Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Expressão Gráfica



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Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Departamento de Expressão Gráfica



PROGRAMA DE ENSINO1


Código

Disciplina

EGR 5110

Teoria da Luz e Cor




H/A

Créditos

Créditos Teóricos

Créditos Práticos

72

04

2

2




Pré-requisito

Equivalência

Ofertada ao(s) Curso(s)

---

EGR7109

Design de Animação

Design Gráfico

Design de Produto





Ementa

Cor e percepção visual. Processos fisiológicos. Princípios básicos da física da cor. Cor-Luz e cor-pigmento. Esquemas de composição cromática: harmonias e contrastes. Sistemas de cores: CMYK, RGB, HSB, PANTONE características e usos. A cor em displays. Cor de processo e cor especial. O uso da cor no Design Gráfico. A cor no processo de projeto: conceituação x especificação.

Objetivos da disciplina

Geral:

Identificar as especificidades conceituais e técnicas da cor constituída a partir dos meios gráficos e digitais, tendo em vista as aplicações no campo do design.


Específicos:

  • Utilizar os meios gráficos tradicionais e computacionais como ferramentas para construção de estruturas cromáticas;

  • Sistematizar estratégias de harmonização cromática através de exemplos visuais e exercícios;

  • Identificar as especificidades dos modelos cromáticos RGB, CMYK, HSB, NCS e suas aplicações;

  • Desenvolver soluções cromáticas para imagens e/ou estruturas espaciais paradigmáticas;

  • Conhecer enfoques metodológicos que orientam o emprego a cor no âmbito do projeto, enfatizando aspectos conceituais, comunicacionais e operacionais;

  • Ampliar a capacidade expressiva a partir do emprego dos códigos cromáticos;

Conteúdo Programático

  1. Fundamentos da teoria da cor.

  2. Cor e percepção visual. Fisiologia da visão;

  3. Física da cor. Cor-Luz e cor-pigmento;

  4. Classificação das cores;

  5. Métrica da cor. Espaço cromático;

  6. Esquemas cromáticos. Escalas. Harmonias. Contrastes.

  7. O sistema cromático informatizado. Modelos básicos: RGB, CMYK e HSB, LAB, NCS. Características e usos;

  8. A cor em displays:a cor impressa x cor projetada;

  9. A cor na produção gráfica: seleção de cores e cor especial

  10. Psicodinâmica das cores em comunicação;

A cor no processo de Design Gráfico, Design de animação e Design de Produto.

Bibliografia

BARROS, Lílian Ried Miller. A cor no processo criativo. Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: SENAC, 2006

BLACK, Roger. Web sites que funcionam. São Paulo: Quark, 1998.

CARLSON, Jeff; MALINA, Toby., FLEISHMAN, Glen. Color. Barcelona: Gustavo Gilli,

CLARK, Nick. Como combinar y elejir colores para el diseño grafico. Barcelona: Gustavo Gilli.

CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo: Nobel, 1987.

DONDIS, A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

FRASER, Tom, BANKS, Adam. O guia completo da cor. São Paulo: Ed. SENAC, 2007.

FIGUEIREDO, Aníbal; PIETROCOLA, Maurício. Luz e cores. São Paulo: FTD, 1997.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. São Paulo: AnnaBlume, 2000.
GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia. São Paulo: AnnaBlume, 2003.

GOLDING, Mordy; WHITE, Dave. Pantone Web color, Guia de cores para web designers. São Paulo:Quark, 1997.


MUNARI, Bruno. Design e comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1992

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Brasília: UNB, 1980.

TISKI-FRANCKOWIAK, Irene. Homem, comunicação e cor. São Paulo: Ícone, 1997 .

WEINMAN, Lynda, HEAVIN, Bruce. Colorindo imagens na web. O recurso definitivo para colorir na web. São Paulo: Quark, 1998.

WEINMAN, Lynda. Design Gráfico na Web. Como preparar imagens e mídia para a web. São Paulo: Quark, 1998.

WONG, W. Principios del diseño en cor. Barcelona: Gustavo Gili


Bibliografia complementar:

ALBERS, Josef. La interacion del color. Madrid: Alianza, 1996.

BERNS, Roy. Color and tecnology

BIRREN, Faber. Principles of color. Van nostrand Reinhold: 1987.

EDWARDS, Betti. Color. NY: 2004

EISEMAN, Leatrice. Pantone web color. Guide to comunicating with color. Flórida: North Light Books , 2004.

FERNANDES, Maria Regina. Da cor magenta.Um tratado sobre o fenômeno da cor e suas aplicações. Rio de Janeiro: 2008.

FOLEY, Hugh; MATLIN, Margaret. Sensación y Percepción. México: Prentice Hall.1996.

GOETHE, J.W. Doutrina das cores. Apresentação, seleção e tradução Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

HELLER, Eva. Psicologia del color. Como actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Barcelona: GG, 2004.

HOLTZSCHUE, Linda. Underestandign color. An introduction for designers. New York: Jonh Wiley & Songs,2002.

ITTEN, Joannes. The art of color. The subjective experience and objective rationale of color. New yorkL Van Nostrand Reinhold, 1973.

KOSSOVITCH, Leon. A emancipação da cor. In: Novaes, Adauto. O olhar. São Paulo: Companhia de Letras, 1988, p.183.

KÚPERS, Harald. Color. Origem, metodologia, sistematização e aplicação. Barcelona: Lectura, 1973.

LICHTENSTEIN, Jaqueline. A cor eloqüente. São Paulo: Siciliano, 1994.

PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2003.

TAUSZ, Bruno. A linguagem das cores. Rio de Janeiro: Edições MG, 1976.

TORNQUIST, F. Color y luz Teoria y practica. Jorrit. Bercelona: GG, 2008.



PASTOREAU, Michel. Dicionário das cores de nosso tempo. Simbólica e sociedade. Lisboa: Editorial Estampa,1997.





1 Programa de ensino elaborado conforme recomendações da Resolução Nº 03/CEPE/84



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