Teorias pedagógicas na formaçÃo de pedagogos da universidade estadual de londrina: currículo 1998



Baixar 114 Kb.
Página1/12
Encontro05.06.2018
Tamanho114 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12



TEORIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CURRÍCULO 19981
Vanessa Camargo Rocha2
RESUMO: O presente trabalho objetiva analisar a difusão de teorias pedagógicas no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, especificamente no período de vigência do currículo pleno instaurado no ano de 1998. Para subsidiar a análise, além de revisão bibliográfica, foram utilizados como fontes entrevistas realizadas com alunos egressos e documentos oficiais do referido curso. Os resultados apontam que o curso permitiu o acesso a diferentes teorias pedagógicas, entretanto evidenciam a predominância da Pedagogia Construtivista no que se refere aos teóricos e teorias pedagógicas estudadas, especialmente nas atividades práticas da graduação, como é o caso dos estágios obrigatórios. Por fim, destaca a necessidade de que o curso de Pedagogia propicie o estudo aprofundado das teorias pedagógicas clássicas, através das quais se tornaria possível uma prática pedagógica coerente e fundamentada.
Palavras-chave: Teorias Pedagógicas. Formação de Pedagogos. Currículo.

A questão em torno da qual se desenvolve o presente trabalho é a análise das teorias pedagógicas mais difundidas no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Nesse sentido, tenho como objetivo a investigação a respeito do processo pelo qual características das teorias pedagógicas foram transmitidas e apropriadas pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UEL. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas entrevistas com cinco pedagogas3, estudantes egressas do curso em questão, procedendo-se à análise de conteúdo.

Para a pesquisa empírica, optei pelo uso de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas e posteriormente transcritas. Dessa forma tive a possibilidade de aprofundar tópicos que julguei mais relevantes, além de permitir esclarecimentos por parte dos entrevistados.

A escolha das pedagogas entrevistadas foi regida por critério único: terem freqüentado e concluído o Curso de Pedagogia da UEL durante a vigência do currículo implantado no ano de 1998, cuja última turma ingressou no ano de 2004.

Dentre as cinco pedagogas entrevistadas, uma optou pela habilitação em Orientação Educacional, outra pela habilitação em Supervisão Escolar para Exercício nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, e as demais pela habilitação em Magistério para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Básico. Três delas atualmente são estudantes de curso de especialização. Quanto ao exercício profissional, as entrevistadas estão atuando conforme demonstrado no quadro abaixo:
Quadro 1



Catálogo: acer histedbr -> seminario -> seminario8 -> files
files -> Psicologia e educação em Goiás: aspectos constitutivos de um saber pedagógico
files -> A escola normal livre municipal de sorocaba
files -> Infância e educaçÃO, na teoria educacional de john dewey uma análise da difusão de suas obras no brasil após o manifesto dos pioneiros da escola nova (1932-1964)
files -> AtuaçÃo de lourenço filho nas políticas brasileiras de instruçÃo pré-primária
files -> EducaçÃo infantil no brasil: uma abordagem histórica um percurso por entre as idéias relativas à educaçÃo da infância
files -> Este trabalho situa-se no âmbito das Políticas Públicas Educacionais, focalizando a instituição formadora e a formação docente, nas interfaces com estudos dos contextos em que transcorrem
files -> A reestruturaçÃo do ensino durante a ditadura militar: interlocuçÃo entre o discurso e a prática
files -> Viii seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas”– histedbr
files -> Breve panorama da história da Comunicação

Baixar 114 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
minas gerais
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
outras providências
secretaria municipal
ResoluçÃo consepe
políticas públicas
Dispõe sobre
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Colégio estadual
conselho estadual
ministério público
consentimento livre
psicologia programa
público federal
Serviço público