Terapia familiar comportamental



Baixar 10.58 Kb.
Encontro05.07.2018
Tamanho10.58 Kb.

TERAPIA FAMILIAR COMPORTAMENTAL


Alexandra Bertani (1)
A terapia familiar comportamental caracteriza-se por um acompanhamento cuidadoso com a demanda do cliente e uma avaliação com a aliança terapêutica, a questão de empatia, resistência, comunicação e habilidades para resolver problemas, além das técnicas utilizadas durante o tratamento.

O comportamento é mais determinado por suas conseqüências que por seus antecedentes, desta forma os profissionais tornam-se conscientes de que as famílias (como um todo) são mais “complicadas” que o indivíduo (como parte). Portanto, a análise das seqüências dos comportamentos anteriores ao tratamento, o acompanhamento da terapia em progresso e a avaliação de seus resultados, são marcas da terapia cognitivo-comportamental.

Segundo Thibaut e Kelley (1959), um bom relacionamento é aquele que há equilíbrio entre o dar e o receber. O afeto, a comunicação e o cuidado com os filhos, são comportamentos muito importantes para a satisfação conjugal. Todos os casais, com o tempo entram em conflito, por isso a necessidade da manutenção da harmonia familiar para resolução de problemas. É fundamental se concentrar nas questões mais difíceis, discutir as preocupações, descrever o próprio sentimento e solicitar mudanças no outro, não apenas criticar ou se queixar. Por exemplo, uma pessoa que diz: “eu tenho me sentido solitário e preciso da sua atenção”, tem maior probabilidade de conseguir mudanças positivas, do que quem diz: “você nunca se importa com o que eu quero”. As preocupações devem ser expressas como solicitações e não como ataque.

Com relação aos filhos, os pais normalmente reagem ao comportamento problemático com repreensões, porém essas atitudes que parecem punições, podem, na verdade, estar reforçando a atitude da criança. Um pai/mãe mesmo estando zangado, está nesse momento, oferecendo atenção ao filho. Além disso, existe a questão de que os pais fazem ameaças que não cumprem; eles usam punições tão leves que não surtem efeito ou tão severas que causam medo e ansiedade, em vez de uma aprendizagem adequada.

O casamento proporciona muitas oportunidades para trocas compensadoras, e os casais bem ajustados trocam muitos benefícios, inclusive a reciprocidade entre pais e filhos.

O terapeuta familiar molda o tratamento para que ele se adapte a cada situação, com o objetivo de eliminar o comportamento indesejável e aumentar o positivo, definido pela família (Azrin, Naster e Jones, 1973).

As etapas da terapia familiar são:


  • Realizar uma avaliação detalhada.

  • Determinar a freqüência básica do comportamento problemático.

  • Orientar e proporcionar informações sobre o sucesso do tratamento.

  • Estabelecer estratégias específicas para mudanças do que está sendo tratado de acordo com cada família.

Os relatos da terapia familiar são acompanhados de avaliação dos resultados, onde é trabalhado o treinamento de pais, tratamento de casais e terapia sexual, pois os problemas comportamentais são causados por padrões disfuncionais de reforço entre os cônjuges ou pais e filhos.

O tratamento em geral é focado no sintoma, com o objetivo de aumentar as trocas compensatórias, reduzir as aversivas, trabalhar a importância da comunicação adequada e extinguir o comportamento problemático.

(1)Alexandra Bertani

Psicóloga Clínica

CRP 62279

Referência Bibliográfica:

NICHOLS, M.P., SCHAWARTZ, R.C. –Terapia Familiar:



Conceitos e Métodos, Porto Alegre, Ed. Artmed, 1998.

Baixar 10.58 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa