Uma genealogia da esquizofrenia Aula 4



Baixar 43,76 Kb.
Página1/4
Encontro15.05.2018
Tamanho43,76 Kb.
  1   2   3   4

Uma genealogia da esquizofrenia

Aula 4

Nesta aula, iniciaremos nosso trajeto de análise dos desdobramentos do campo das psicoses a partir do século XIX e começaremos, para isto, com a categoria clínica de “demência precoce”, tal como consolidada por Emil Kraepelin. Lembremos inicialmente como Kraepelin foi responsável por um dos mais influentes tratados de psiquiatria do final do século XIX e começo do século XX. Sua sistematicidade vem, principalmente, da possibilidade de classificação das doenças mentais a partir de sua “forma clínica”, ou seja, o desenvolvimento da doença, de seu aparecimento até seu desfecho. Consciente da dificuldade da psiquiatria de sua época definir categorias claras a partir de lesões orgânicas e agentes causais, Kraepelin insistirá, no entanto, que a forma clínica já poderia fornecer quadros relativamente seguros de distinção.

Como afirmei anteriormente, a constituição da categoria de demência precoce é o primeiro passo para a consolidação de uma estrutura nosográfica que organiza nossa compreensão do campo das psicoses até hoje. Kraepelin desenvolveu a categoria, cujo nome se deve à Morel que o cunha em 1851, para descrever jovens que sofriam de estados sucessivos de decadência cerebral até chegar a uma fase terminal de dissolução psíquica. Lembremos, a este respeito da definição kraepeleniana de demência precoce:
A característica comum da série de estados que caracterizam a demência precoce é uma destruição peculiar das conexões internas da personalidade psíquica. Os efeitos deste dano na vida mental predominam nas esferas emocional e volitiva1.
Kraepelin compreende que a demência precoce descreve um processo de degenerescência, de regressão até a destruição do que ele chama de “conexões internas da personalidade psíquica”. Aparecia assim uma doença de início precoce com um curso crônico e deteriorante. A seu lado, o campo das psicoses era ainda dividido pela paranoia e pela loucura maníaco-depressiva, a sucedânea da melancolia. Por sua vez, o campo da demência precoce será ao final dividido em ebefrenia, catatonia e demência paranoide (que se distingue da paranoia pelo rápido desenvolvimento em direção à debilidade psíquica).




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
terapia intensiva
Conselho nacional
Curriculum vitae
oficial prefeitura
ensino médio
minas gerais
Boletim oficial
Concurso público
educaçÃo infantil
Universidade estadual
seletivo simplificado
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
ciências humanas
Atividade estruturada
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
Dispõe sobre
outras providências
recursos humanos
secretaria municipal
Conselho municipal
psicologia programa
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
Relatório técnico
Corte interamericana
público federal
ministério público