Título do trabalho Desenvolvimento, Cognição e Afetividade



Baixar 26,18 Kb.
Encontro31.03.2018
Tamanho26,18 Kb.


Sistema de Ensino a distância

título do trabalho

Desenvolvimento, Cognição e Afetividade


Solange Bento dos Santos

Pedagoga e Psicopedagoga

Mogi das Cruzes

2017

SUMÁRIO



Desenvolvimento, Cognição e Afetividade 1

DESENVOLVIMENTO 3

CONCLUSÃO 4

A boa relação entre professor e aluno é fundamental para o processo ensino aprendizagem, pois quando a criança da educação infantil chega à escola, está deixando a segurança do lar para descobrir outras formas de relacionamento. Por isso, é importante que a criança se sinta segura e incentivada para que possa desenvolver-se de forma saudável e sem traumas.

DESENVOLVIMENTO

Na busca do saber a importância do afeto na relação entre professor e aluno, descobriu-se que a afetividade já foi bastante estudada e considerada como um dos fatores a ser desenvolvido nessa relação, pois é através das interações sociais/afetivas que se constrói a aprendizagem.

Para que haja um desenvolvimento harmonioso é importante satisfazer a necessidade fundamental da criança que é o amor. Por isso deve-se considerar que a afetividade promove uma melhor aprendizagem

Um dos fatores que apresentam grau considerável de interferência na aprendizagem é a qualidade do relacionamento que os escolares mantêm com seus pares. Trata-se de um fator de ordem externa e interpessoal capaz de interferir tanto no processo ensinar-aprender quanto na qualidade das relações mantidas na sala de aula, imprescindível para a consecução das metas da aprendizagem escolar.

Além de sua importância para a aprendizagem em si, a relação aluno/aluno também possui valor educativo, que contribui para a socialização da criança. Pois interfere de forma decisiva na aquisição de competências sociais, no controle de comportamentos agressivos, na superação do egocentrismo, no desenvolvimento dos comportamentos de solicitar, receber e dar ajuda.

A afetividade com professor-aluno pode ocorrer com toques, os olhares, as modulações da voz que vão ganhando mais complexidade, e dependendo do estado emocional a que é dita pode ter marcas para sempre. As aulas devem ser lúdicas e expositivas para que os alunos possam gostar e interessar das



CONCLUSÃO
Os laços afetivos são de muita importância para construção de novas ideias, que são alimentados por seres que convivem através de laços afetivos que os unem, no caso da escola, é a relação professor e aluno. Neste sentido, a afetividade é que constrói essa relação amistosa que pode contribuir na aprendizagem das crianças que estão em desenvolvimento.

REFERÊNCIAS

https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-da-afetividade-na-aprendizagem-escolar-o-afeto-na-relacao-aluno-professor


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal