Unidade X a natureza humana



Baixar 190 Kb.
Página1/40
Encontro28.10.2019
Tamanho190 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   40

                1. UNIDADE X - A NATUREZA HUMANA

“A natureza é um imenso dicionário”.(Lineus)

“A natureza instalou em nossas mentes um desejo insaciável de ver a verdade.” (Cícero)

“As coisas têm suas estações, e mesmo certos tipos de eminência entram na moda e saem. Mas a sabedoria tem uma vantagem: ela é eterna”.(Baltasar Craciano)

A voz do intelecto é suave, mas termina por se fazer ouvir.” (Sigmund Freud)

Quando dizemos que uma coisa faz parte da natureza? O que é da natureza do homem? O que é da natureza da macieira? O que é da natureza da água? Tudo o que é natural é da natureza? Há coisas que são da natureza e que não são naturais? E natural o homem pensar? O homem e um ser natural ou da natureza? Quando dizemos “homem que é homem não chora " queremos dizer que o choro não é natural no homem?

Dizer que alguma coisa é natural ou que faz parte da natureza significa ­dizer que essa coisa existe como efeito de uma causa necessária universal. Isso significa que essa coisa não depende da ação e da intenção dos seres humanos.

Exemplo:


  • É da natureza do homem ter um coração.

  • E da natureza da água ser composta por H2O.

  • E da natureza da macieira produzir maçã.

  • Os laboratórios são aparelhos que reproduzem ambientes externos, como se fossem da natureza externa, mas controlada e orientada pelos homens. Exemplo: reproduzem descargas elétricas (raios) tais quais acontecem nas tempestades, só que na hora e onde o homem quer.

Como entendemos então a natureza?

Há várias formas de se conceber a natureza. Os filósofos, ao longo da história, conceituaram natureza sob quatro pontos:

1. Como princípio do movimento ou substância. Esses elementos empregados ao termo natureza foram adquirindo significativa expressão que esteve no uso corrente do termo como: “Seguir a natureza, ação da natureza, entregar-se à natureza”. Como se a natureza fosse o princípio da vida. Estão, nessa linha de pensamento, Aristóteles e Rousseau.

2. Como causa eficiente e final. “A natureza é o principio e a causa do movimento e do repouso da coisa à qual ela insere primeiramente e por si”.

3. A natureza pode ser a matéria, como afirmam os pré-socráticos. Mais tarde, o conceito passou a considerar a natureza.

4. Como causalidade inerente às coisas. Nesse pensamento, não é difícil compreender o pensamento de Espinosa de identificação da natureza com Deus.

A natureza é entendida como algo que ocorre na história sem interferência do homem. E natural o curso das águas rio abaixo. E natural depois de nove meses o nascimento de uma criança. Esse seria o período de maturação do feto no seio da mãe para nascer. Esta é a nossa história. Quando saímos desse curso, sempre acontece uma intervenção humana. Você já ouviu falar de parto natural, isto é, a mãe gerou um filho conforme os procedimentos da norma da vida animal.

Outra forma de se conceber a natureza é a científica, que difere das anteriores. “A natureza não é apenas a realidade externa, mas e um objeto de conhecimento construído pelas operações científicas”.




  1. Baixar 190 Kb.

    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   40




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa