2- a grande expansão do comércio internacional



Baixar 11.52 Kb.
Encontro09.09.2020
Tamanho11.52 Kb.

Pag 80

1- A globalização, compreendida como um intercâmbio econômico, cultural, de espécies e pessoas não pode ser mais revertida. Assim, o que acontece com países pouco integrados à economia internacional é a dependência econômica e política de outras nações.

2- Sim , pois , os Estado Unidos em meio as guerras no oriente médio tem posto seus homens a favor do irã o que não é certo por não ajudar em nada, porém, apenas china, coreia do norte e Russia juntamento dos estados unidos possuem armas atômicas, vivemos em um mundo capitalista aonde o comercio e o consumismo mandam e desmandam, qualquer disputa por território ou interesses em matéria prima podem virar motivo para tal guerra.

Pág 81


1- Podemos afirmar que certamente o local influenciam de forma grande na conquista dos direitos femininos. Isso ocorre em decorrência das diferentes culturas e visões de mundo que as mais diversas partes do mundo apresentam.

Sabe-se que em locais onde a mídia é muito restrita ou pouco há liberdade do debate entre mulheres e entre a população em geral infelizmente a conquista de tais direitos torna-se muito dificulta.

Pág 82

1- Imagine um carro de uma empresa nos Estados Unidos projetado pelo arquiteto italiano, montado no Brasil com auto peça e chineses e comercializado em países do Mercosul. Ou, então uma teleconferência entre um presidente de empresa na frança, um diretor canadense e executivo mexicanos. Na pauta, a estratégia de corte de funcionários na filial brasileira. Esses são dois exemplos situação relacionada ao processo de globalização ou mundialização.



2- A grande expansão do comércio internacional.

O grande avanço dos transporte e das tecnologias de informação.

O fluxo intenso de informações em quase todo mundo.

3- A conferência de Bretton Woods, realizado nos Estados Unidos em 1944, definiu as bases dos sistemas econômicos financeiro internacional: criou o Fundo Monetário Internacional (FMI), e o Banco Mundial ou banco internacional para reconstrução e o desenvolvimento (Bird) e o acordo Geral de tarifas e Comércio (GATT), a partir do qual seria construído, em 1995, a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Todas as vezes organizações foram concebidas para manter a saúde financeira da economia capitalista Internacional e evitar crises graves como a que sucedeu a queda da bolsa de Nova York, em 1929, a missão do FMI e a conceder empréstimos a países membros cujo endividamento possa comprometer o equilíbrio econômico. O Banco Mundial concede empréstimos a programas sociais e de infraestrutura; a OMC regula o comércio internacional e atua como árbitro dos conflitos comerciais entre países e entre blocos regionais.

4- O número de empresas que operam internacionalmente.

5- Truste- Caracteriza-se pela função de empresas, criando grupos que tendem a monopolizar o mercado e regular o preço dos produtos.

Cartel- consiste na associação de empresas que definem preços e repartem mercados (em geral, por meio de acordos secretos entre elas)

6- A ocidentalização do mundo significa levar a cultura e costumes do ocidente para o mundo todo. Exemplos: Comidas japonesas e artes márcias como técnica de combate.

7- As tecnologias de informação contribuíram para a globalização das atividades financeiras porque proporcionaram a tecnologia necessária para que ocorresse a integração das instituições financeiras e dos mercados mundiais.

Sem a tecnologia da informação não seria possível que as transações bancárias e financeiras pudessem ser feitas a nível inter-estadual e internacional.

O mercado internacional, para existir, precisava da tecnologia avançada que somente a TI proporcionou. Atualmente é possível movimentar capitais em qualquer parte do mundo globalizado.

8- O Crescimento Econômico e as Crises Financeiras são como lados de uma mesma moeda, pois ainda que haja crescimento econômico em um país ou região, ele nunca é constante, havendo períodos de crises.

É possível perceber a presença de Crises Econômicas em praticamente todas as civilizações da História, desde a Grécia e Roma Antiga até os dias atuais.

As crises financeiras ocorrem em função do desequilíbrio entre a oferta e a demanda, impedindo o Crescimento Econômico. Quando existe mais demanda do que oferta, ocorre uma crise de superprodução. Já quando há muita demanda e pouca oferta, ocorre a crise de escassez.

9- a) Entre a Europa.

b) Mesma resposta anterior, a Europa se mantém em primeiro.

c) Os dados acima apresentam a forma como a globalização haja através do comércio, poderemos notar que todos elementos acabam exportando para todos os demais e isso demonstra o poder do transporte e da informação que permite que os países tenham mais conhecimento.

10-

a) Hoje a china é reconhecida por fabricar vários produtos eletrônicos e vender por todo o mundo em questão a globalização.



b) O Brasil ficaria nas últimas posições. Globalização facilita a relação econômica e cultural entre países. E economicamente falando, O Brasil tá um desastre

11- A tendência do capitalismo pode-se depreender da notícia é a especialização do trabalho, pois a lógica de mercado faz com que surjam novas profissões e especializações e preparo sejam necessários.

Isso ocorre porque a competitividade não se dá apenas no campo das empresas, mas também no dos trabalhadores, sendo que aqueles que não conseguem se qualificar acabam ficando com trabalhos com menores salários.

12- Uma empresa globalizada tem filiais em muitas partes do mundo, esse novo sistema de comunicação permite realizar reuniões ao vivo não presenciais, isso reduz muito os gastos com viagens e estádia.



13- Analisando a charge abaixo temos a conclusão de que a fala do árbitro "eu quero uma luta injusta, ok!?" é irônica e se refere ao contexto da globalização e de uma economia de livre mercado, onde as grandes potências possuem vantagens em relação aos pequenos países.

A crítica do autor é válida, mas vale mencionar que nesse modelo econômico qualquer país pode especializar-se, desenvolvendo-se em determinada área, gerando empregos, atraindo indústrias e capital, o que pode gerar recursos para modernizar o país e melhorar a vida dos seus cidadãos.
Baixar 11.52 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino médio
ensino fundamental
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
Boletim oficial
Curriculum vitae
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
ciências humanas
Conselho regional
ensino aprendizagem
Colégio estadual
Dispõe sobre
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Componente curricular
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
conselho estadual