Universidade federal do ceará – faculdade de medicina



Baixar 3.17 Mb.
Página1/2
Encontro05.09.2018
Tamanho3.17 Mb.
  1   2




UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE MEDICINA

Disciplina: Medicina e Espiritualidade

Médicos de Homens e de Almas”



Coordenadora: Profª Eliane Oliveira (Dep. de Morfologia)

Carga horária: 20 horas

Local: Departamento de Morfologia – elianemedufc@gmail.com

Data: 29 de junho à 3 de julho de 2009
(...) sabedoria absoluta, esta não existe

senão em Deus.

Paulo Freire

EMENTA:

Nos meados do século 18 a medicina moderna transformou-se em ciência, os cientistas de então consideravam o mundo e o corpo humano uma máquina sem “mente” e o pensamento uma secreção do cérebro. Iniciava-se assim a medicina mecanicista, materialista. Passamos a achar que todas as doenças são curáveis, embora a sua ineficácia da medicina mecanicista no combate a doenças crônicas, degenerativas e relacionadas com a idade.

Vale salientar que o materialismo é um pressuposto filosófico,

Pelos meados do século 19 médicos e cientistas começaram a redescobrir uma antiga verdade: que a mente humana pode afetar o corpo. Pesquisas revelaram que doenças como hipertensão e úlceras pépticas ocorrem quando seres humanos e animais são submetidos a tensão física e psicológica. Jean Martin Charcot, grande neurologista francês do século 19 estudou as reações histéricas e o efeito da sugestão nas funções orgânicas. Sigmundo Freud, discípulo de Charcot, ampliou essas idéias e ressaltou a influência do inconsciente no comportamento (DOSSEY, 1999). Descobriu-se o conceito da sinergia mente-corpo que tanto pode gerar efeitos positivos quanto negativos no corpo. Surgiu uma fisiologia propondo um sistema mental que envolve o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imunológico, estabelecendo as bases da psiconeuroimunologia, a qual sustenta teoricamente a bioquímica das emoções. Surgiram estudos acerca dos pensamentos e as emoções alterando os parâmetros biofísicos do Ser ; e como as tensões musculares, a alimentação correta, a respiração correta e a correção de posturas físicas, influenciam na dimensão emocional e mental do Ser

Porém na década de 20 com a descoberta do mundo quântico, surgiu um novo paradigma em que o tempo não é mais linear, onde o espaço é relativo, a matéria cedeu lugar a energia, a comunicação é não local, a consciência é capaz de influir nos eventos, selecionar possibilidades, e existe a possibilidade real da existência de mais de quatro dimensões em nosso universo e todas as coisas existentes estão interconectadas. Surgiu uma forma nova de abordagem em todas as áreas do conhecimento humano.

Cientistas modernos descobriram a não localização da mente como parte da estrutura do universo. Centenas de pesquisadores discutem experiências onde a consciência humana atua fora dos limites do cérebro e do corpo. Estuda-se há algumas décadas em diversas Universidades Americanas e Européias diversos assuntos como:

Experiências de Quase-Morte (EQM); Visões no leito de morte; Reencarnação; Experiências fora do corpo; Visualização Criativa; Prece intercessória (intenção de cura a distância, comprovando-se que as pessoas podem podem ajudar a curar mentalmente outras pessoas situadas à distãncia), Telepatia, e muitos outros.

A medicina ocidental se defronta, também com uma infinidade de abordagens estranhas ao seu conhecimento. Na medida em que a medicina oriental se faz conhecida no ocidente, pesquisas surgem em todo o mundo detectando fatos e realidades aparentemente novas. A homeopatia e a acupuntura, que se fundamentam nesse outro paradigma, já são especialidades médicas no Brasil. Pesquisas em neurociência buscam desvendar o mistério do que seja mente e consciência, como surge a consciência das sensações, das percepções e as experiências mentais de expansão da consciência.

. Mais ainda, como a dimensão espiritual do ser influencia em todos esses níveis.

A medicina Hipocrática considerava a doença como um desequilíbrio entre as influências ambientais, os modos de vida e os vários componentes da natureza humana, sendo o processo de cura algo que surge das profundezas do Ser. Ao médico caberia ajudar, assistir e cuidar dessas forças naturais dentro de um rigoroso código de ética.

No sentido de reencontrar com as bases originais da prática médica (um cuidar físico, emocional, mental, social e ESPIRITUAL), é nossa intenção propor esse resgate que longe de ser mágico ou místico, é atual, científico e amplamente pesquisado, abordando o ser humano como um ser espiritual, multidimensional, que possui uma vertente biológica, social, psicológica e cultural. E na integração corpo-espírito temos referenciais teóricos que demonstram que: A relação do ser humano com Deus é uma necessidade básica para a manutenção da saúde!

OBJETIVOS:

Compreender o Ser Humano como um ser Espiritual, que a consciência pode libertar-se do corpo, e que ela tem a faculdade de atuar no próprio corpo e de forma não-local.

A base científica do Novo Paradigma (Paradigma da Física Quântica)

Perceber a noção de multidimensionalidade e interconexão do Ser

Apoderar-se de conceitos de Cuidar, de Saúde e de Doença no novo paradigma

Conhecer as principais linhas de pesquisa sobre medicina e espiritualidade

Suscitar no estudante de Medicina valores humanos que compõem a espiritualidade

Promover nos estudantes de Medicina a consciência no cuidar de si

Articular os principais conceitos em tanatologia na relação medicina e espiritualidade

Passar para o estudante de Medicina a necessidade da compaixão e do amor no cuidar ou seja, dos ideais hipocráticos.




Baixar 3.17 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa