Um estudo sobre a Religiosidade Popular no Norte do Paraná, a partir do caso “Pato” Resumo



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Um estudo sobre a Religiosidade Popular no Norte do Paraná, a partir do caso “Pato”

Resumo

O presente trabalho busca compreender a prática de religiosidade popular sendo esta passível de sofrer influências, e partir da conceituação entender a consolidação do fenômeno “Pato” na região Norte do Paraná utilizando como metodologia periódicos e a fonte oral. Antônio da Silva conhecido popularmente como Pato ganhou fama no início da década de 1990 devido às práticas de curandeirismo, a qual atraíra diariamente grande número de caravanas provenientes de todo Brasil. Porém, esse grandioso fenômeno apresentou uma grande decadência, cujas causas são ainda incertas, no entanto, podemos apontar como campo de indagações sobre o declínio a hipótese do curandeiro como alvo de um programa televisivo exibido da Rede Globo em horário nobre que mostrou sua prática como charlatanismo. No contexto da época em relação a canais abertos, a Rede Globo é a maior emissora do Brasil, cobrindo quase a totalidade dos municípios brasileiros, nesta conjuntura notou-se uma forte ameaçada pela rede Record, a qual apresentava um programa ligado a Igreja Universal do Reino de Deus, liderado e fundado por Edir Macedo, dono da emissora de ordem evangélica. Nesta maré de concorrência de audiência a televisão foi incorporada como elemento determinante na comercialização do sagrado ligado ao marketing religioso afim de maior audiência, partindo do pressuposto que o Brasil é um país de extrema capacidade de absorção e elaboração de movimentos religiosos esse jogo comercial facilmente se efetivaria. Na busca de responder como esse curandeiro adquiriu tamanha notoriedade, podemos levar em conta como possibilidades de explicação, um viés psicológico, onde consciente ou inconscientemente, o indivíduo luta contra um “inimigo” e atingindo assim, mais facilmente a cura. Ou ainda, é levado pela insegurança quanto ao desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que a cerca sendo induzido a se situar entre múltiplos sistemas de Crenças, Ritos e Cultos através da experiência religiosa individual. Desta forma podemos apontar alguns dos fatores que contribuíram para a decadência do fenômeno religioso o qual estabelecia mecanismos para controle e superação do sofrimento, sendo estes métodos coletivos de defesa que o ser humano cria para proteger-se do mal e da dor como mostra o autor Edênio Valle. E dessa forma concluir que os tipos de experiência religiosa, sua intensidade são fatores subjetivos, podendo ter alternâncias e variações de concepção religiosa de um grupo para outro. Sendo assim, a referência ao sobrenatural nascido em meio popular pode dizer que é algo que não é construção humana, mas do meio de possibilidades de controle real e simbólico sobre a vida.




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