Universidade federal de alagoas



Baixar 80.83 Kb.
Página1/8
Encontro05.03.2018
Tamanho80.83 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO
2015.1 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Caminho da página



  • Página inicial / ►

  • Graduação EaD / ►

  • Ciências Sociais - Licenciatura / ►

  • 2015.1 / ►

  • CSLD018 - 2015.1

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Agenda do Curso





Geral

    • Fórum de notícias

    • Fórum de Vídeos e Filmes





Semana de 21/03 a 29/03

Apresentação

Prezadx licenciandx em Ciências Sociais,

Seja bem-vindo a nossa disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais !!!!

A formação em Licenciatura habilita o profissional a trabalhar no campo da Educação, tanto com a prática em sala de aula diretamente quanto com a gestão dos espaços e tempos pedagógicos. A educação transborda o espaço escolar, dizendo respeito a nossas práticas humanas em contextos, apesar de termos uma inclinação a relacionarmos educação com escola. Esta inclinação foi construída sócio historicamente, pois a escola, em nossa sociedade, capturou para si a tarefa de educar, articulando-se tanto em termos de práticas, espaço, relação com o estado, currículo e outras modalidades. Sendo assim, é comum pensarmos que os processos educativos dão-se em ambientes escolares. Porém, tanto o desenvolvimento humano quanto a aprendizagem ultrapassam tais espaços. É neste contexto que pensamos a disciplina “Desenvolvimento e Aprendizagem”, de forma ampla. Porém, por estarmos num curso de Licenciatura, a escola e seus padrões interessam-nos na medida em que esta organização traz reflexos nos processos humanos. Afinal, conforme o Projeto Pedagógico de Ciências Sociais (2013, p. 12), o Curso de licenciatura habilita o egresso, preferencialmente, para atuar como:

“i. Professor da Educação Básica, Fundamental e Médio; ii. Atuando nas disciplinas de Sociologia no Ensino Médio; iii. Atuando nas disciplinas relativas às questões étnicas e multiculturais do Ensino Fundamental”. Ainda, na gestão pedagógica, com foco na elaboração de projetos que envolvam o processo de ensino-aprendizagem; no “planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a entidades públicas ou privadas na área educacional”; bem como na elaboração e análise de materiais didáticos.

Desta forma, torna-se relevante que o licenciando tenha contato com as problemáticas do desenvolvimento humano e da aprendizagem para poder atuar como professor e como gestor.

Pensamos a disciplina enquanto um momento de problematização do desenvolvimento e da aprendizagem, pensando-os na tua prática pedagógica. Assim, a disciplina trará subsídios para a prática pedagógica em ambientes escolares e não escolares e na vida cotidiana. Afinal, estamos em processos de desenvolvimento e em aprendizagem de forma constante em nosso cotidiano. É tanto que fica difícil dizer um momento do dia em que não aprendemos e no qual não nos transformamos ao longo do ciclo vital.

Assim, articulada na formação pedagógica, esta disciplina pensa no ser humano como um ser em construção constante, sempre envolvido em processos de aprendizagem. O desenvolvimento não se dá apenas na infância, como se pensava há tempos atrás, desenvolvemo-nos durante a juventude, idade adulta e velhice e, se olharmos para o lado, perceberemos que a transformação ocorre até a morte.

O campo do Desenvolvimento e Aprendizagem compreende, então, todo o percurso do ser humano em termos científicos. Para uma apresentação do campo, fizemos um recorte, em consonância com a ementa da disciplina, apresentando em pormenores os aspectos da adolescência e da vida adulta, tendo em vista que este será o público privilegiado de tua atuação.

O material apresentado é inspirado em minha prática como professora da disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem no ensino superior e em algumas obras de referência. Destaco aqui algumas obras mais diretamente citadas no livro: Coll, Marchesi, Palácios e colaboradores – Desenvolvimento Psicológico e Educação; Fontana e Cruz - Psicologia e trabalho pedagógico e outras que estão referendadas nas referência de cada capítulo.



A unidade I foi intitulada “Introdução ao Estudo da Psicologia” e apresenta a Psicologia como ciência, problematizando logo de início se trabalhamos com Psicologia ou com Psicologias. Assim, vamos discutir o(s) objeto(s) de estudo da Psicologia(s), a relevância do estudo psi para a formação do professor e os processos do desenvolvimento e da aprendizagem. Teremos muito do nosso cotidiano para dialogar e fazer a relação com as pesquisas desenvolvidas, prestando atenção na diferença entre conhecimento científico e do senso comum, especialmente na discussão quanto à forma de construção do conhecimento científico (métodos e procedimentos para análise e conhecimento da realidade).

A unidade II, intitulada “Psicologia da Aprendizagem” focará as abordagens psicológicas quanto à aprendizagem, especialmente a comportamentalista, cognitivista e sócio-cognitivista. Como essas abordagens são bastante complexas e tratam de alguns fenômenos comuns, mas outros diferenciados, a escolha dos temas será com relação à relevância dos mesmos para os processos de ensino-aprendizagem na escola. Isso porque é com isso que o licenciado se defrontará na prática pedagógica. Destacamos que o processo de ensino não será abordado aqui, na medida em que o tema ultrapassaria a carga horária da disciplina.

A unidade III, Psicologia do Desenvolvimento, abordará o desenvolvimento na infância, na adolescência e na idade adulta, com ênfase maior nas duas últimas etapas. Será mais uma passagem pelos aspectos psicomotor, da linguagem, sócio-afetivo e cognitivo e de sua relação com o processo educativo escolar.

A escolha do referencial teórico de base para o entendimento e condução da prática escolar ficará a cargo de cada licenciando, sendo objetivo da disciplina trazer uma panorama sobre os pressupostos, metodologias de cada uma das abordagens. A perspectiva é de que este seja um passo para a construção do conhecimento sobre o tema da disciplina, sabendo de sua complexidade e abrangência. Refletir e buscar fontes é também um dos intuitos da disciplina.

Espero que possas observar o cotidiano, vendo-o sob mais uma perspectiva, a do Desenvolvimento e da Aprendizagem. E também, que possamos juntos pensar, estudar e atuar na formação de forma implicada e potente. Afinal, a educação é nosso campo e nossa vida. Falo tanto de mim quanto de vocês tendo em vista nossa escolha pela licenciatura :)



Baixar 80.83 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público