Strategic leadership and your communication for people management



Baixar 218.94 Kb.
Página1/7
Encontro24.04.2020
Tamanho218.94 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7



LIDERANÇA ESTRATÉGICA E SUA COMUNICAÇÃO PARA A GESTÃO DE PESSOAS

STRATEGIC LEADERSHIP AND YOUR COMMUNICATION FOR PEOPLE MANAGEMENT


Anderson Luiz Silva da Costa

andersonlscosta@gmail.com

MBA em Gestão de Pessoas e

Desenvolvimento Gerencial

Unisalesiano/Lins

Profas. Orientadoras:

Ma. Emanuelle C. P. Santos e

Ma. Jovira Maria Sarraceni


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo verificar a importância da comunicação como estratégia e diferencial para lideranças na organização. Além de conhecer alguns tipos de lideranças; as vantagens competitivas de uma comunicação eficaz entre líderes e liderados. Dada a importância da Liderança é imprescindível tocar no ponto da comunicação, muitos líderes fracassam em seus projetos por falha nesse processo específico, na transmissão das ideias, portanto identificar como, o que e quando transmitir uma informação ou uma ordem da maneira adequada garante o sucesso, se somado aos esforços da equipe. Dessa forma o líder possui a habilidade de ajustar e solucionar as dificuldades nas diversas situações, para assim satisfazer ou não as necessidades e o relacionamento entre a equipe.


Palavras-chave: Liderança Estratégica. Comunicação. Equipe. Organizacional.

ABSTRACT


This paper aims to verify the importance of communication as a strategy and differential for leaders in the organization. Besides knowing some types of leaderships; the competitive advantages of effective communication between leaders and followers. Given the importance of leadership, it is essential to touch on the point of communication, so many leaders fail in their projects because of failure in this particular process, in the transmission of ideas, so identifying how, what and when to convey information or an order properly ensures success. , added to the team's efforts. In this way the leader has the ability to adjust and solve difficulties in various situations, to meet or not the needs and relationship between the team.

Keyword: Strategic leadership. Communication. Team. Organizational.


  1. INTRODUÇÃO

Apesar do tema liderança ser amplo e recorrente, pois “assim como a paternidade, a liderança nunca será uma ciência exata. Mas também nunca será um completo mistério para aqueles que a praticam” (FRANKLIN, 2011. p. 57). A necessidade de abordar e aprofundar conhecimentos por conta do seu papel estratégico na organização de uma empresa, sendo ela de qualquer porte, ainda existe. Sendo assim, quanto mais o referido tema for abordado, maior será sua compreensão e sua eficácia em seu papel e suas responsabilidades.

A liderança traz em si certas competências fundamentais e alinhadas com os objetivos da empresa, pois este líder foi escolhido de acordo com a gestão ou até mesmo pelo grupo, dando-lhe o poder de voz de comando, o qual o mesmo deve alinhar suas ações aos objetivos da empresa e dos liderados, classificando as prioridades, potencializando ações e criando estratégias que beneficiam a equipe e a empresa.

Dada a importância da liderança é imprescindível tocar no ponto da comunicação, muitos líderes fracassam em seus projetos por falha nesse processo específico, na transmissão das ideias, portanto, identificar como, o que e quando transmitir uma informação ou uma ordem da maneira adequada garante o sucesso, se somado aos esforços da equipe.

Destacar o processo evolutivo das organizações inclui também as relações entre liderança - liderados e também os avanços tecnológicos no mundo globalizado, o qual implica diretamente na troca de informação, o qual corre numa velocidade jamais vista na história da humanidade, principalmente no estabelecimento da internet e suas mídias em todas as variações disponíveis. Sendo assim, a informação passa a ser uma arma carregada de munição, que reforça a máxima – ‘quem não se comunica se trumbica’ - e ainda ao que tudo indica existe a dificuldade de comunicação dentro da empresa colocando em risco todo o processo de suas operações, um paradoxo interessante, a informação está a disposição, contudo muitos líderes não sabem o que fazer com elas, muito menos transmiti-las.

Por mais incrível que pareça o trabalho de uma determinada empresa só existe por causa da comunicação, as melhorias em processos só se fazem possível por meio da comunicação, para alinhar metas e objetivos, faz-se necessária comunicação, podendo ser verbal ou não, visual ou não. Por este motivo, o líder que usar da comunicação eficaz para lidar com seus liderados saem à frente nos processos organizacionais e de mercado.

O fator comunicação é parte do processo social básico, assunto já inserido nos temas das ciências sociais, como afirma Martino (apud ROVEDA, 2010). Assim, a comunicação faz parte da interação social e é importante no relacionamento entre as pessoas para suprir as necessidades existentes.

Diante do exposto surge a seguinte problemática: A comunicação estratégica é uma ferramenta para a liderança potencializar os resultados organizacionais?

Dessa pergunta surgiu a hipótese de que a comunicação estratégica é um diferencial para os líderes em seus processos, pois é o líder que alinhado com o planejamento possui a visão do projeto e o mesmo traz em si a responsabilidade de transmitir, organizar, orientar, delegar e supervisionar a equipe de trabalho. Para tal é fundamental a exposição da sua fala: o que falar, como falar, quando falar. A utilização da linguagem, clara de ideias são marcas importantes no líder e na obtenção dos resultados na empresa.

Considerando o exposto, este trabalho tem como objetivo verificar a importância da comunicação como estratégia e diferencial para lideranças na organização. Além de conhecer alguns tipos de lideranças; as vantagens competitivas de uma comunicação eficaz entre líderes e liderados.

Para isso, o artigo terá como metodologia uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Será usado como método de coleta de dados bibliográficos de autores que se dispuseram focar seus estudos e análises no tema proposto.



  1. Catálogo: universitaria -> avaliacao -> no21
    no21 -> A psicoterapia on-line e seus desafios na pós-modernidade
    no21 -> O fenômeno do futebol e o bem-estar do torcedor the soccer phenomenon and the torcer wellness
    no21 -> Ele não vai mudar: um estudo sobre a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos
    no21 -> Transexualidade masculina: Os desafios psicológicos da transição e suas vivências
    no21 -> A liderança contribuindo para o engajamento dos funcionários em uma empresa: um estudo de caso em uma empresa no ramo de embalagens metálicas
    no21 -> Late adoption in the vision of psychologists and social workers
    no21 -> O luto de um adolescente: estudo de caso sobre a perda de um familiar a teenager grief: a study case about a family loss
    no21 -> Homoaffective adoption: a conception of first and last year students of psychology and law courses
    no21 -> A violência psicológica contra a mulher e as consequências para sua autoestima
    no21 -> Investigando a depressão pós-parto e fatores desencadeantes em gravidez tardia

    Baixar 218.94 Kb.

    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
Curriculum vitae
oficial prefeitura
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
outras providências
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
secretaria municipal
Dispõe sobre
Conselho municipal
recursos humanos
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
psicologia programa
ministério público
língua portuguesa
público federal
Corte interamericana