Treinamento em estratégias de controle da obesidade



Baixar 31.42 Kb.
Encontro21.09.2018
Tamanho31.42 Kb.




.

Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.


Treinamento em Estratégias de Controle da Obesidade
TAVARES, Patrice De Souza; CARPENA, Marina Xavier; CABRAL, João Carlos Centurion; CORRÊA, Mikael Almeida; MATHEUS, Carlos Tiago Calero e COSTA, Beatriz Magroski Gomes.

NEVES, Vera Torres.

patricetavares@hotmail.com
Evento: Extensão

Área do conhecimento: Psicologia da Saúde

Palavras-chave: Obesidade, saúde, alimentação.
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, em agosto de 2010, os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008–09), indicando que o peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. A prevalência de excesso de peso, em 2009, foi de 51% para os homens e 48% para as mulheres, e de obesidade, de 15,8/% para ambos os sexos. Devido a este crescente aumento de peso da sociedade, o sobrepeso e a obesidade têm representado um novo desafio no âmbito de políticas de saúde pública, uma vez que a obesidade, além de estar associada com alterações metabólicas, também pode levar a problemas cardiovasculares e a diversas outras comorbidades. Diante de tais constatações, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Clínica e da Saúde (LEPECS) da Universidade Federal do Rio Grande, está realizando um Grupo de Treinamento em Estratégias de Controle da Obesidade, acessível à comunidade e principalmente aos estudantes da presente Universidade. Para tanto, foram adotados dois programas cognitivo-comportamentais de modificação de hábitos de saúde, manualizados e padronizados, dos quais um já apresentou evidência de eficácia em estudos longitudinais.

2. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Foi realizada a parte inicial do curso misto (aprendizado de técnica e intervenção) em treinamento de estratégias comportamentais para controle da obesidade. Na primeira etapa, os participantes foram orientados a não terem por meta a redução de peso, dado que esta pode levar a frustração e/ou relaxamento da dieta após um sucesso relativo e, em seguida, a recuperação do peso inicial. Primeiramente o curso abordou metas voltadas para alterações permanentes na rotina de lazer e trabalho dos participantes, nos seus comportamentos alimentares, nos processos cognitivos, bem como na prática de atividades físicas prazerosas. Deste modo, os participantes receberam aulas expositivas semanais de 45 minutos com abordagens científicas recentes sobre manejo comportamental da obesidade (e.g., multifatorialidade da obesidade, o papel da evolução humana, da sociedade moderna e das emoções, a influência dos processos cognitivos e do planejamento de contingências, a adesão à prática de atividades físicas). Também foi realizada a aplicação de um procedimento comportamental manualizado - Plano B (Cunningham e Cunningham, 2004), o qual visa uma alteração lenta e progressiva nos hábitos pessoais e de saúde para redução e/ou manutenção do peso para pessoas obesas ou com sobrepeso. Além disso, foi estruturado um grupo de apoio para identificação de demandas semanais, bem como escutas e ajuda mutua dos participantes, sugestões e discussões sobre o conteúdo abordado nas aulas e nas lições do Plano B. Desta forma, os encontros têm sido constituídos por psicoeducação e apoio psicológico, tecendo um espaço de ensino, apoio e construção da proposta junto aos participantes (n=40).
3 RESULTADOS e DISCUSSÃO
Deste modo, foi visto que além de comorbidades diretamente relacionadas ao sobrepeso, como diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial, apneia do sono e outras, os níveis significativamente elevados de ansiedade e depressão foram associados ao excesso de peso, tanto como causa quanto como consequência. Além disso, os participantes com níveis mais elevados de sobrepeso apresentaram um grande conhecimento sobre aspectos nutricionais, um amplo histórico de frustração com medidas tomadas para redução do peso e uma expectativa reduzida com o sucesso do programa, almejando, em alguns casos, a manutenção do peso como efeito positivo do treinamento, i.e., o não aumento do sobrepeso já é visto como um sucesso da intervenção.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Visto que os encontros estão em andamento, podemos concluir que a construção de um espaço de ensino e apoio como método benéfico na adaptação aos bons hábitos de saúde. É evidente que, em casos exitosos, um espaço onde se possa consolidar conhecimento e efetivar teorias que protegem a saúde, é um local de prevenção (percebendo que quem frequenta o grupo são pessoas com elevados fatores de risco) e promoção (visto que o grupo é composto de profissionais em formação e pessoas que constituem famílias e afetam outras pessoas em suas inter-relações, podendo promover bons hábitos dentro dos seus espaços de interação social). Ou seja, podemos concluir que este espaço tem sido positivo na prevenção e promoção de saúde, tecendo trocas de experiências, conhecimentos científicos e aprimorando comportamentos saudáveis e produzindo benefícios psicológicos e físicos nos participantes.
REFERÊNCIAS
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografias Estatísticas - www.ibge.gov.br

Cunningham, L.; Cunningham, D. Plan B - When All Other Diets Fail. Trafford Publishing. 2004, pp. 138 


Baixar 31.42 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa