho13.71 Kb.
#3434

A Ressurreição Católica nas Livrarias

Com o avanço evangélico e espírita esperava-se que sucessos literários católicos defenestrassem. Por um momento parecia que a profecia iria se cumprir. Livros evangélicos e principalmente espíritas ocupavam, até a pouco tempo, o rol dos mais vendidos, mas atualmente nos acostumamos a notar que também livros católicos entram nessa lista. Padres vendendo bem, até mais que pastores e médiuns, revelam que quem apostava no falecimento do catolicismo no Brasil, pelo menos em seu meio literário, terá que repensar bastante. O mega sucesso de Ágape (ed. Globo) do Padre Marcelo Rossi, que se tornou o livro mais vendido da história do Brasil com 7,5 milhões de exemplares, parece ter sido o iniciador da ressurreição católica. Invadindo principalmente a autoajuda tradicional os livros católicos, até para se adequarem a esse tema, sofreram modificações em sua estrutura. Não são mais livros religiosos puros, onde os dogmas católicos são apresentados com frieza, mas são livros que tocam a psicologia de quem os lê. As crenças católicas são apresentadas, mas com uma nova abordagem. Um grande exemplo dessa leva é São Jorge - O Poder do Santo Guerreiro (ed. Singular) do Padre Jeferson Mengali onde a biografia do santo mescla-se com ensinamentos psicológicos.

Claro que jornalistas e outros profissionais também se interessariam em pesquisar e escrever sobre o assunto. Há uma grande tiragem de livros-reportagem sobre temas católicos que também enveredam pelo sucesso dos livros católicos em si, embora eles tenham abordagem diferente. Por serem reportagens e, claro, por serem seculares, não possuem o viés religioso dos livros católicos tradicionais, mas são bem aceitos pelos que se interessam por esse tipo de leitura. Há o grande sucesso dos livros Maria, que já está na casa dos 40 mil exemplares vendidos, e Aparecida (ambos da ed. Globo) com 150 mil exemplares vendidos, de Rodrigo, bem como as biografias do Padre Marcelo Rossi feitos por jornalistas como Padre Marcelo Rossi - uma vida dedicada a Deus (ed. Best Seller) de Heloisa Marra e Padre Marcelo Rossi – a superação pela fé (ed. Panda Books) de Edison Veiga.

Claro que, também, ateus e céticos se interessariam pelo tema. Nessa leva toda me chamou atenção um. Intitulado Virgem Maria – Entre Ateus e Cristãos, do historiador Waldon Volpiceli, o livro relata diferentes aparições de Maria na história da humanidade e nos dá uma perspectiva cética e ateísta sobre eles. Segundo o autor o livro foi recusado por 8 editoras, talvez temerosas de confrontar a Mãe de Deus (no Brasil livros ateus questionando o próprio Deus são até aceitos, mas questionando a Mãe de Deus nem tanto) sendo encontrado apenas na Amazon em ebook. Não que o livro não revele o que pensam os cristãos (aqueles cristãos que veneram Maria, as chamadas Igrejas Marianas: Igreja Católica, Ortodoxa, Copta e Anglicana). O livro conta a aparição em si e diz como a notam céticos e religiosos sobre o devido tema, até com debates fictícios entre eles. Estava faltando nessa leva um livro com perspectiva ateísta sobre esse tema, mas o livro tem o mérito de não defender nenhum lado: as duas perspectivas são apresentadas e o leitor tira as suas próprias conclusões. Pessoalmente creio que esse tipo de livro não muda a crença de quem o lê. Quem tem uma perspectiva cética sobre as aparições de Maria, por exemplo, quem não crê nelas, dificilmente se convencerá com os argumentos dos crentes que o livro apresenta. Nesse ínterim também que crê nas aparições, ou pelo menos considera sua possibilidade, dificilmente será seduzido pela interpretação cética do fenômeno.



A nova leva de livros católicos é bem-vinda, até por que são livros que dizem “Jesus te ama” em vez de dizer que existem tais e tais verdades absolutas que, se você não os seguir, estará condenado.

Para quem gosta de querelas teológicas, boa leitura.

Baixar 13.71 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2023
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
universidade federal
prefeitura municipal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
seletivo simplificado
Conselho nacional
oficial prefeitura
terapia intensiva
Boletim oficial
Curriculum vitae
direitos humanos
Concurso público
saúde mental
Universidade estadual
educaçÃo infantil
educaçÃo física
Centro universitário
saúde conselho
ciências humanas
Excelentíssimo senhor
santa maria
Poder judiciário
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ensino aprendizagem
língua portuguesa
Colégio estadual
recursos humanos
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
Dispõe sobre
público federal
educaçÃo universidade
secretaria municipal
catarina prefeitura
Conselho municipal
Componente curricular
conselho estadual
Serviço público