Uma nova perspetiva centrada na escola



Baixar 0,72 Mb.
Página1/38
Encontro16.09.2018
Tamanho0,72 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   38



A ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE


UMA NOVA PERSPETIVA CENTRADA NA ESCOLA

­­­­­­­­­­_________________________________________________

Carlos Roxo Barata Martins

Provas destinadas à obtenção do grau de Mestre em Administração Educacional

_____________________________________________________________________________






Instituto Superior de Educação e Ciências

Janeiro de 2011


INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS

Unidade Científico – Pedagógica de Ciências da Educação
Provas no âmbito da Administração Educacional

A ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA NOVA PERSPETIVA CENTRADA NA ESCOLA


Autor: Carlos Roxo Barata Martins
Orientadora: Ana Patrícia Almeida


Agradecimento

A realização deste estudo não teria sido possível sem a colaboração e o apoio de todos aqueles a quem agora quero expressar o meu mais profundo e sincero reconhecimento, em especial: à Mestre Ana Patrícia Almeida, que muito admiro e que foi sem dúvida a melhor orientadora que alguma vez julguei encontrar. Para além de orientadora científica, foi sempre uma amiga, a quem agradeço os seus conselhos sábios, as suas palavras de encorajamento, de estímulo e a sua disponibilidade constante em me apoiar, assim como o seu rigor e profissionalismo.

Aos professores que prontamente acederam participar neste estudo pela sua colaboração.



À minha família, em particular à minha esposa, pelo apoio e compreensão que me concedeu durante este longo processo e aos meus filhos, por me acompanharem e dividirem com este meu trabalho toda a atenção que eu lhes devia. A todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste trabalho e que não foram aqui citados, deixo o meu muito obrigado.



Resumo
Este estudo centra-se na organização da formação docente centrada na escola e pretende contribuir para uma reflexão e debate alargado sobre esta temática, que se reveste de particular pertinência no panorama atual da educação em Portugal. Cada vez mais é objeto de forte interesse na área da administração educacional, a formação docente centrada na escola. Com efeito, as razões que dão a este tema particular interesse e pertinência prendem-se com a necessidade de implementar o previsto no actual diploma de administração e gestão das escolas no que respeita à definição do plano de formação docente e que prevê que este seja concebido a partir do levantamento de necessidades de formação docente da Escola ou Agrupamento de Escolas (artigo 33º, alíneas d), i) e j) do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril). Com o intuito de contextualizar esta problemática foi traçada uma perspectiva histórica da formação docente em Portugal, bem como uma análise sobre as organizações escolares e a autonomia das escolas. De seguida e com o objectivo de enquadrar metodologicamente o estudo empírico é descrita a metodologia deste estudo.
Desta forma, foi realizado um estudo de caso, numa escola de 2º e 3ºciclos do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do concelho de Sintra, onde se procedeu à recolha de dados, junto dos docentes e da direção do agrupamento, tendo-se optado pelo questionário e entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados que sobressaem demostram a existência de dificuldades na adoção de metodologias adequadas para a identificação das necessidades de formação dos professores, bem como um desfasamento entre a resposta dada pela instituição e as reais necessidades e prioridades dos docentes.










Abstract

The present study focuses on the organization of Teacher Training at school, and aims to be a contribution to a wide debate and reflexion on this theme, so relevant in nowadays educational situation in Portugal. The theme of Teacher training at schools is getting more and more relevant in the area of educational administration. In fact, the reasons for its importance are related to the need of putting into practise the content of the present administration and school’s management diploma, concerning the definition of the Teacher Training’s plan, which states that this planning should be conceived from the teacher training school’s (or school grouping) needs (article 33º, lines d), i), j), decree-law nº75/2008, 22nd April). With the aim of contextualizing this question, a historical perspective of Teacher Training in Portugal was drawn, as well as an analysis of school organizations and their autonomy. Further, and with the purpose of placing methodologically this study, its methodology is explained. Thus, a study case was done, in a secondary school of a school’s grouping in Sintra, with students from the 5th grade to the 9th grade. In this way, data were gathered both from teachers and from the school’s management. As a means of gathering the data we have chosen the interviews and the questionnaire. The results obtained show that there are some difficulties in adopting methodologies to identify precisely the needs of Teacher Training. We have also found a gap between the answers of the school board and the real needs and priorities of teachers.

















Índice

Agradecimento

i

Resumo

ii

Abstract


iii

Índice

iv

1.Introdução

1.1. Contexto, problemática relevância do estudo

1.1.1. Importância e contextualização

1.2. Objetivos da investigação

1.3. Questões da Investigação

1.4. Plano de redação



1

1

2



5

5

6








2. Fundamentação teórica

2.1. Formação Contínua: Perspetiva histórica e evolução

2.1.1. Perspetiva histórica

2.1.2. Evolução do sistema educativo

2.2. Formação de professores

2.2.1. Formação centrada na escola

2.3. Autonomia e formação de professores

2.3.1. A autonomia da organização “escola”

2.4. Organizações educativas

2.4.1. Diferentes tipos de organizações escolares





8

8

8



11

13

14



20

20

26



26

3. Estudo Empírico

3.1. Opções metodológicas

3.2. Estudo de caso

3.3. Caracterização dos participantes e respectivo critério de seleção

3.4. Técnicas e instrumentos de recolha de dados

3.5. Questionários

3.6. Entrevistas

3.7. Métodos de análise de dados




32

32

35



39

40

41



42

43








4. Apresentação e discussão dos resultados


45

5. Considerações finais


66

6. Referências bibliográficas


70

7. Anexos

76

7.1. Questionário

77

7.2. Guião da entrevista

85

7.3. Quadro de referências

87







7.4. Entrevista

88












  1. Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   38


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal