Treinamento e desenvolvimento



Baixar 142,2 Kb.
Página1/15
Encontro10.03.2018
Tamanho142,2 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15

Política de Desenvolver Pessoas
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O processo de aprendizagem organizacional pode ser caracterizado como natural e induzida. A natural (forma mais primitiva de aprendizagem) ocorre de maneira informal sendo usada como principais técnicas a observação, imitação e repetidas tentativas. Já a induzida, mais conhecida nos dia de hoje como treinamento, necessita de uma estrutura formalizada para induzir as pessoas a adquirir, acumular e transferir informações e conhecimentos.

O Conhecimento induzido, formal ou explícito está exposto em documentos, manuais, livros, em especial nos programas de treinamento. Em contrapartida, o conhecimento natural, informal é inconsciente, subjetivo, está relacionado às experiências práticas.

No âmbito organizacional o grande diferencial em relação ao conhecimento é possibilitar a transferência daquilo que se sabe para outros integrantes da instituição agregando valor e vantagem competitiva no mercado. Esse processo é possibilitado a partir da transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito (expresso).
Treinamento
O treinamento é uma responsabilidade de linha e função de staff, ele constitui uma responsabilidade administrativa, isto é, inerente a cada gestor com a assessoria do Recursos Humanos da instituição.De acordo com Chiavenato (2004) Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicada de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades, ou seja, o aprimoramento de competências. Pensar em treinamento é enxergar a possibilidade de investimento com retorno favorável à instituição. Segundo Chiavenato (1989, p. 24), treinar é educar, dentro ou fora da organização com objetivo de “adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para a execução de tarefa específica, em determinada organização”.
Desenvolvimento
Enquanto o treinamento está focado em ações curtas, na realização de tarefas específicas, por meio da melhoria do trabalho no cargo, o Desenvolvimento visa a carreira futura e não somente a função atual, está relacionado com a educação (atividades de desenvolvimento pessoal focadas na formação da personalidade e da melhoria da capacidade de compreender e interpretar o conhecimento).

O treinamento e o desenvolvimento envolvem basicamente três etapas interdependentes com constante fluxo de informações:

1) Avaliação de necessidades(levantamento de necessidades);

2) Planejamento e execução; e

3) Avaliação e acompanhamento.
De acordo com Chiavenato(2010), o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal