Universidade do estado do rio de janeiro



Baixar 111,34 Kb.
Encontro19.05.2018
Tamanho111,34 Kb.



UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

DIRETRIZES PROVISÓRIAS SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)


Dando continuidade ao processo de avaliação de TCC, iniciado em 20121, procuramos incorporar nestas diretrizes as sugestões e as solicitações dos alunos. No gráfico abaixo encontra-se o conjunto das respostas dos alunos e neste a criação de uma disciplina foi a demanda mais frequente, seguida da solicitação de maior divulgação e informações sobre os projetos de pesquisa e encaminhamentos das orientações e disponibilidades dos professores. As presentes diretrizes procuraram incorporar essas solicitações.2

1– DISCIPLINA DE APOIO AO TCC


A sugestão é que, a partir de 2014.2, os Departamentos ofereçam uma disciplina voltada para um primeiro contato com a elaboração de projeto de TCC. Para agilizar a oferta, serão destinadas para esse fim as eletivas “Pesquisa Educacional” e “Produção de Texto”, já existentes. Excepcionalmente, para 2014.2 será utilizada também a eletiva “Pedagogia do Conceito”.

- A partir de 2014.2, será criada uma nova eletiva, interdepartamental, de modo que possa ser oferecida por professores de todos os departamentos; a disciplina terá ementa e bibliografia aberta, de modo que cada professor poderá estruturar e conduzir o curso da maneira que julgar mais produtiva.

- Nesse sentido, tal sugestão não deve ser entendida como uma disciplina de metodologia com conteúdo definido, mas como um espaço, a ser preenchido de maneiras múltiplas e flexíveis, que ofereça aos alunos um primeiro contato com o processo.

- Será feita uma recomendação que a disciplina seja cursada no 6º período. (ver cronograma abaixo)

- O aluno deverá escolher seu orientador entre todo o corpo docente da Febf, incluindo os professores contratados; os professores que assumirem a disciplina eletiva não serão, necessariamente, os futuros orientadores.

- Embora inicialmente oferecida como eletiva, mas recomenda-se que todos os alunos se inscrevam.


3 – CRONOGRAMA

Outra iniciativa que tomamos para atender às solicitações dos alunos foi a criação de etapas para evitar que todas as decisões relativas ao TCC sejam tomadas às pressas, no último período.




  • 6º período:

  • Inscrição em uma das eletivas: “Pesquisa Educacional” ou “Produção de Texto” [em 2014.2, também “Pedagogia do Conceito”] ;

  • escolha do orientador:

- Recomenda-se aos alunos que se inscrevam na disciplina Pesquisa Educacional (1, 2, 3 ou 4) para iniciar uma primeira aproximação com o TCC.

- Ao longo do período, o aluno deverá convidar um professor para ser seu orientador e pedir-lhe que assine o ACEITE (ver ANEXO 1) que deve ser apresentado ao professor final do semestre letivo. Essa escolha poderá, eventualmente, ser modificada ao longo dos períodos posteriores, se o percurso for indicando mudanças de tema, de enfoque ou por outros motivos (afastamento ou licença do professor, etc.).

- A exigência desse convite visa a dar transparência e um mínimo de formalidade para ambas as partes, evitando que o aluno adie o momento de escolher o orientador ou que este seja surpreendido com um pedido de orientação no decorrer do último semestre letivo.

- Nada impede que o aluno faça essa consulta antes, conversando com diversos professores ao longo do curso; esse momento é um prazo máximo ao final do qual essa definição deverá ter sido feita.
* 7º período: elaboração do projeto

- Ao longo do período, já com acompanhamento do Professor orientador, o aluno elabora o projeto ou pré-projeto (escolha do tema, levantamento bibliográfico, leituras e fichamentos);

8º período: redação e apresentação da Monografia (VER ANEXO 2)

4 – TEMAS

As áreas temáticas relacionadas abaixo foram divididas de acordo com as ênfases, mas são apenas sugestões. A relação não é de modo algum exaustiva e os temas aí relacionados tampouco estão necessariamente amarrados aos Departamentos. O tema será livremente decidido na relação de orientação.

A função da lista é apenas dar ao aluno uma ideia do campo temático de cada ênfase e auxiliá-lo na escolha do tema e do orientador.





Departamento de Formação de Professores (DEFP)

Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais (DGSE)

Departamento de Ciências e Fundamentos (DCFE)

Ênfase: Problemas da educação básica

Ênfase: Administração e Políticas Públicas

Ênfase: Educação, Cultura e Sociedade

Alfabetização

Educação infantil

Educação e diversidade

Educação inclusiva

Educação ambiental

Avaliação

Movimentos sociais

Direitos Humanos e violência

Formação docente



Financiamento da educação

Gestão, família e escola

Políticas públicas e Educação

Gestão escolar

Educação não formal e Educação não escolar

Trabalho e Educação

Educação municipal

Educação e diversidade

Movimentos sociais

Trabalho do professor gestor



História da Educação

Sociologia da Educação

Psicologia da Educação

Filosofia da Educação

Educação e Cultura

Educação em ambientes multimídia

Arte e Educação

Mídia, cultura e subjetividade

Educação e diversidade

Movimentos sociais

Mídia e Educação

Estudos Urbanos




ANEXO 1
ACEITE DE ORIENTAÇÃO

Informo que aceito o aluno ­­­­­­­­­­­­_________________________________________, matrícula _____________, como orientando de TCC, com conclusão prevista para o semestre _______.

Professor: ­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________ Mat: _____________________

Data: ___/___/___

ANEXO 2


Material de apoio à elaboração de Monografia

https://docs.google.com/file/d/0B2_u7nv4gMX4ejZERE40eE5SVzJHb3dTQnZ2MGt2Zw/edit?usp=drive_web&pli=1


1 Este gráfico faz parte do relatório que sistematiza o levantamento de dados sobre o TCC na FEBF e apresenta as sugestões dos alunos do curso de pedagogia para melhorar o processo de acompanhamento do TCC. Responderam ao questionário 70 estudantes dos seguintes períodos: 5º período (25); 6º (01); 7º (33); 8º(07), 9º (2) e 10º(2).

2 Não está excluída aqui a hipótese de outras modalidades de TCC além da Monografia, hipótese permitida no regulamento do curso; entendemos no entanto que esse debate poderá ser retomado em um momento posterior.




Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal