Universidade moderna kurt lewin e a dinâmica de grupo



Baixar 47,2 Kb.
Página1/11
Encontro05.06.2018
Tamanho47,2 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

UNIVERSIDADE MODERNA KURT LEWIN E A DINÂMICA DE GRUPO

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer a vida de Kurt Lewin, bem como o seu trabalho sobre o tema da Dinâmica de Grupo.

A primeira parte dá-nos uma perspectiva geral do fenómeno da Dinâmica de Grupo; a segunda parte será dedicada à vida e obra de Kurt Lewin; a terceira e última parte constituirá uma explicação detalhada da teoria explicativa da Dinâmica de Grupo de Kurt Lewin.




Dinâmica de Grupos – objectivos

Dinâmica de grupo : termo introduzido em psicologia social por Kurt Lewin e que designa acção e comportamento de um grupo humano actuante.

Este termo apareceu pela primeira vez, em 1944 o seu estudo consiste na relação existente entre a teoria e a prática, em psicologia social .

O objectivo da dinâmica de grupos ( quer em psicologia, quer em física ) é relacionar o objecto ( teoria ) à situação / acontecimento ( prática ) , ou seja, tem sempre em certa o meio envolvente do objecto em questão, e nunca isolando cada um eles .

Para a dinâmica de grupos, o objectivo / estratégia fundamental para o estudo de um indivíduo ou de um grupo é abordar / acompanhar as vivências ( das pessoas em estudo) no seu espaço vital, isto é , o espaço próprio, um espaço individual que é importante para a sobrevivência de cada um, e que deve de ser respeitado.

É neste espaço vital, que se observa o indivíduo ou o grupo, na maneira, no comportamento que têm perante determinadas situações problemáticas (ou não) .

Este estudo, não se aplica somente ao indivíduo, mas também aos grupos, visto que um grupo não é um agregado de indivíduos, mas sim um conjunto de pessoas que são independentes .

Sendo que dinâmica de grupos, designa acção e comportamento, é através da ligação existente entre a teoria e a pratica que vamos obter respostas, reforçando assim a aproximação dos problemas sociais e dos problemas individuais de cada um, visto a dinâmica de grupos, ser influenciada por uma atitude experimental .

Assim o investigador da dinâmica de grupos poderá colocar hipóteses, duvidas e em seguida confirmá-las testá-las para uma experiência planificada .

Com tudo isto, Lewin descobriu que para modificar as ideias e o comportamento social das pessoas, determinados métodos de discussão e de decisão em grupos apresentavam grandes vantagens em relação ás conferências e ao ensino individual .

Em soma , o objectivo da dinâmica de grupos é estudar / observar o indivíduo / grupo no seu “mundo “ para que assim através da relação entre a teoria e a pratica, se possa “ mudar “ ou alterar comportamentos e ideias , de modo a que haja uma mudança, uma evolução positiva .




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal