Universidade federal de pernambuco



Baixar 2,13 Mb.
Página1/43
Encontro19.06.2018
Tamanho2,13 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   43

VICTOR-P: Um CVA Chatterbot com Personalidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO



CENTRO DE INFORMÁTICA
2005.1






VICTOR-P: UM CVA CHATTERBOT COM PERSONALIDADE


_______________________________________________
TRABALHO DE GRADUAÇÃO

EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Aluno: Eudes Pimentel Canuto

Orientadora: Flávia de Almeida Barros

Co-orientadora: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco

Agosto 2005

Agradecimentos

A minha família, pelo apoio e incentivo em todos os momentos da minha vida, sejam eles quais forem.

A Martina, pelo amor e carinho dedicados a mim nesses 2 anos e meio que esteve ao meu lado e por tudo que ela representa para mim.

Aos meus amigos, pelo apoio, pelos conselhos, pelas alegrias divididas e experiências vividas, e com quem eu aprendi e aprendo até hoje.

A César Pereira pela boa vontade e ajuda dedicados à realização do trabalho que foi de grande importância.

A Paula Coelho pela ajuda e atenção que teve ao dar sugestões, conselhos e pela gentileza de ceder trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento do projeto.


Aos professores do Centro de Informática, por todo conhecimento passado, em especial Fernando Fonseca pela sua importância na minha formação intelectual.
A Luciano Guedes e Conceição Bezerra, meus companheiros de trabalho, pela compreensão nos momentos difíceis durante a realização do trabalho.
A Patrícia Tedesco, por todo conhecimento e experiência compartilhados, pela ajuda e pelo incentivo.
A Flávia Barros, em especial, pela paciência, ajuda e conhecimento que foram determinantes para a realização do trabalho.

Resumo



Chatterbots são sistemas que têm o objetivo de interagir como usuários em linguagem natural. A inclusão de personalidade possui um papel fundamental, no intuito de melhorar o desempenho desses sistemas, explorando e influenciando o comportamento do usuário. Este Trabalho de Graduação apresenta o VICTOR-P, um CVA que contém um chatterbot com personalidade. Este CVA é parte do Project Management Knowledge Learning Environment (PMK), um ambiente inteligente de ensino sobre gerenciamento de projetos, resultado de um projeto de pesquisa já consolidado. O VICTOR-P tem por objetivo auxiliar estudantes no processo de aprendizado em gerenciamento de projetos, respondendo a perguntas, conversando com os estudantes, dando um feedback imediato para as ações dos estudantes, fornecendo dicas e tentando manter o estudante motivado. As tecnologias envolvidas na criação do chatterbot do VICTOR-P foram a linguagem iAIML, que traz o conceito de intencionalidade dos diálogos, e a arquitetura de construção de chatterbots com personalidade, a Persona-AIML.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   43


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal