Trabalhando com jogos perceptivos motores nas aulas de educaçÃo física



Baixar 29,47 Kb.
Página1/5
Encontro21.09.2018
Tamanho29,47 Kb.
  1   2   3   4   5



TRABALHANDO COM JOGOS PERCEPTIVOS-MOTORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Layz Hemiliana da Silva*

Lucas Vieira do Amaral*


Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de conteúdo para aulas de Educação Física Escolar. Em tal proposta, o professor proporciona aos seus alunos a potencialização de seus sistemas sensoriais (audição, visão e tato) através de jogos perceptivos-motores, sempre de forma lúdica, recreativa e saudável. Para a elaboração e construção desse estudo fez-se necessário uma busca literal na área de conhecimento da Psicologia. O presente artigo culmina na conclusão de que a proposta se torna relevante devido a sua preocupação em potencializar os sistemas sensoriais dos alunos.
Palavras-chave: Proposta. Educação Física Escolar. Jogos perceptivos-motores.

Summary

This work presents a content proposal for classes of School Physical Education. In such a proposal, the teacher provides to its students the development of its sensorial systems (audition, vision and touch) through games perceptive motors, always in a legal, recreational and healthy way. For the elaboration and construction of that study made herself necessary a literal search in the area of knowledge of the Psychology. The present article culminates in the conclusion that the proposal becomes important due to its concern in developing the students' sensorial systems.

Word-key: Proposal. School Physical education. Games perceptive motors.

O presente estudo objetiva oferecer aos professores e estudantes de Educação Física uma proposta de conteúdo, para suas aulas, que visa potencializar os sistemas sensoriais (audição, visão e tato) dos educandos.


O artigo 26, parágrafo 3° da LDB de 1996 diz que “a educação física, integrada à escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se ás faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL, 1996).
A proposta se refere a trabalhar com jogos perceptivos-motores como conteúdo em qualquer série da Educação Básica que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio. Sabemos que tais jogos proporcionarão maiores benefícios se trabalhados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I devido à fase de desenvolvimento cognitivo e motor que os educandos se encontram. Embora, não podemos privar os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de vivenciarem tais atividades, pois as mesmas proporcionam elevado grau de ludicidade e prazer para quem às pratica.
O conteúdo foi escolhido por poder ser trabalhado em toda a Educação Básica, sem restrições de gênero ou idade, trazendo benefícios para todos os educandos independente das modalidades de ensino.
Veremos ao final do artigo, exemplos de atividades que podem ser utilizadas por professores e estudantes de Educação Física para a potencialização dos sistemas sensoriais (audição, visão e tato) dos educandos de forma lúdica, recreativa e saudável.

Percepção
Para entendermos sobre jogos perceptivos-motores é necessário estudarmos um pouco sobre percepção. Segundo Richard A. Magill, percepção “envolve a detecção, a comparação e o reconhecimento da informação sensorial”. Então, para que o aluno perceba algo, ele precisa detectar, comparar e reconhecer o estímulo, isso ocorre através dos sistemas sensoriais. O processo perceptivo depende dos sistemas sensoriais. Os mais conhecidos são: olfato, paladar, audição, tato e visão. Linda L. Davidoff diz que “a visão é considerada o sentido dominante”.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa