Watson e o comportamento



Baixar 19.35 Kb.
Encontro02.03.2019
Tamanho19.35 Kb.

Watson e o comportamento

O comportamento

A preocupação central de Watson foi desmarcar-se da psicologia tradicional, que tinha por objecto o estudo da mente, da consciência, através da introspecção.

Declara a necessidade de a psicologia se constituir como ciência autónoma e objectiva. Embora não negando os estados mentais e a consciência, considera que não se podem constituir como objecto de estudo da psicologia, são constituintes da vida pessoal.

“A psicologia como a vê o comportamentalista é um ramo puramente objectivo das ciências naturais. A sua finalidade teórica é a previsão e o controlo do comportamento. (…) Creio que podemos escrever uma psicologia (…) recorrendo a termos como estímulo e resposta, formação e integração de hábitos e aprendizagem. A psicologia que eu pretendo elaborar toma como ponto de partida o facto observável (…).”

E vai ser em termos de estímulo – resposta que Watson orienta a sua concepção: para ter o estatuto de ciência rigorosa e objectiva, a psicologia terá de definir como objecto de estudo o comportamento.

O comportamento é:

. O conjunto de respostas (R) de um individuo a um estímulo (E) ou a um conjunto de estímulos (situação)

R = f(S)

O objectivo desta corrente é estabelecer as relações entre estímulos e as respostas, entre causas e efeitos. O comportamento é o conjunto de respostas determinadas pela situação do meio físico ou social. Pode ir desde um simples acto reflexo, como afastar a mãe de uma agulha, a actos mais complexos..

O papel do meio

“Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas, e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas ao acaso, prepará-la-ei para se tornar um especialista que eu seleccione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus ancestrais.”

Uma ideia central do behaviorismo decorre da sua concepção de ser humano: uma página em branco inicial que o meio e a educação vão moldar. A importância decisiva dos factores do meio no desenvolvimento da criança, para os behavioristas, está claramente reflectida nas afirmações de Watson que acima foi referido.

Os comportamentos são, portanto, aprendizagens condicionadas pelo meio onde nos encontramos inseridos; o comportamento humano é produto de associações de uma resposta (R) a um estímulo (E) ou um conjunto de estímulos (S – situação).

Com uma experiencia feita com uma criança, o autor conclui que grande parte das respostas dos seres humanos são resultado de aprendizagens condicionadas do meio.

Rejeita qualquer ideia de transmissão hereditária de uma aptidão ou qualidade de carácter. O meio constrói o ser humano, daí a importância da educação.

Metodologia de investigação

Watson recorre ao Método experimental. Define uma amostra da população dividindo-a em dois grupos. No grupo experimental faz variar o factor que considera responsável pelo comportamento. No grupo de controlo não há qualquer intervenção. O comportamento dos dois grupos é depois comparado. Se se concluir que a variável que se manipulou modifica o comportamento, e depois de confirmado por outras experiências, faz-se a generalização para a população.



Para o autor, só o método experimental asseguraria o carácter científico À psicologia liberta de métodos qualitativos e subjectivos.

Baixar 19.35 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa