Sítese da teoria aprendizagem significativa de david ausubel



Baixar 24,5 Kb.
Página1/4
Encontro27.05.2018
Tamanho24,5 Kb.
  1   2   3   4

SÍTESE DA TEORIA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL

O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos. Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa - que encerra a série Teoria Passada a Limpo -, ele é contundente na abertura do livro Psicologia Educacional: "O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece".

Quando sua teoria foi apresentada, em 1963, as ideias behavioristas predominavam. Acreditava-se na influência do meio sobre o sujeito. O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.
A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
Nasceu em 25 de outubro de 1918 em Nova York filho de família judia e pobre, imigrantes da Europa Central, cresceu insatisfeito com a educação que recebeu.

Revoltado contra os castigos e humilhações na escola, afirmou que a educação é violenta e reacionária. Faleceu em 09 de julho de 2008. Ingressou na universidade de Nova York. Após sua formação acadêmica, resolve dedicar-se á educação no intuito de buscar as melhorias necessárias ao verdadeiro aprendizado.

Ausubel é o criador da teoria da Aprendizagem Significativa, que responde a uma visão cognitiva da aprendizagem.

Em 1963 ele publicou Psicologia da aprendizagem verbal e significativo em 1968 Psicologia Educacional: uma perspectiva cognitiva(México: Trillas, 1976). Entre outras publicações importantes.

Na avaliação de Marco Antônio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), os conceitos do norte-americano são compatíveis com outras teorias do século 20, como a do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget (1896-1980), e a sociointeracionista, de Lev Vygotsky (1896-1934).




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal