Unidade de cascavel



Baixar 239.17 Kb.
Página1/6
Encontro02.03.2019
Tamanho239.17 Kb.
  1   2   3   4   5   6

SÚMULA DO PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA

E COMÉTICA
UNIDADE DE CASCAVEL


2012

1. HISTÓRICO DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética foi implantado a partir da verificação da necessidade de se proporcionar à comunidade da área de abrangência da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade de Cascavel, a possibilidade de contar na esfera do Ensino Superior com um curso que pudesse formar profissionais competentes na área devido à necessidade de regulamentar esta profissão.

Para tanto é fundamental que no exercício desta profissão se adquiram conhecimentos científicos e técnicos especializados, já que a inadequada, ineficiente ou inconsequente realização de suas atividades pode trazer sérios danos sociais, com riscos que incluem desde a segurança, integridade física até a saúde da coletividade. Desta forma a UNIPAR visa à formação de um profissional com consciência e qualidade, comprometido com uma sociedade justa, com os bens maiores da natureza humana, sua educação e sua saúde. Ao mesmo tempo, o curso por apresentar perfil tecnológico, favorece em grande parte a população regional, que busca cursos superiores de menor tempo na formação e com custos mais baixos.

Diante disso, atenta às exigências e necessidades da região onde se insere, a Universidade Paranaense - UNIPAR, propulsora do desenvolvimento regional, implantou a modalidade de Curso de Graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética, preparando profissionais capacitados em relação aos novos desafios que a sociedade contemporânea propõe, primando, sobretudo, pela qualidade das relações professor-aluno, através de atividades teóricas-práticas, caracterizadas pela seriedade ética e competência técnica-social. A Unipar criou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética na Unidade de Cascavel no ano de 2004, investindo na qualificação e excelência das atividades profissionais, possibilitando assim atender às competências exigidas pelo mercado de trabalho e, antecipando-se ao futuro dos jovens das comunidades regionais, os quais anseiam ingressar no mercado de trabalho nesta área.

O Município de Cascavel está localizado no Planalto de Guarapuava, no extremo Oeste do Paraná, com uma área de 2.091,401 km2. Encontra-se distante 491 km da capital e está a 24º57’21 de latitude sul e 53º27’19 de longitude oeste de Meridiano de Greenwich. Está a 785 metros de altitude e possui clima subtropical mesotérmico super úmido, com temperatura média anual em torno de 19°C. De acordo com o Núcleo Regional de Educação, possui uma média de 55.687 alunos no ensino médio e fundamental, e 15.686 no ensino superior. Em virtude destes números, a UNIPAR continua a proporcionar a possibilidade de escolha para o exercício de uma futura profissão, para estes jovens concluintes do ensino médio. O município de Cascavel é responsável pela Gestão das Ações Básicas dentro do Sistema, assumindo a partir de 2007 o Termo de Cooperação Técnica e Compromisso de Gestão com as demais esferas de governo, o chamado Pacto pela Saúde. De acordo com as pactuações efetuadas, e considerando as revisões anuais, recebe recursos para desenvolver as ações relacionadas ao complexo de redes de atenção local. Estas ações não se completam sem a devida articulação com a Rede Especializada de média e alta complexidade, que ainda na sua grande maioria, é financiada pelo governo estadual e federal. Nesta rede, estão os serviços de consulta especializada, diagnose, terapia e internamentos hospitalares, com orçamento insuficiente, rede de serviços que não oferecem determinados procedimentos e no caso da rede hospitalar, com demanda maior que a capacidade instalada.

Segundo a Associação Comercial de Cascavel, existe o cadastro de aproximadamente 25 salões de beleza, 25 centros/clínicas de estética, 10 cirurgiões plásticos, 10 dermatologistas, 25 farmácias de manipulação (dados 2011). Desta forma, esta Instituição busca prover a sociedade com profissionais preparados e atualizados, neste mercado de trabalho que está em ampla ascensão. A área de Estética e Cosmética tem hoje um papel marcante no aspecto social, pois atua em níveis de atenção à saúde: promoção e prevenção, quando consideramos a beleza como um aspecto saudável e não somente estético do ser humano.

O conceito pedagógico do Curso está alicerçado em estratégias pedagógicas elaboradas pelos diversos segmentos da comunidade universitária e, sugeridas pelo NDE e aprovadas pelo Colegiado do Curso. Estratégias estas, que buscam desenvolver um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo acadêmico, para o desempenho do seu papel social e da sua formação científica, adequados para o desempenho profissional. A ênfase do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética é a do saber e saber fazer, enfatizando a ação da prática, promovendo uma estreita relação entre teoria e prática e incentivando o processo de pesquisa, baseado no conceito de tecnologia.

Desta forma, o Curso, considerando o sistema educacional que se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e nas Diretrizes Curriculares, visa formar profissionais que cultivem a reflexão crítica sobre a realidade e que usem as bases científicas para construir o seu próprio conhecimento. Também se justifica a oferta deste curso devido o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que tanto em suas metas quanto estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, com a universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais. Estabelece ainda estratégias para alcançar a universalização do ensino de quatro a 17 anos, prevista na Emenda Constitucional n.º 59 de 2009. São estabelecidas metas claras para o aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

O ensino de Estética e Cosmética na Universidade Paranaense - UNIPAR visa dar condições metodológicas e organizacionais para o processo de compartilhamento, assimilação, produção e transformação de conhecimentos, bem como o desenvolvimento das capacidades intelectuais e mentais, visando uma formação com profundo embasamento nas ciências básicas e aplicadas. O currículo busca promover uma conscientização profissional desenvolvendo atividades curriculares que estimulem a atuação em diferentes níveis da saúde e embelezamento pessoal, desenvolvendo habilidades, atitudes e padrões comportamentais respeitando os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.

O Curso atende o disposto pelo Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, como disciplina optativa a todos os cursos superiores de graduação, e o art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Assim o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética inseriu a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como disciplina optativa.

No Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, além dos conteúdos estabelecidos na Legislação descrita acima, os alunos compartilham uma formação transversal de conteúdos referentes às Políticas de Educação Ambiental (Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto n.º 4.281/2002), Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, contidas na Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008 e Resolução CNE/CP n.º 01, de 17 de junho de 2004, de forma disciplinar obrigatória, e de enriquecimento curricular ou de projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária.





Baixar 239.17 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
Curriculum vitae
oficial prefeitura
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
outras providências
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
secretaria municipal
Dispõe sobre
Conselho municipal
recursos humanos
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
psicologia programa
ministério público
língua portuguesa
público federal
Corte interamericana