A eficácia simbólica



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Lévi-Strauss. A eficácia simbólica (1949)


A eficácia simbólica 
A eficácia simbólica
1
O primeiro grande texto mágico-religioso conhecido pertencente a cul-
turas sul-americanas, que acaba de ser publicado por Wassen e Holmer, 
lança luzes totalmente novas sobre certos aspectos da cura xamânica e 
coloca problemas de interpretação teórica que o excelente comentário 
dos editores certamente não esgota. Gostaríamos de reexaminá-lo aqui, 
não da perspectiva lingüística ou americanista que foi sobretudo ado-
tada na discussão desse texto até agora (Holmer & Wassen 
), mas 
para tentar extrair dele implicações gerais.
Trata-se de um longo encantamento, cuja versão indígena ocupa 
dezoito páginas divididas em quinhentos e trinta e cinco versos, coleta-
do junto a um velho informante de sua tribo pelo índio cuna Guillermo 
Haya. Como se sabe, os Cuna vivem no território da república do 
Panamá, e o saudoso Erland Nordenskiöld lhes dedicou especial aten-
ção, chegando até a formar colaboradores entre os indígenas. No caso 
que nos interessa aqui, foi depois da morte de Nordenskiöld que Haya 
enviou a seu sucessor, o dr. Wassen, um texto redigido na língua ori-
ginal e acompanhado de uma tradução em espanhol, que Holmer se 
encarregaria de revisar cuidadosamente.
O objetivo do canto é ajudar num parto difícil. Sua utilização é 
relativamente excepcional, já que as mulheres indígenas da América 
Central e da América do Sul parem com mais facilidade do que as 
das sociedades ocidentais. A intervenção do xamã é, portanto, rara, e 
ocorre em caso de fracasso, a pedido da parteira. O canto começa por 
. Este artigo, dedicado a Ferdinand de Saussure, foi publicado em Lévi-Strauss 
d.


magia e religião
uma descrição da aflição desta última, sua visita ao xamã, a saída deste 
em direção à casa da parturiente, sua chegada e seus preparativos, que 
consistem em fumigações de feijões e cacau queimados, invocações e 
confecção das imagens sagradas, os nuchu. Essas imagens, esculpidas 
em determinadas madeiras, que lhes dão sua eficácia, representam os 
espíritos protetores que o xamã emprega como assistentes, e que pega 
pela cabeça para levá-los até a morada de Muu, força responsável pela 
formação do feto. A explicação do parto difícil é que Muu extrapolou 
suas atribuições e se apossou do purba ou “alma” da futura mãe. Por 
isso, todo o canto consiste numa busca, a do purba perdido, que será 
restituído depois de muitas peripécias, como a demolição de obstáculos, 
a vitória sobre animais ferozes e, finalmente, um grande torneio entre o 
xamã com seus espíritos protetores e Muu com suas filhas, com a ajuda 
de chapéus mágicos cujo peso elas não conseguem suportar. Vencida, 
Muu permite que o purba da paciente seja descoberto e libertado, o par-
to se realiza, e o canto termina enunciando os cuidados tomados para 
que Muu não escape atrás de seus visitantes. Não se trata de um com-
bate contra a própria Muu, que é indispensável para a procriação, mas 
apenas contra seus abusos; uma vez corrigidos, as relações tornam-se 
amigáveis, e a despedida que Muu dirige ao xamã equivale praticamente a 
um convite: “Amigo nele, quando você irá voltar para me ver?” (p. 
).
Até aqui, traduzimos o termo nele por xamã, o que pode parecer 
impróprio, já que a cura não parece exigir nenhum êxtase ou passagem 
para outro estado por parte do oficiante. Contudo, o objetivo primeiro 
da fumaça de cacau é “fortalecer suas roupas” e “fortalecer” a ele próprio, 
“torná-lo valente para enfrentar Muu” (pp. - ) e, mais importante, a 
classificação cuna, que distingue entre vários tipos de médicos, mostra cla-
ramente que o poder do nele possui fontes sobrenaturais. Os médicos indí-
genas se dividem em nele, inatuledi absogedi. As duas últimas funções 
se referem a um conhecimento dos cantos e dos remédios que se obtém 
mediante estudo e que é verificado por exames, ao passo que o talento do 
nele é considerado inato e consiste numa vidência que descobre imediata-
mente a causa da doença, isto é, o lugar do rapto das forças vitais, específi-
cas ou gerais, pelos maus espíritos, pois o nele é capaz de mobilizá-los para 
Tradução


A eficácia simbólica 
fazer deles seus protetores ou seus assistentes (Nordenskiöld 
: ss). 
Trata-se, conseqüentemente, de um xamã, ainda que sua intervenção no 

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