Tsp I: teoria comportamental e cognitivista



Baixar 46,11 Kb.
Página1/6
Encontro28.03.2018
Tamanho46,11 Kb.
  1   2   3   4   5   6


TSP I: TEORIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVISTA

Introdução.
A Psicologia não possui uma única unidade conceitual e nem metodológica, isso por que até hoje, esta ciência não chegou a um acordo de como estudar o seu objeto de estudo (o homem). Dentre algumas abordagens, podemos destacar como unidades de analise deste objeto de estudo: o comportamento, a mente, a existência, a personalidade, a subjetividade, dentre outras que surgem frente aos avanços e investimentos científicos que sustentam o deslanche desta ciência tão complexa e fascinante que é a psicologia.

Nesta Disciplina, “TSP I: Teoria Comportamental e Cognitiva” vamos destacar a importância do comportamento humano como unidade de análise para a compreensão do homem enquanto objeto de estudo da psicologia, sob ao olhar da Analise do Comportamento que mantém suas raízes filosóficas no Behaviorismo Radical do Americano B.F. Skinner diferenciando-a do Behaviorismo Metodológico de J.Watson. Vamos também analisar algumas críticas equivocadas quanto à compreensão do que seja realmente a Analise do Comportamento, ou seja, vamos procurar separar o joio do trigo.

Uma das causas para o levantamento de injustas críticas à Analise do Comportamento seria a concepção errada que alunos recebem na graduação, como por exemplo, generalizar o behaviorismo radical com o metodológico acreditando que tal abordagem ignora sentimentos, subjetividade, consciência e outros eventos de “natureza” interna. Alencar (2006) esclarece que quem passou pela graduação de psicologia certamente se deparou com várias terminologias que muitas vezes acabam sendo interpretadas como uma única coisa. Não conseguem diferenciar o que é Abordagem comportamental, Behaviorismo radical, behaviorismo metodológico, psicologia comportamental, analise do comportamento, analise aplicada do comportamento, analise experimental do comportamento, psicologia cognitivo-comportamental, psicologia analítico-comportamental, psicologia cognitivista, psicologia experimental, psicologia da aprendizagem, comportamentalismo.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa