Uma massa de pão foi analisada para verificar a quantidade eventualmente presente de bromato de potássio kbrO



Baixar 89.87 Kb.
Encontro22.05.2020
Tamanho89.87 Kb.

Uma massa de pão foi analisada para verificar a quantidade eventualmente presente de bromato de potássio ( KBrO3 – MM= 167,0 g/mol), usado para melhorar a aparência do pão. 200mg desta massa conveniente tratada foi solubilizada em água destilada suficiente para 100 mL de solução. Uma alíquota de 25 mL foi titulada com solução 0,01 mol/L de AgNO3 gastando-se 5mL desta solução. Pede-se:

a) teor percentual (m/m) do KBrO3 na massa do pão.

b) concentração em gL-1 do KBrO3 na alíquota titulada.

Resolução

a) Para encontrar o teor de bromato de potássio na massa do pão, temos que encontrar a massa na alíquota titulada com nitrato de prata. Inicialmente vamos escrever a equação química da reação entre o bromato de potássio e o nitrato de prata.

A prata adicionada em excesso, vai reagir com todo o bromato presente, formando um precipitado de bromato de prata. Bom, não precisaremos saber outros detalhes da reação, precisaremos apenas da relação estequiométrica.



A relação nos diz que um mol de bromato de potássio reage com um mol de nitrato de prata para formar um mol de bromato de prata.



Vamos utilizar os dados da solução de nitrato de prata que nos foram informados. Foram gastos 5 mL de uma solução 0,01 mol/L. Desta maneira, podemos calcular a quantidade de matéria (nº de mols) de nitrato de prata.

Descobrimos a relação estequiométrica anteriormente, então sabemos que o número de mols do nitrato de prata é igual ao número de mols do bromato de potássio. Então para descobrir a massa nessa alíquota, vamos multiplicar pela massa molecular do bromato de potássio (167 g/mol) informada no enunciado.



A massa calculada anteriormente é referente ao bromato de potássio na alíquota de 25 mL que foi titulada, ou seja, para encontrar a massa total presente na amostra, temos que considerar os 100 mL da solução.



Agora podemos encontrar o teor de bromato de potássio na massa de pão. Para isso vamos considerar que a massa de pão (200 mg ou 0,2 g) seja 100 %  e fazer uma regra de três para descobrir a porcentagem que representa a massa de bromato de potássio calculada.



 b) Para encontrar a concentração em g/L do bromato de potássio na alíquota de 25 mL, basta considerar a massa calculada anteriormente (0,00835 g) em 1000 mL (ou 1L), da seguinte maneira.


Baixar 89.87 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa