Unime paralela



Baixar 65.21 Kb.
Página1/18
Encontro06.04.2018
Tamanho65.21 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   18



União Metropolitana de Educação e Cultura

UNIME – PARALELA

CURSO – ADMINISTRAÇÃO


DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SEMESTRE:

PROFESSORA: ZULEIDE RIBEIRO PEREIRA BATISTA

ANO:

NOME:


ASSERTIVIDADE




O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza.
O comportamento assertivo pode ser definido como aquele que envolve a expressão direta, pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras, aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.
A assertividade é comunicação de pessoas maduras, e maturidade nada tem de ver com idade. Desenvolver a maturidade é questão de escolha, é escolher o autoconhecimento e o frequente questionamento onde possa melhorar. Parar de se comparar com os que estão á sua volta, ousar se comparar com você mesmo e ser hoje melhor do que você era ontem.
A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).
No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.
O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela cooperação e estimula a comunicação de mão dupla.
Para se tornar uma pessoa assertiva, é preciso fortalecer com as atitudes chamadas de base para comportamento assertivo. São elas:


  • AUTO - ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo.




  • DETERMINAÇÃO: é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar.




  • EMPATIA: é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia.




  • ADAPTABILIDADE: é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo.




  • AUTOCONTROLE: é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.




  • TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois existem os não que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana.




  • SOCIABILIDADE: é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas.

Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo:



  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   18




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa