Universidade federal do ceará – faculdade de medicina



Baixar 52,39 Kb.
Página1/2
Encontro11.03.2018
Tamanho52,39 Kb.
  1   2



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE MEDICINA

Disciplina: Medicina e Espiritualidade

Coordenadora: Profª Eliane Oliveira (Dep. de Morfologia ) Carga horária: 20 horas

Local: Departamento de Morfologia – elianemedufc@yahoo.com.br

Data: 24 à 28 de julho de 2006

Das Utopias
Se as coisas são inatingíveis... ora !

Não é motivo para não querê-las..
Que tristes os caminhos, se não fora.
A presença distante das estrelas !
(Quintana, 1999: 36)

EMENTA: A ciência tradicional, fundamentada numa ótica cartesiana que separava o todo em partes que evoluíram em um tempo linear, ficou estupefata ante a revolução ocorrida na década de 20 com a descoberta do mundo quântico. Surgiu um novo paradigma em que o tempo não é mais linear, onde o espaço é relativo, onde a mente influencia o surgimento da matéria, onde existe a possibilidade real da existência de mais de quatro dimensões em nosso universo e todas as coisas existentes estão interconectadas. Surgiu uma forma nova de abordagem em todas as áreas do conhecimento humano.

A medicina ocidental se defronta, também com uma infinidade de abordagens estranhas ao seu conhecimento. Na medida em que a medicina

oriental se faz conhecida no ocidente, pesquisas surgem em todo o mundo detectando fatos e realidades aparentemente novas. A homeopatia e a acupuntura, que se fundamentam nesse outro paradigma, já são especialidades médicas. Já se pesquisa a influência da fé e da oração na cura. Pesquisas em neurociência buscam desvendar o mistério do que seja mente e consciência, como surge a consciência das sensações, das percepções e as experiências mentais de expansão da consciência.

Já existe uma fisiologia propondo um sistema mental que envolve o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imunológico, estabelecendo as bases da psiconeuroimunologia, a qual sustenta teoricamente a bioquímica das emoções. Já se pesquisa também como os pensamentos e as emoções alteram os parâmetros biofísicos do Ser e como as tensões musculares, a alimentação correta, a respiração correta e a correção de posturas físicas, influenciam na dimensão emocional e mental do Ser. Mais ainda, como a dimensão espiritual do ser influencia em todos esses níveis.

Esses aspectos já amplamente conhecidos de todas as tradições espirituais, comumente ainda são ignorados pela medicina tradicional ocidental, ou quando muito, são abordados apenas pela ótica fragmentada e dissociada do paradigma tradicional. Perdemos nossas origens, pois a medicina Hipocrática considerava a doença como um desequilíbrio entre as influências ambientais, os modos de vida e os vários componentes da natureza humana, sendo o processo de cura algo que surge das profundezas do Ser. Ao médico caberia ajudar, assistir e cuidar dessas forças naturais dentro de um rigoroso código de ética.

No sentido de reencontrar com as bases originais da prática médica (um cuidar físico, emocional, mental, social e ESPIRITUAL), é nossa intenção propor esse resgate que longe de ser mágico ou místico, é atual, científico e amplamente pesquisado, abordando o ser humano como um ser espiritual, multidimensional, que possui uma vertente biológica, social , psicológica e cultural.

OBJETIVOS:

A base científica do Novo Paradigma ( Paradigma da Física Quântica)

Perceber a noção de multidimensionalidade e interconexão do Ser

Apoderar-se de conceitos de Cuidar, de Saúde e de Doença no novo paradigma

Conhecer as principais linhas de pesquisa sobre Medicina e Espiritualidade

Suscitar no estudante de Medicina valores humanos que compõem a Espiritualidade

Promover nos estudantes de Medicina a consciência no cuidar de si

Articular os principais conceitos em tanatologia na relação Medicina e Espiritualidade

Passar para o estudante de Medicina a necessidade da compaixão e do amor no cuidar,

ou seja, dos ideais hipocráticos.
METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas teóricas , vivenciais e filmes


AVALIAÇÃO:

Relatórios e participação nas aulas.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal